Viagem

Aoshima: conheça a ilha japonesa que tem mais gatos do que pessoas

Conhecida como “ilha dos gatos”, Aoshima tem nada mais nada menos que uma proporção de 36 felinos para cada humano que mora no local.

Uma das mais famosas “Ilhas dos Gatos” do Japão, Aoshima está localizada na província de Ehime e tem aproximadamente 1,6 quilômetros de extensão.

Fazendo jus ao seu apelido, Aoshima é realmente o paraíso dos amantes de gatos. Recentemente, é o lar de mais de 120 gatos semi-selvagens, com a proporção felino-humano disparando para cerca de 36:1 nos últimos anos.

Enquanto a ilha costumava abrigar cerca de 900 pessoas na década de 1940, desde 2018, a população diminuiu para 13, com uma idade média de mais de 75 anos.

Com efeito, a maior parte da atividade humana na ilha geralmente tende a ser resultado de visitantes do continente. Com a abundância de gatinhos, definitivamente em Aoshima há o suficiente para todos.

Continua após a publicidade

Quantos gatos existem em Aoshima?

Mais de 120 gatos lotam a ilha com apenas uma dúzia de humanos como companhia, a maioria aposentados que não se juntaram às ondas de migrantes que procuram trabalho nas cidades após a Segunda Guerra Mundial.

Os gatos de Aoshima não são muito exigentes, sobrevivendo dos bolinhos de arroz, barras energéticas ou batatas que roubam dos turistas. Na ausência de predadores naturais, eles vagam pela ilha sem medo.

No entanto, nem todos os moradores de Aoshima são admiradores dos bichanos. Uma mulher idosa enxotou os animais com uma vara quando eles cavaram seu quintal. Além disso, os moradores estão tentando manter a população felina sob controle – pelo menos 10 gatos foram castrados.

Por que há tantos gatos lá?

Esses animais foram originalmente trazidos para a pequena vila de pescadores para ajudar a matar os ratos que pairavam ao redor dos barcos de pesca.

Continua após a publicidade

Durante esse período, a população era de cerca de 1.000 e diminuiu lentamente ao longo dos anos, enquanto o número de gatos crescia. Agora, Aoshima é um destino turístico popular para visitantes e turistas de todo o mundo.

Além disso, por volta da época da Segunda Guerra Mundial, a terra foi usada como refúgio para evacuados. As pessoas trouxeram seus animais de estimação e estabeleceram lares felizes, permitindo que a ilha atingisse um pico de população de 655 pessoas em 1960.

No entanto, à medida que mais e mais pessoas abandonavam a ilha isolada para trabalhar no continente, eles abandonavam suas casas e seus animais de estimação, permitindo que hordas de gatos domésticos se defendessem entre as casas vazias e as ruas vazias. Desnecessário dizer que os gatos reproduziram e encheram a ilha com suas próprias famílias peludas.

Como chegar a ilha dos gatos?

Para chegar à Aoshima, deve-se pegar a balsa do Porto Nagahama, localizado em frente à Estação JR Iyo-Nagahama. A viagem leva cerca de 30 minutos, dependendo do clima. Além disso, a ida e volta custa em torno de 1.360 ienes e as balsas têm um limite de transporte de apenas 34 passageiros.

Continua após a publicidade

As balsas partem para Aoshima duas vezes por dia do Porto de Nagahama, às 8h e às 14h30. Sem restaurantes, carros, lojas ou quiosques vendendo lanches, Aoshima não é um paraíso turístico. Além disso, não há pernoite na ilha. Contudo, é um destino perfeito para os amantes de gatos fazerem um passeio rápido.

Outra ilha dos gatos no Japão

Outro lugar para conferir no Japão é a ilha irmã de Aoshima, Tashirojima, que fica na costa em Sendai, em Ishinomaki; Prefeitura de Miyagi. A ilha é o lar de mais de 130 gatos e tem menos de 100 habitantes humanos vivendo na área.

A melhor maneira de chegar lá é primeiro viajar para Sendai, depois mudar para o trem JR local para a Estação Ishinomaki. Depois, você pode pegar um ônibus ou táxi até o porto ou caminhar 30 minutos para chegar ao terminal de balsas.

O passeio de barco leva cerca de 40 a 50 minutos – novamente, dependendo do clima, e há cerca de três partidas por dia. Uma viagem de ida e volta geralmente custa cerca de 2.460 ienes.

Continua após a publicidade

Fontes: Wikipédia, Uol, Nerdtrip, Doutor Pet

Então, gostou de saber mais sobre Aoshima? Pois, veja outros conteúdos que podem interessar:

20 curiosidades sobre o Gato de Pallas, o felino mais expressivo do mundo
Quantos anos vive um gato? 5 dicas para fazer seu felino viver mais
Saiba quais são as cores de gatos mais comuns e o que elas significam
Gatos tricolores: todas as características e curiosidades sobre o tipo
Raças de gatos gigantes, quais são? Características e espécies
Raças de gatos brancos: conheça suas características e se apaixone

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você