Curiosidades

Aquecimento global: o que é e quais suas causas e consequências?

O aquecimento global é uma das pautas mais discutidas na atualidade, porém, o que você sabe sobre ele? Vamos te contar tudo!

Atualizado em 20/02/2019

Ligue no noticiário qualquer dia da semana que quiser, o aquecimento global estará em pauta. Estamos sempre discutindo seus efeitos maléficos e consequências. Não poderia ser diferente, uma vez que ele pode ser uma das principais ameaças a vida na Terra. Ainda assim, você sabe tudo sobre o aquecimento global?

O aquecimento global, é o aumento da temperatura média da terra. Você acha que isso é um problema recente? Na verdade, já remonta a alguns anos, desde a grande industrialização humana. Um exemplo, é que o século XX foi considerado o mais quente desde a última era glacial humana.

Estudos realizados em 2017 apontam que existem 90% de chances do aumento das temperaturas médias, no século XXI, para valores entre 2 a 4,9 °C. Ou seja, esse problema só vem crescendo cada vez mais. Um aumento de 2 °C já resultaria em graves e irreversíveis problemas ambientais.

Causas do aquecimento global

O que é e quais as causas do aquecimento global?

O aquecimento global é considerado um problema urgente para a humanidade, com consequências catastróficas. Estudos feitos pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) acreditam que haverá um aumento de temperatura perceptível nas próximas décadas.

A principal causa do aquecimento global é a emissão de gases de efeito estufa. A emissão dos gases do efeito estufa, segundo estudos recentes, aumentaram em 70%, no período de 1970 a 2004. Os principais motivos desse aumento são:

  • Uso de combustíveis fósseis. A queima de combustíveis fósseis usados em automóveis movidos a gasolina e óleo diesel libera dióxido de carbono, considerado o maior responsável pela retenção de calor;
  • Desmatamento. O desmatamento além de destruir grandes áreas de floresta, também libera gases de efeito estufa;
  • Queimadas. Ela da vegetação libera quantidades significativas de dióxido de carbono;
  • Atividades Industriais. As indústrias que fazem uso de combustíveis fósseis também são responsáveis pela emissão de gases poluentes. Essa situação compreende a maior parte da emissão de gases de efeito estufa em países desenvolvidos.

Consequências

O que é e quais as causas do aquecimento global?

Gases poluentes formam uma espécie de coberto no planeta, impedindo que a radiação solar que entra, volte para o espaço. Isso causa:

  • Mudança na composição da fauna e da flora pelo mundo;
  • Derretimento de grandes massas de gelo das regiões polares, ocasionando o aumento do nível do mar. Isso poderá levar a submersão de cidades litorâneas, forçando a migração de pessoas;
  • Aumento de casos de desastres naturais como inundações, tempestades e furações;
  • Extinção de espécies;
  • Desertificação de áreas naturais;
  • As secas poderão ser mais frequentes;
  • As mudanças climáticas podem ainda afetar a produção de alimentos, pois muitas áreas produtivas podem ser afetadas.

Imagens

Reunimos 10 imagens que mostram como certos do planeta podem ficar por causa do aquecimento global.

O que é e quais as causas do aquecimento global? O que é e quais as causas do aquecimento global? O que é e quais as causas do aquecimento global? O que é e quais as causas do aquecimento global? O que é e quais as causas do aquecimento global? O que é e quais as causas do aquecimento global? O que é e quais as causas do aquecimento global? O que é e quais as causas do aquecimento global?

O que é e quais as causas do aquecimento global? O que é e quais as causas do aquecimento global?

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Pesquisa diz que só temos 10 anos para salvar o planeta do aquecimento global

Fonte: Toda Matéria

Imagem: Sustentabilidade Correio 24 Horas Oficina da Net Awebic