Curiosidades

Areia movediça – Como e onde se formam, riscos e dicas para escapar

Muito conhecida nos cinemas, a areia movediça é um terror para muitos. Saiba como ela é formada e como sobreviver caso atole em uma.

Por Lucas Alves

-

A areia movediça ficou muito conhecida por conta dos diversos filmes em que apareceu. Certamente, esse tipo de areia, em si, não causa a morte como esses filmes mostram, mas pode trazer algumas consequências.

Além disso, ela é um fenômeno natural, que ocorre quando a areia está encharcada. Ou seja, quando um grande fluxo de água preenche os espaços existentes entre as microscópicas partículas de areia.

Mas, será que esse fenômeno realmente causa mortes? Quais forças atuam sobre ele? Como ele realmente se forma? Vamos então saber os detalhes de como a areia movediça se forma, onde é encontrada, suas principais características e se realmente ela pode causar a morte caso você venha a ficar preso.

Como se forma a areia movediça?

Areia movediça - Tudo o que você precisa saber para sobreviver a ela
Vix

Como dito anteriormente, a areia movediça é um fenômeno natural. Ela ocorre quando uma porção de areia fica tão encharcada de água que se torna um líquido viscoso. Assim é impossível você pisar nessa areia e não afundar pelo menos o pé.

Onde costumam se formar?

Para formar areia movediça, é preciso apenas água e areia. No entanto, em alguns locais, há mais predisposição para esse fenômeno devido às características ambientais. Isso acontece mais às margens de áreas subterrâneas, por exemplo de rios, praias, pântanos e lagos.

Atolamento na areia movediça

De uma forma completamente errada, Hollywood transformou a areia movediça em um fenômeno terrível. Desse modo, durante os anos, vimos diversos vilões se dando mal e acabando sufocados pelo fenômeno. No entanto, isso é praticamente impossível.

Possibilidades de morte

Areia movediça - Tudo o que você precisa saber para sobreviver a ela
Acredite ou Não

Então, falando sobre a areia movediça, é improvável que ela “engula” um ser humano inteiro. Pois, há diferenças na densidade dela e do corpo. Assim, o máximo que pode acontecer é a pessoa afundar até a cintura e não mais que isso.

Dessa forma, não há chances de morte por sufocamento, mas há sim possibilidades de morte, já que não é fácil sair dela. Para sair, aliás, é preciso de ajuda e, se você estiver sozinho, a situação pode se complicar muito e é aí que está o perigo.

Outro apuro é se você estiver muito próximo a locais em que a água chega com frequência, como por exemplo as ondas. De fato, assim, você pode morrer afogado.

Dicas de como sair da areia movediça

Areia movediça - Tudo o que você precisa saber para sobreviver a ela
Go Beta Go

Com toda a certeza, não é muito fácil sair da areia movediça. Mas, se algum dia você cair nela, temos algumas dicas para te ajudar:

– Em primeiro lugar, quando estiver na areia, você não pode se movimentar. Quanto mais movimentos, mais você abre espaço para se afundar.

– Tente levantar suas pernas para ficar na posição deitada. Assim, vai arrastando o seu corpo para um local mais firme.

– Como você não pode se movimentar, aos poucos, o seu corpo vai começar a boiar para sair. Seja paciente!

E aí, gostou dessa matéria? Dê uma olhada nessa daqui também: Ciclone – O que é, como se formam e quais seus tipos.

Fontes: Mundo Educação; Super Interessante; TecMundo.

Imagem de Destaque: Blog do Edu Ambiental.

Próxima página »

Escolhidas para você