Ciência & Tecnologia

Assexuais – Qual o significado e como é a vida dessas pessoas?

Assexuais são muito mais comuns do que se imagina. Aprenda um pouco mais sobre essas pessoas, como vivem e os preconceitos que sofrem.

Você, provavelmente, já se deparou com a palavra assexualidade, não é mesmo? Os assexuais, portanto, vêm deste termo.

Basicamente, eles estão presentes no mundo e contam com milhões de representantes. Especialistas definem tal característica como a falta de interesse no sexo. Ou seja, a pessoa não precisa de ato íntimo em sua vida, embora isso não signifique que elas não mantenham relacionamentos sérios.

Os estudos sobre os assexuais ainda são bastante inconclusivos, principalmente pelo fato de estarem no início. Mas, alguns, já o consideram como a quarta sexualidade.

Primeiramente, temos a heterossexualidade, seguido por homossexualidade, bissexualidade e, por fim, teríamos a assexualidade. Mas afinal, quantas pessoas têm essas características e como elas vivem?

Continua após a publicidade

Número dos assexuais

Assexuados - Como é a vida dessas pessoas
Terra

Estudos dos anos 40, feitos por Alfred Kinsey, chegaram ao resultado de que 1% da população mundial não teria interesse em sexo. Kinsey, aliás, é o biólogo responsável por criar a Escala Kiney, onde o comportamento de pessoas é avaliado com resultados de heterossexual a homossexual.

Já, em 2004, o sexólogo Anthony Bogaert também buscou informações sobre os assexuais, chegando ao mesmo resultado que 1% da população mundial. Apesar disso, especialistas acreditam que, atualmente, esse número pode ser bem maior.

No Brasil, inclusive, existe o exame Programa de Estudo da Sexualidade (ProSex), do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Segundo seus responsáveis, cerca de 7,5% das mulheres e 2,5% dos homens não tem interesses sexuais, levando em conta a idade de 18 a 80 anos.

Mitos e verdades

Assexuados - Como é a vida dessas pessoas
Empreendedora

Agora que já sabemos que os assexuais são mais presentes do que se imaginava, vamos a alguns mitos e verdades sobre eles.

Continua após a publicidade

1. É doença?

Primeiramente é preciso desmistificar que eles sofrem de uma doença ou disfunção. Caso possam viver tranquilamente sem a necessidade de contato íntimo, eles podem ser considerados assexuais e viver como qualquer outra pessoa.

Contudo, quando a pessoa tem dificuldades de ter relações, ou até mesmo é impedida pela mente ou corpo; aí pode ser que exista algum tipo de transtorno. Sendo assim, é preciso buscar ajuda especializada.

2. Eles não têm libido?

Outra coisa importante é que os assexuais possuem líbido, já que isso é inerente ao ser humano. A diferença é que ela é canalizada para outras coisas. Por exemplo, foco no trabalho, hobbies ou estudos.

3. Eles nunca têm relações?

Por fim, vamos ao sexo, o que pode parecer um pouco contraditório. Em situações bastante específicas, assexuais podem sim ter relações íntimas. Porém, eles não sentem desejo.

Continua após a publicidade

4. Eles se tocam?

Eles também podem se tocar, mas não pensam em pessoas durante o ato. A não ser quando sentem afeto pela outra. Nestes casos, portanto, pode acabar ocorrendo o intercurso. Nesses casos, tais necessidades são liberadas apenas com a pessoa em questão.

Relacionamentos

Assexuados
Eu Sem Fronteiras

A vida do assexual pode ser bastante difícil, já que a maioria das pessoas não são assexuais. Existem casos onde a pessoa nunca se envolveu com ninguém, sempre se afastando de possíveis interesses amorosos e sexuais.

Também existem assexuais que já estiverem em relacionamentos, sem nem imaginarem serem assexuais. Inclusive, para muitas dessas pessoas, as lembranças de tais relacionamentos não eram boas.

Por fim, os assexuaos preferem se envolver com pessoas que também não têm interesse em ter relações íntimas. Existem casais, aliás, que estão juntos há anos e, em boa parte desse relacionamento, não existiu intimidade física.

Continua após a publicidade

É bom lembrar que a assexualidade tem diversas ramificações. Por exemplo, os demissexuais, ou seja, pessoas que só têm desejo quando existe algum vínculo ou sentimento amoroso pela outra pessoa.

Preconceito

Assexuados
Eu Sem Fronteiras

Não é surpresa que os assexuais sofram preconceito em nossa sociedade, principalmente os homens. Basicamente porque  o ato físico ainda é sinônimo de poder, sucesso e bem-estar. Dentre os principais queixas de pessoas com essa característica, aliás, está a falta de informação da sociedade.

Isso porque, a maioria, realmente não entende sobre o assunto. Por exemplo, é muito comum ser dito que essa é apenas uma fase ou mesmo que exista alguma disfunção hormonal presente nas pessoas que se definem assexuais. Para esse última “justificativa”, inclusive, estudos feitos com assexuados mostraram que os hormônios nessas pessoas estavam completamente normais.

Em suma, busquem conhecimento sobre o assunto. E, antes de fazer qualquer comentário, tente se colocar no lugar do outro e imaginar se você se sentiria ofendido, ou invadido, se ouvisse ou que você está pensando em dizer.

Continua após a publicidade

E aí, o que achou? Comenta aí e compartilha com todo mundo. Caso tenha gostado da matéria, é provável que também vá gostar dessa: O que acontece se uma pessoa nunca fizer sexo?

Fontes: BBC, Eu Sem Fronteiras

Imagem de destaque: Bol

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você