Curiosidades

Autismo, o que é, quais os sintomas, as causas e tratamento?

Conheça um pouco mais sobre o autismo e como ajudar essas pessoas a ter uma vida melhor e mais desenvolvida no meio social.

Por Marcela Fernandes

O autismo é um transtorno de desenvolvimento grave, ou seja, é um problema que impede a criança de desenvolver a comunicação, capacidade de aprendizado e de se adaptar.

O transtorno afeta o sistema nervoso, por isso a criança não desenvolve intelectualmente como as outras crianças sem o problema. Os sinais iniciais podem ser observados pelos pais logo no início da vida, por volta do 1 ano e meio a 3 anos. Aqueles pais mais atentos, notarão que sua criança é diferente já nos primeiros meses de vida.

Autismo: Como identificar, quais as causas e tratamento

Atenção: Os autistas apresentam desenvolvimento físico normal. O que muda é apenas aspectos cognitivos e psicológicos que serão explicados neste post. Já existe um teste online que ajuda na identificação do autista.

É normal que as pessoas com esse transtorno escolham viver isolados do mundo a sua volta, isso porque eles costumam achar mais fácil “criar seu próprio mundo”. Graças a evolução dos estudos, hoje há profissionais capazes de ajudar essas pessoas a se adaptarem ao mundo.

Autismo: Como identificar, quais as causas e tratamento
Ator de The Good Doctor Freddie Highmore

Hoje em dia, uma pessoa autista trabalha inserido na sociedade e estuda em escolas comuns. Isso é devido a inclusão e desenvolvimento dessa pessoa no meio social.

Mas, claro, vai depender do nível de comprometimento dessa pessoa. Um exemplo de autista desenvolvido e inserido no mercado de trabalho é o personagem da série The Good Doctor. No mundo real também temos grandes exemplos, como o jogador argentino Messi, um dos mais bem pagos da atualidade, inclusive.

Saiba mais sobre autismo

Sintomas: atraso global do desenvolvimento. São eles:

Autismo: Como identificar, quais as causas e tratamento

  • Atraso da linguagem,
  • Dificuldade da habilidade linguística,
  • Hiperatividade,
  • Movimentos repetitivos,
  • Estereotipias,
  • Imensa dificuldade de socialização,
  • Irritabilidade,
  • Sensibilidade ao ruído,
  • Em alguns casos dificuldade de aprendizagem,
  • Em outros casos alta habilidade.

Tipos de autismo:

Autismo: Como identificar, quais as causas e tratamento

O autismo é categorizado de acordo com os prejuízos que o transtorno traz. Existem algumas categorias de autismo:

  • Baixa funcionalidade ( Grau severo) : A criança praticamente não interage, vive repetindo movimentos e apresenta atraso mental.
  • Média funcionalidade(Grau moderado) : Neste caso a pessoa apresenta dificuldade de se comunicar e também repete comportamentos.
  • Alta funcionalidade (Grau leve): Aqui os prejuízos são leves, a pessoa consegue estudar, trabalhar e constituir uma família com menos empecilhos.
  • Savant: Aqui acontece déficits psicológicos, só que com uma memória ótima e talentos específicos.

Causas

Autismo: Como identificar, quais as causas e tratamento
Atriz Bruna Linzmeyer

Ainda não foi comprovado causas específicas desse transtorno no qual a criança nasce com ele. Existem estudos que apontam para infecções durante a gravidez, outros dizem que o fator é ambiental e ainda quem acredite que é predisposição genética.

Não existe nenhum exame que comprove a existência do transtorno espectro autista, por isso o diagnóstico feito a partir da observação do comportamento e do acompanhamento do desenvolvimento.

Tratamento

Autismo: Como identificar, quais as causas e tratamento

O tratamento é feito com uma equipe multiprofissional, médicos psiquiatras e neurologistas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, psicomotricistas e psicopedagogos.

E então, será que tem alguém do seu convívio com autismo? E, se depois desse post você ficou ainda com mais dúvida, talvez você deva conferir essa outra matéria: Você é autista? Faça o teste e descubra.

Imagens: Lançamento da Netflix, Veja, vittude

Próxima página »

Escolhidas para você