Mundo Animal

Ave mais perigosa do mundo foi criada por humanos há 18 mil anos

O casuar do sul é certamente a ave viva mais perigosa do mundo, veja neste artigo como ela pode desencadear um ataque mortal às pessoas.

Não há dúvidas que o casuar do sul é a ave mais perigosa e mortal do mundo. Aliás, essas aves estão consistentemente no topo da lista de aves perigosas por boas razões.

Embora normalmente deixem os humanos em paz, a menos que sejam provocados, eles atacarão se julgarem necessário. E seus ataques são implacáveis ​​e podem ser fatais.

Muitas de suas características são remanescentes dos tempos dos dinossauros, então eles atacam humanos com os mesmos mecanismos de defesa que seus ancestrais teriam usado em predadores muito maiores.

Eles têm três garras grandes em seus pés, incluindo uma garra do meio projetada especificamente para funcionar como uma adaga. Vamos saber tudo sobre esses animais a seguir.

Continua após a publicidade

Casuar domesticado?

Mas, isso não parece ter impedido os seres humanos de tentar domesticá-las (ou até conseguir, de fato, por um tempo). Cascas de ovos de casuar foram encontradas em sítios arqueológicos, na Nova Guiné. Testes de carbono revelaram que seus fósseis teriam entre 18 mil a 6 mil anos.

As cascas, aliás, foram encontradas em abrigos de rochas, usadas por povos coletores que habitaram a região.

Continua após a publicidade

Conforme especialistas, esses podem ser indícios de que, mesmo tão agressiva e perigosa, essas podem ter sido aves de criação, tanto pelos ovos quanto pela carne. Uma vez que não se tem registros de galinhas domesticadas antes de 9,5 mil anos atrás.

Características da ave mais mortal do mundo

O nome científico do casuar é chamado Casuarius, aliás um dos seus parentes é o emu. Casuares selvagens são distribuídos em Nusa Tenggara da Indonésia, Molucas, Nova Guiné da Austrália e as florestas tropicais do nordeste.

Continua após a publicidade

São aves onívoras, ou seja, se alimentam principalmente de frutas que caem das árvores ou são cultivadas em locais baixos. Eles também comem cogumelos e alguns pequenos animais.

O casuar é a terceira maior ave do mundo, perdendo apenas para o avestruz e a ema. A altura do casuar adulto é de cerca de 1,5 a 1,8 metros e pesa cerca de 60 kg.

Comportamento do casuar do sul

A maioria dos casuares gosta de andar sozinho, apenas para procriar. Eles se reúnem nas estações, são muito alertas e territoriais. Uma vez que eles pensem que seu território foi violado, eles serão extremamente agressivos.

Além disso, como outros animais, se você ameaçar sua comida ou acasalar os filhotes, eles não terão piedade!

Continua após a publicidade

O método de ataque do casuar do sul combina todas as suas habilidades: correr, pular e cravar suas garras. Em outras palavras ele irá atacar o oponente a uma velocidade muito alta, depois aproveitará a força para pular alto e dar ao oponente um golpe fatal com garras afiadas.

Desse modo, não é irracional para as pessoas compará-lo com o extinto Velociraptor.

Garras ameaçadoras

O tamanho grande certamente lhes dá um certo impedimento, mas sua coisa mais assustadora são os dedos dos pés, que são suas armas letais.

O casuar tem três dedos em cada pé, e garras longas crescem nos dedos. O dedo do meio é obviamente mais longo que os outros dois, e o pé tem 15 cm de comprimento, como uma adaga.

Continua após a publicidade

Esta “adaga” pode não apenas perfurar os órgãos internos do inimigo e causar sangramento grave, mas também cortar facilmente o inimigo e dividi-lo em dois.

Embora eles normalmente prefiram atacar sua ameaça percebida primeiro, se o ataque não funcionar, eles podem e vão chutar com suas perigosas garras.

Com duas mortes registradas e vários outros ataques a humanos, essas aves devem deixar qualquer humano apreensivo. Embora a maioria dos ataques tenha sido provocada diretamente por humanos, eles ainda podem ser protetores e sua fúria nunca deve ser testada.

Mesmo os chamados domesticados matarão seus donos sem pensar duas vezes.

Continua após a publicidade

Outras aves perigosas

Embora o casuar seja a ave mais mortal do mundo, várias outras aves grandes representam uma ameaça para as pessoas, são elas:

1. Avestruz

Como os pássaros mais rápidos do mundo, eles podem correr até 70 km/h, então normalmente eles podem simplesmente fugir. Mas se você chegar muito perto, eles podem chutá-lo com força suficiente para matar um leão. Ademais, suas garras presas às pernas poderosas ainda podem causar graves danos.

2. Emu

Emus são aves geralmente dóceis. Todavia, também são grandes. Em suma, eles são protetores de seus filhotes. Então, embora sua natureza seja praticamente passiva, se você chegar muito perto dos filhotes de uma ema durante a época de reprodução, ele pode e atacará qualquer pessoa, incluindo um humano.

3. Águia Marcial

Essas aves comem principalmente mamíferos e são excelentes caçadoras, o que as torna particularmente perigosas para pequenas criaturas. Aliás, eles são uma das únicas espécies de aves que realmente caçaram intencionalmente humanos jovens, infelizmente matando uma criança na Etiópia e ferindo outras duas em 2019.

Continua após a publicidade

4. Cisne

O que torna essas aves perigosas é o fato de serem implacáveis. Elas têm a reputação de continuar atacando um intruso muito depois de estarem oficialmente fora de seu território, apenas para garantir que fiquem longe. Embora elas não tenham dentes afiados, alguns têm bicos muito fortes e sabem como usá-los.

5. Coruja chifruda

Elas são muito territoriais e especialmente protetores de seus filhotes. Então, se você chegar muito perto de um ninho, é possível que esses grandes pássaros desçam e o ataquem. E com essas garras que são basicamente iguais à mordida de um cão de guarda, elas podem causar sérios danos a vítima desavisada.

Agora que você sabe qual é a ave mais mortal do mundo, leia a seguir: Maior ave do mundo: 10 espécies de aves gigantes do planeta

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você