Creepypasta

Backrooms: conheça essa misteriosa e assustadora creepypasta

Se você já se encontrou nesses corredores de luzes amarelas, em sonhos ou na vida real, provavelmente já esteve nas Backrooms.

Cada canto do planeta tem suas próprias lendas urbanas, e muitas dessas histórias de creepypastas se tornaram ainda mais populares com a ascenção da internet. Uma delas que viralizou na internet são as famosas “Backrooms”.

Também chamados de quartos dos fundos, este é um lugar misterioso com paredes amareladas, iluminação fria e artificial e corredores intermináveis ​​que nos lembram um escritório abandonado ou corredores de hospitais macabros.

Há quem diga ter estado ali, perdido entre corredores labirínticos aos quais se acede por caminhos misteriosos. No entanto, também é dito que é um pesadelo, e que as pessoas que chegam até lá, não estão sozinhas. Saiba mais sobre as Backrooms abaixo.

O que são as Backrooms?

De acordo com a creepypasta, as backrooms seriam os “bastidores” da nossa realidade. Um submundo que existe paralelo ao conhecido, como se estivessem criando ou preparando tudo o que acontece deste lado.

Continua após a publicidade

Em suma, os quartos dos fundos são caracterizados por sua aparência de escritórios antigos, distribuídos de forma intrincada, labiríntica e aleatória. As paredes, as luzes e o chão são amarelos. Além disso, a luz é fluorescente, tilintante e zumbe desagradavelmente.

Assim, quem os acessar se verá sozinho, confuso, perdido e oprimido pela estranha quietude do local.

Desde suas primeiras menções em fóruns da Internet, o conceito foi se expandindo e mudando como qualquer outra creepypasta. Até ganhar mais destaque nas redes sociais, plataformas de vídeo e, claro, nos jogos.

Como são?

As Backrooms se tornaram um dos principais exemplos de lenda urbana criada por uma enorme comunidade online. As pessoas adicionaram histórias de diferentes níveis, subníveis e criaturas que aparecem naquele lugar, bem como formas de sobreviver e voltar à realidade.

Continua após a publicidade

O principal conceito por trás dos bastidores é a estranha sensação de terror gerada por um lugar que deveria estar ativo e lotado, mas é estranhamente vazio e calmo.

Níveis

Os níveis das Backrooms apresentam ameaças e cada um tem seu teor de periculosidade: o nível 0, por exemplo, é tido como Dificuldade de Sobrevivência Classe 1, por ser seguro, protegido e “quase” desprovido de entidades.

Há outros níveis, porém, em que o grau ameaçador aumenta e você pode se deparar com entidades mortais a qualquer momento. Um deles, o nível 1, chamado de “Zona Habitável” possui dificuldade Classe 2 por ser inseguro e ter uma certa quantidade de criaturas.

Este nível é semelhante a um extenso armazém ou estacionamento, com paredes de concreto e uma estranha neblina que ora ou outra se condensa ou dissipa; e assim por diante.

Continua após a publicidade

Origem das Backrooms

Esta palavra surgiu em 12 de maio de 2019, quando um internauta escreveu em um fórum do 4chan para postar fotos que os faziam se sentir mal, então um dos usuários decidiu compartilhar imagens de lugares semi-vazios e perturbadores, ao que outro dos participantes comentou:

“Se você não for cuidadoso e sair da realidade nas áreas erradas, acabará nas Backrooms, onde não há nada além do cheiro de carpete úmido, a loucura do amarelo monocromático, o zumbido interminável das luzes fluorescentes e aproximadamente seiscentos milhões de milhas quadradas segmentadas aleatoriamente nas quais você pode ficar preso. Deus te ajude se você ouvir algo andando por aí, porque pode ter certeza que ele já te ouviu.”

Como essa creepypasta foi recebida pelo público?

Posteriormente, esse conceito logo se tornou uma nova tendência entre os escritores da Internet e criadores desse tipo de história de terror, sendo também conhecidos como espaços liminares.

Estes, são lugares, físicos ou psicológicos, que representam um limiar ou limbo entre dois outros determinados. Como um espaço de transição em que se está quando não se está nem em um lugar nem em outro.

Continua após a publicidade

Em um aspecto terreno, pode ser um aeroporto ou um hotel de trânsito. Em um aspecto psicológico, os bastidores podem ser uma alienação temporária, ou qualquer estado temporário de consciência.

Popularidade das Backrooms

Essa questão gerou grande polêmica nas redes sociais, levando à criação de múltiplas teorias desenvolvidas pelos fãs dessa história, desde o fato de se tratar do inferno até sua relação com os OVNIs.

Alguns dizem que os bastidores é uma realidade alternativa, conhecida como “realidade quebrada”, que foi criada durante o Big Bang e coexiste com este universo. Por outro lado, há quem diga que é uma simulação a que algumas pessoas foram levadas sem saber ou que as Backrooms podem ser o próprio inferno.

Da mesma forma, outra das teorias garante que é um sonho lúcido e coletivo. Quer sejam reais ou não, as Backrooms são uma das creepypastas mais famosas porque, de alguma forma, muitos sentiram que estiveram lá.

Continua após a publicidade

Fontes: Fandom, Indreams, Radio Geek Br

Leia também:

Faces de Bélmez: fenômeno sobrenatural no sul da Espanha

Carmen Winstead: lenda urbana sobre uma terrível maldição

Continua após a publicidade

Gorefield: conheça a história da versão creepy de Garfield

Origem da Peppa Pig: a história de horror por trás da personagem

Lendas urbanas que vão te deixar com medo de dormir no escuro

Smile.jpg, será que essa popular história da internet é real?

Continua após a publicidade

Histórias de terror pra deixar qualquer pessoa sem dormir

Próxima página »

Escolhidas para você