Curiosidades

Bala de goma – Origem e segredos controversos da fabricação

Um dos principais ingredientes da bala de goma é fabricado de uma maneira que ainda impressiona muita gente que desconhecesse o processo.

Por P.H Mota

A bala de goma e suas variações nas formas de doces diversos baseados em gelatina, como a jujuba, é um verdadeiro sucesso. Não dá pra negar que o doce agrada uma porção de gente, seja pela facilidade do consumo, pela textura ou pelas formas divertidas que assume.

No entanto, o doce pode perder parte do encanto se você conhecer o seu processo de fabricação. Isso porque muita gente pode acabar tendo reações de completa repulsa pela bala de goma.

Mas, antes de entender como ela é feita, precisamos conhecer parte de sua história.

Origem da bala de goma

Bala de goma - origem e segredos controversos da fabricação
Memi the Rainbow

A bala de goma foi desenvolvida na Alemanha, no início do século XX, quando Hans Riegel fundou a Haribo. Apesar disso, o doce só ganhou o mundo a partir de 1980, quando começou a ser fabricado nos Estados Unidos.

Continua após a publicidade

Rapidamente, o sucesso do doce inspirou outras empresas a copiarem a receita. Assim, era possível encontrar balas em formatos diversos, desde cópias de frutas até dinossauros. Ainda hoje, aliás, a forma mais popular é a de ursinho.

Além dos corantes e adoçantes, os principais ingredientes para a fabricação da bala são água e gelatina.

Fabricação

Bala de goma - origem e segredos controversos da fabricação
Veganize

A controvérsia do processo já inicia na fabricação da gelatina. Isso porque esse ingrediente é obtido a partir da fervura de ossos, pele e outros tecidos de porcos, vacas, cavalos e outros animais.

Ou seja, o colágeno que compõe a base da bala de goma é obtido em abatedouros de animais. É por isso, por exemplo, que o doce não é opção para o cardápio de veganos. Por outro lado, já existem versões de balas de goma veganas.

Continua após a publicidade

Além disso, é importante alertar que os animais não são abatidos exclusivamente para a produção de balas. Isso porque todo o seu corpo é aproveitado. Se você consome carnes, por exemplo, pode entender que a fabricação do colágeno é, na verdade, aproveitar partes que seriam jogadas fora.

Fontes: Encyclopedia.com, Exame, Mega Curioso, HuffPost, Webtudo

Imagens: Ana Maria Braga, Memi the Rainbow, Veganize

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você