Mundo Animal

Baleia orca – Características, como vivem e curiosidades

Conhecida pela fama de baleia assassina, a baleia orca na verdade é parente dos golfinhos e não é ataca humanos na natureza

Atualizado em 05/07/2020

A orca é um mamífero aquático que pertence à classe Mammalia, ordem Cetácea e à família Delphinidade. Isso significa que, apesar de ser popularmente chamada de baleia orca, ela é muito mais próxima dos golfinhos.

A principal diferença entre espécies de baleias e golfinhos está no esqueleto e na boca. Nesse caso, as orcas apresentam dentes, assim como os golfinhos.

Outro mito sobre o animal vem do seu nome “baleia assassina”. Ainda que acidentes com humanos tenham sido registrados, eles ocorreram apenas em cativeiro e a fama de agressiva da orca está muito mais ligada a filmes que apostaram nessa faceta.

Características da baleia orca

Baleia orca - características, como vivem e curiosidades
National Geographic

A principal característica física da orca é sua coloração. Em contraste com o dorso preto, a espécie também possui uma parte inferior e outra próxima dos olhos em branco. Já atrás da nadadeira dorsal, toda orca possui uma mancha branca singular, que permite a identificação de cada criatura, assim como uma espécie de impressão digital.

A fim de se proteger das baixas temperaturas, as orcas também possuem uma grossa camada de gordura no corpo, que funciona como poderoso isolante térmico.

Os machos da espécie podem alcançar até 10 m de comprimento e ter entre 9 e 10 toneladas. Por outro lado, as fêmeas chegam a até 8,5 m e entre 6 e 8 toneladas. Outra diferença entre machos e fêmeas é a nadadeira localizada no dorso. Nos machos, ela possui formato triangular e é mais alta, enquanto nas fêmeas são mais curvadas.

Já os filhotes de orca, nascem com cerca de 2,5 m e 200 kg. Além disso, todas essas áreas brancas apresentam tons alaranjados nos corpos dos mais jovens.

Habitat e comportamento

Baleia orca - características, como vivem e curiosidades
National Geographic

As orcas são encontradas em regiões mais frias do oceano, como nas regiões polares. Apesar de serem encontradas na superfície e em áreas costeiras, elas costumem viver em águas profundas.

Entre os locais mais comum que vivem, está a Antártida, mas também aparecem com frequência na zona nordeste da bacia do Pacífico, em áreas como a costa da Islândia e a costa norte da Noruega.

Esses animais também gostam de viver em conjunto, principalmente para fazer suas viagens longas. Só para ilustrar, um grupo foi encontrado em viagem do Alasca para a Califórnia, um percurso de mais de 2 mil km. Em média, esses grupos podem ter até cerca de 40 animais.

No Brasil, relatos da presença da baleia orca ficaram mais frequentes a partir de 1993. Por causa do inverno rigoroso nas áreas em que costumam viver, esses animais costumam visitar áreas mais quentes, como o litoral do Rio Grande do Sul até a Paraíba.

Alimentação

Baleia orca - características, como vivem e curiosidades
National Geographic

A alimentação das orcas é composta basicamente de animais marinhos. Desse modo, podemos falar de presas como tubarões, golfinhos, tartarugas, leões-marinhos e até mesmo outras baleias. Em apenas um dia, uma orca pode comer até 250 kg.

Para se alimentar, as orcas apostam em algumas técnicas de caça, dentre as quais podemos citar ataques coordenados em grupo ou perseguições cansativas a animais menores, como golfinhos e cardumes de atuns.

Além de atacar os animais que vivem dentro da água, as orcas também utilizam estratégias para se alimentar de animais próximos. Por exemplo, podem nadar em altas velocidades próximo a superfície da água a fim de criar ondas capazes de arrastar focas ou aves marinhas para o oceano.

Em algumas regiões, as orcas ainda contam com a ajuda de humanos. Isso porque seguem barcos pesqueiros para se alimentar de peixes presos em redes de pesca ou descartados por marinheiros.

Curiosidades

Baleia orca - características, como vivem e curiosidades
National Geographic
  • Conforme a distribuição geográfica, a orca é o mamífero mais encontrado do planeta, atrás do homem
  • A gestação de uma orca dura de 15 a 18 meses
  • A orca possui 50 dentes, capazes de triturar ossos de presas com apenas uma mordida
  • A orca mais velha do mundo morreu em 2017, com 100 anos
  • Assim como as mulheres e uma outra espécie de baleia, a orca também entra na menopausa
  • Apesar de ter fama de assassina, não há registros de orca a seres humanos e mar aberto

Fontes: Toda Matéria, InfoEscola, Só Biologia

Imagem de destaque: National Geographic