Curiosidades

Beber muita água – Benefícios e o que o excesso traz de prejuízo à saúde

Beber muita água pode fazer mal á saúde, sobrecarregando as funções de alguns órgãos. No entanto, os benefícios para a saúde do corpo ainda são maiores.

É de senso comum que beber água é essencial para a saúde e o bom funcionamento do corpo. No entanto, o que nem todo mundo sabe é que beber muita água pode fazer mal á saúde.

A água é muito importante para o corpo, pois ela ajuda a manter as funções do corpo funcionando corretamente. Por exemplo, a água ajuda na digestão dos alimentos, na absorção de nutrientes, manter a temperatura do corpo regulada, hidratação e a eliminar toxinas presentes no corpo.

Portanto, consumida regularmente e em quantidade adequada, a água trás muitos benefícios ao organismo, além de ajudar na prevenção de doenças, e melhorar o desempenho do corpo, tanto físico, quanto mental.

Porém, tudo que é em excesso faz mal a saúde, e beber muita água não é diferente, pois, caso beba uma grande quantidade, de uma só vez, pode sobrecarregar os órgãos, principalmente os rins.

Continua após a publicidade

Beber água: Quantidade ideal

Imagem: Supera Pharma

Todos nós aprendemos ao longo da vida que a quantidade ideal de água a ser consumida por dia é de 2 litros, ou oito copos. Mas, na verdade, a quantidade ideal varia de pessoa para pessoa.

Pois, depende da idade, do peso, de quais atividades físicas são praticadas e até mesmo de condições climáticas, afinal, em dias mais quentes é natural beber mais líquidos.

Então, para saber qual a quantidade de líquidos é ideal para o consumo diário, multiplique o seu peso por 0,03, o resultado é a quantidade ideal.

Mas vale lembrar que, ao calcular a quantidade ideal, o valor de líquidos dos alimentos deve ser descontado. Geralmente, uma alimentação balanceada, garante 50% do líquido necessário para o corpo, ou seja, a água faz parte apenas dos outros 50% necessários.

Continua após a publicidade

No entanto, não beba grandes quantidades de uma vez só, divida de forma que vá bebendo ao longo do dia.

Uma dica para saber se o corpo está bem hidratado é examinar a cor da urina. Se ela estiver com a cor amarela clara, significa que a hidratação do corpo está boa. No entanto, se estiver fazendo uso de medicamentos, é importante perguntar ao médico sobre a quantidade ideal de água a ser consumida.

Benefícios de beber água

1- Estimula o cérebro

Imagem: Blog Flavio Passos

A água é um dos principais componentes do sangue, e é responsável pelo transporte de nutrientes pelo corpo todo. Portanto, ao manter o corpo hidratado, essas funções funcionam perfeitamente, melhorando as atividades no cérebro, aumentando o raciocínio, memória, concentração e a disposição para praticar atividades físicas.

Pois, ao praticar exercícios físicos, é comum sentir dores musculares, no entanto, a dor é causada por uma substância chamada ácido lático. Entretanto, a água ajuda a diluir essa substância, aliviando as dores musculares.

Continua após a publicidade

2- Ajuda a emagrecer

Imagem: Blog H2O

A água por si só não faz com que você emagreça, porém, ela pode dar a sensação de saciedade, ou seja, ajuda a comer menos. Por isso, tome dois copos de água antes das refeições, pois, um organismo bem hidratado, pede menos comida.

3- Regula as funções dos órgãos e aumenta a imunidade

Imagem: Jornal VS

A água faz parte do processo de absorção de nutrientes no corpo, ajuda na digestão e na excreção de alimentos. Pois, com mais líquido, as fezes ficam mais hidratadas e com o volume maior, o que facilita a excreção durante o processo digestivo, evitando a prisão de ventre.

E quando o intestino funciona corretamente, absorve melhor toda proteína dos alimentos, o que ajuda a repor o colágeno, que dá firmeza, hidratação e elasticidade a pele.

Ao beber água, ajuda a manter os rins saudáveis e funcionando corretamente, evitando o aparecimento de pedras.

Continua após a publicidade

Também ajuda a aumentar a imunidade, reduzindo congestões, o que faz com que diminua a incidência de doenças como, gripes, resfriados, infecções. Assim como ajuda a eliminar vírus e bactérias do corpo mais facilmente, mantendo a saúde do corpo.

Da mesma forma, com a flora intestinal equilibrada, aumenta a capacidade de filtrar agentes inflamatórios e toxinas presentes no corpo. E assim, evitando que contaminem o sangue e produza hormônios que favorecem o aparecimento de acnes.

4- Melhora o sono

Imagem: Catraca Livre

Os hormônios reguladores do sono são produzidos principalmente no intestino, por exemplo, a melatonina e a serotonina. E são esses hormônios que são responsáveis por regular o sono.

Portanto, o intestino estando bem hidratado, faz com que a flora intestinal produza bactérias benéficas que são responsáveis pela produção desses hormônios. Consequentemente, melhorando a saúde do corpo e as noites de sono.

Continua após a publicidade

5- Evita a desidratação

Imagem: Terra

Um corpo bem hidratado é essencial para manter o bom funcionamento de todos os órgãos. Por isso, beber água, na quantidade indicada, evita a desidratação, uma condição grave que tem como sintomas, boca seca, dor de cabeça, cansaço e tontura.

Quando beber muita água pode fazer mal

Imagem: Mid way

Pode parecer estranho, mas, sim, beber muita água pode fazer mal à saúde. Pois o excesso de água no organismo pode sobrecarregar os rins, causando o desequilíbrio de eletrólitos no sangue, principalmente o sódio.

Esse desequilíbrio é chamado de hiponatremia, ou seja, queda do nível de sódio sanguíneo, que em casos mais graves causa na pessoa intoxicação por água.

A hiponatremia acontece quando os rins não consegue filtrar a quantidade excessiva de água, fazendo com que o sangue fique cheio de água, que entra nas células do corpo.

Continua após a publicidade

Entre os sintomas da hiponatremia estão, dor de cabeça, fadiga, náusea, vômito, desorientação mental e em casos mais graves, pode causar parada cardíaca.

Entretanto, é muito raro acontecer à intoxicação por água, geralmente acontece com pessoas que fazem uso de alguma medicação. Ou em casos de provas de maratonas, quando o atleta se hidrata apenas com água, sem repor os sais minerais perdidos durante a sudorese.

De acordo com estudos, a hiponatremia, além do excesso de água, está relacionada a alterações hormonais, principalmente ao hormônio antidiurético (ADH) e ao uso de medicamentos.

Em suma, beber muita água pode ter alguns efeitos negativos, como sobrecarregar as funções dos rins. Porém, os benefícios são maiores, pois consumir a quantidade de água adequadamente é essencial para a saúde e bom funcionamento do corpo.

Continua após a publicidade

Se você gostou dessa matéria, veja também: Tomar sol- Conheça os benefícios dessa prática para a saúde.

Fontes: Mais Pfizer, Vida saudável, Revista Encontro, UOL

Imagens: Dica de mãe, Supera Farma, Blog Flavio Passos, Blog H2O, Jornal VS, Catraca Livre, Terra, Mid Way

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você