Saúde

Benefícios da laranja: por que incluir a fruta na sua alimentação?

A laranja é uma das frutas mais populares do mundo. Rica em vitaminas e outros nutrientes, ela pode beneficiar sua saúde de várias maneiras.

Por Adelina Lima

-

É inegável que as frutas e vegetais são uma excelente escolha para uma vida saudável. Desse modo, a laranja é uma das frutas cítricas mais populares do mundo e rica em nutrientes como vitamina C, fibra, ácido fólico, cálcio, cobre e potássio.

Com efeito, essas vitaminas e minerais além de ajudar a promover um boa saúde, também protegem contra diferentes tipos de enfermidades.

Dentre os benefícios da laranja para a saúde estão: prevenção a doenças cardiovasculares, prevenção de úlcera, bem como controle de peso, auxilia a saúde óssea, entre outros que serão discutidos ao longo deste artigo.

Tipos de Laranja

Fonte: Pexels

Em diferentes partes do mundo existem diferentes tipos de laranjas de variadas cores e tamanhos. No Brasil, os tipos mais comuns são Laranja Bahia, Laranja Pêra Rio, Laranja Natal, Laranja Valência, Laranja Folha Murcha, Laranja Charmute e a Laranja Lima. Desse modo, todas eles oferecem benefícios nutricionais, tornando essas frutas obrigatórias em sua dieta.

16 benefícios da laranja para a saúde

1. Laranja ajuda na digestão

Benefícios da laranja: por que incluir a fruta na sua alimentação?
Fonte: Pexels

Primeiramente, é preciso saber que as laranjas têm alto teor de fibra que libera as enzimas que ajudam na digestão normal dos alimentos. Por isso, comer laranjas todos os dias, especialmente à noite após o jantar, quando o sistema digestivo está menos ativo, ajuda a reduzir o risco de indigestão.

2. Ajuda no tratamento de infecções na mama

Fonte: Pexels

Outros benefícios adicionais da laranja incluem o uso de sua casca para tratar infecções dolorosas no tecido mamário, como a Mastite, ajudando a fortalecer as artérias e a manter a elasticidade.

3. Aumenta a libido nos homens

Benefícios da laranja: por que incluir a fruta na sua alimentação?
Fonte: Pexels

Algumas pesquisas constataram que diversos alimentos e frutas que consumimos contribuem para melhorar o desejo sexual, especialmente nos homens. Desses estudos, as frutas cítricas, especialmente laranjas, ganharam destaque por conter propriedades que ajudam a aumentar o desejo sexual.

Neste caso, a hesperidina e outros fitonutrientes encontrados na laranja ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo e a reduzir o estresse que causa a falta de interesse sexual.

4. Auxilia na gestação

Fonte: Pexels

A laranja contém ácido fólico, suplemento exigido durante a gravidez devido ao seu importante papel no desenvolvimento fetal. Consequentemente, essa fruta é uma recomendação diária para mulheres grávidas, pois ajuda a prevenir falhas na coluna e no cérebro do bebê.

5. Auxilia na perda de peso

Benefícios da laranja: por que incluir a fruta na sua alimentação?
Fonte: Pexels

Incluir laranjas na rotina alimentar pode ajudar a reduzir o peso corporal. Em outras palavras, frutas com alto teor de fibras fazem muito bem na perda de peso porque ajudam a manter a saciedade.

Ademais, elas são ricas em folato, vitamina C e tiamina, que ajudam a aumentar o metabolismo e a quebra de moléculas para obter energia que pode mantê-lo saciado por mais tempo.

6. Comer laranja ajuda a energizar o corpo

Fonte: Pexels

A laranja também é rica em tiamina – um tipo de vitamina B conhecida como vitamina B1, que ajuda na conversão de carboidratos em glicose produzindo energia para o corpo. Assim, essa vitamina atua principalmente no metabolismo dos carboidratos para produzir energia que sustenta os músculos e o sistema nervoso.

7. Estimula o crescimento do cabelo

Fonte: Pexels

Em suma, a presença de ácido fólico e vitamina C nas laranjas ajuda a estimular o crescimento do cabelo. Além disso, os bioflavonóides contidos nesta fruta, ajudam a circular o sangue no couro cabeludo, melhorando assim o crescimento dos fios.

8. Laranja fortalece o sistema imunológico

Benefícios da laranja: por que incluir a fruta na sua alimentação?
Fonte: Pexels

Diversas pesquisas demonstraram que tomar um copo de suco de laranja, extraído da fruta fornece ao corpo 124 gramas de vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Desse modo, uma boa ingestão de vitamina C ajuda a impulsionar os processos e os órgãos do corpo que atuam para resistir a certas doenças como a gripe.

9. Mantém a pele saudável

Fonte: Pexels

As laranjas são ricas em betacaroteno, que em suma, é um precursor da vitamina. Dessa maneira, o corpo converte o betacaroteno e ajuda a manter a pele e a membrana mucosa saudáveis. Como resultado, recomenda-se consumir uma laranja por dia para ajudar a manter a aparência sempre jovem.

10. Melhora a visão

Benefícios da laranja: por que incluir a fruta na sua alimentação?
Fonte: Pexels

As laranjas também são uma fonte rica em vitamina A composta por retinóides e carotenóides que desempenham as funções de melhorar e manter uma boa visão. Além disso, essas classes de vitamina A ajudam a manter a membrana mucosa do olho saudável e também previnem doenças relacionadas à idade que podem causar a cegueira, por exemplo.

11. Previne a formação de câncer

Fonte: Pexels

Certamente, você sabe que o principal nutriente da laranja é a vitamina C. Além de ser uma vitamina essencial para qualquer aspecto da vida, ela contribui para reduzir o risco de câncer de cólon. Ademais, as laranjas também contêm fitoquímicos, como limonóides cítricos e D-limoneno, que ajudam a proteger o corpo contra doenças cancerígenas que afetam os pulmões, a pele, os seios e outros órgãos.

12. Previne a formação de pedras nos rins

Fonte: Pexels

O suco de laranja ajuda na prevenção e deformação de cálculos renais no corpo devido à presença de potássio. Nesse sentido, estudos demonstraram que o consumo de suco de laranja melhora a excreção urinária de citrato para eliminar os cálculos sem exceder o nível de pH urinário.

Em outras palavras, isso mostrou que o suco de laranja é bastante eficaz para eliminar pequenas pedras que se formam nos rins.

13. Previne doenças cardíacas

Fonte: Pexels

A presença de vitamina B6 na laranja ajuda a reduzir o nível de homocisteína, isto é, um aminoácido não proteico no sangue que está relacionado a fatores de risco de doenças cardíacas quando elevado. Portanto, quando a homocisteína se acumula no sistema corporal, pode causar doenças cardíacas.

14. Previne a má circulação sanguínea

Fonte: Pexels

A laranja também é composta pela hesperidina – um flavonóide que protege o corpo da má circulação do sangue, bem como dos efeitos neuroprotetores do cérebro.

15. Comer laranja previne danos oxidativos

Fonte: Pexels

Estas frutas também são uma boa fonte de polifenóis que protegem os constituintes das células do corpo contra danos oxidativos por meio da eliminação de radicais livres que são propensos a afetar as células e os tecidos. Com efeito, os polifenóis estão entre os fitoquímicos que ajudam o corpo humano no combate a doenças.

16. Regula o nível de açúcar no sangue

Benefícios da laranja: por que incluir a fruta na sua alimentação?
Fonte: Pexels

Apesar de serem frutas doces, o açúcar das laranjas é um açúcar natural monossacarídeo chamado frutose, que ajuda a moderar o aumento do açúcar no sangue após a ingestão. Além disso, as fibras presentes nestas frutas ajudam a regular o nível de açúcar no sangue e atua como um energizante no corpo.

Portanto, como você viu, os benefícios da laranja são inúmeros inclusive ​​para os diabéticos. Todavia, a fruta não deve ser consumida em excesso, pois pode resultar no rápido aumento da quantidade de glicose no sangue.

Então, se gostou de saber quais os benefícios da laranja, veja também: Comer chocolate – Quando pode trazer benefícios para a saúde

Fontes: Tua Saúde, Viva Bem

Fotos: Pexels

Próxima página »

Escolhidas para você