Mundo Animal

Bicho-folha, o que é? Origem, espécie e características

O bicho-folha é um inseto conhecido por imitar a folha de árvore em sua estrutura física. Essa característica é um mecanismo de defesa.

O bicho-folha, ou o inseto-folha, é um inseto conhecido por imitar a folha de árvore em sua estrutura física. Basicamente, é essa característica que auxilia o animal a se esconder de seus predadores.

Em primeiro lugar, o bicho-folha pertence à ordem do Ortópteros, que significa ‘asas retas’. Além disso, essa espécie faz parte da família tetigonídeos, conhecidos pela excelente arte do disfarce.

Essa arte do disfarce é consequência do mimetismo Batesiano, um mecanismo adaptativo que ocorre quando a espécie mimética e o modelo vivem na mesma região geográfica. Esse mimetismo é consequência do habitat natural do bicho-folha, que vive em bordas de florestas e clareiras, especialmente na copa das árvores.

Nesse sentido, o bicho-folha é um dos destaques da natureza, tendo em vista que a espécie reproduz com precisão as folhas reais. Como um dispositivo de proteção, essa é a principal ferramenta do inseto-folha para fugir dos predadores.

Continua após a publicidade
Bicho-folha, o que é? Origem, espécie e características
Fonte: Você realmente sabia?

Biologia do bicho-folha

Em algumas espécies, o corpo do bicho-folha simula marcas de folha roída, para dificultar ainda mais sua identificação. Com diferentes colorações, texturas e padrões, esse inseto apresenta características de seu habitat ambiente para se camuflar.

Além disso, o inseto-folha ainda confunde seus predadores com o modo de andar. Durante a locomoção, esses animais balançam o corpo para trás e para frente, da direita para a esquerda, de modo a imitar uma folha real sendo soprada pelo vento.

Ademais, bicho-folha também é um termo comum usado para insetos que possuem essa característica de mimetização. Entre os exemplos dessa nomenclatura está o bicho-pau, da ordem Phasmotodea.

Ainda existem na natureza espécies do inseto-folha que se assemelham a cascas, lascas de árvore e até líquens.

Continua após a publicidade

Origem

A origem do inseto-folha é datada das explorações portuguesas. Nesse sentido, a primeira documentação do bicho-folha foi realizada pelo pesquisador Antonio Pifagetta.

A princípio, Pigafetta é conhecido por ter participado das explorações do português Fernão de Magalhães e sua tripulação. Entre as excursões notáveis desse explorador português está a viagem para as Índias, no século 15.

Como membro da tripulação, Antonio Pigafetta estudou e documentou a fauna da ilha de Cimbonbon. Basicamente, quando o navio em que viajava aportava para reparos e abastecimentos, o pesquisador partia em sua exploração pessoal.

Continua após a publicidade

Em uma dessas explorações, o pesquisador encontrou o bicho-folha. Nos registros de Pigafetta, o pesquisador documentou as observações sobre a espécie deste inseto:

“Nesta ilha, também são encontradas certas árvores, que têm umas folhas estranhas: quando caem no chão, ganham vida e andam. São como folhas de amoreira, mas não tão longas, pois tem o pecíolo curto e pontudo, e perto do pecíolo têm em cada lado dois pés.

Se forem tocadas, eles escapam, mas se esmagados não soltam sangue. Eu mantive a folha por nove dias em uma caixa. Quando abri, nem tive tempo de olhar direito enquanto fugia, acredito que elas vivem de ar.”

Bicho-folha, o que é? Origem, espécie e características
Fonte: Você realmente sabia?

Bicho-folha na Pré-História

Além disso, a investigação da origem do bicho-folha alcança a pré-história. Um fóssil de 47 milhões de anos encontrado em escavações encontrou um ancestral pré-histórico do inseto-folha.

Continua após a publicidade

O fóssil do Eophyllium messelensis apresentou diversas características do atual bicho-folha. Ademais, a descoberta desse fóssil está sendo estudada como forma de construir a linha de ancestralidade do bicho folha.

De qualquer modo, as semelhanças entre o fóssil e a espécie moderna do inseto-folha mostram que houveram poucas mudanças na família biológica do inseto.

Características do bicho-folha

O bicho-folha é herbívoro, ou seja, se alimenta basicamente de folhas, flores e arbustos. No entanto, cada espécie tem sua planta-alimento específica, encontradas no seu habitat natural.

Ainda mais, o inseto-folha é encontrado em regiões do México até o sul do Brasil. Especialmente, este animal habita sub-bosques densos e saturados de umidade, optando por árvores com copa, porém que não tenham mais do que 3 metros de altura.

Continua após a publicidade

No que diz respeito à reprodução dessa espécie, o bicho-folha é uma espécie ovípara. o chamado “encontro nupcial” dura cerca de uma hora, onde o macho segura a fêmea pelo órgão ovopositor e denomina o esperma.

Em seguida, a fêmea busca um local apropriado para colocar seus ovos. Ademais, período embrionário dura 135 dias.

Quando nasce, o bicho-folha leva cerca de cinco meses para alcançar a vida adulta. Neste período, o inseto troca de pele pelo menos seis vezes.

Bicho-folha, o que é? Origem, espécie e características
Fonte: Ciclo Vivo

Curiosidades sobre a espécie

Apesar da maior parte das espécies terem asas, essas não são usadas para voar. No geral, a função das asas é auxiliar o bicho-folha a planar, como uma espécie de paraquedas, quando o animal precisa saltar de uma árvore para outra.

Continua após a publicidade

Ademais, o inseto-folha é conhecido pelo comportamento quase vegetal. Durante o dia, os insetos ficam praticamente imóveis, principalmente quando não há interferência do vento.

O bicho-folha costuma manter suas pernas, que simulam gravetos, esticadas e imóveis. Além de conservar energia, essa função surge para protegê-los de predadores e contribuir para a camuflagem.

Quando ameaçado por predadores muito grandes, o bicho-folha ainda mimetiza olhos de um animal maior do que ele é para se defender. Entre as principais espécies que o atacam estão os pássaros, pererecas, cobras e louva-a-deus, além de outros animais maiores que vivem no mesmo habitat.

Por fim, estima-se que o inseto-folha possua mais de 100 espécies e variações. Além disso, cada bicho-folha possui uma vocalização própria, utilizada principalmente nos rituais de acasalamento.

Continua após a publicidade

Gostou dessa matéria? Então leia essa Bicho-da-seda, o que é? Como vive e como produz fios de seda. 

Fontes: CHC | Mdig | Você realmente sabia? | Ciclo Vivo | Terra da Gente | Museu da Amazônia

Imagens: Você realmente sabia? | Ciclo Vivo

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você