10 fatos para conhecer a biografia de Gal Costa, ícone da MPB

Gal Costa, uma das vozes mais marcantes da MPB, viveu uma longa trajetória de sucesso, mas deixou uma lacuna no mundo da música.

Maria da Graça Costa Penna Burgos, mais conhecida no meio artístico como Gal Costa, nasceu no dia 26 de setembro de 1945 em Salvador no Estado da Bahia, e desde pequena sonhava em ser cantora.

Sua carreira teve início no ano de 1969 ao lado de grandes nomes da música sendo Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gilberto Gil e Tom Zé no show “Nós, por Exemplo”. Posteriormente, veio inclusive a fazer parte do quarteto, “Doces Bárbaros”, com os mesmos artistas, com exceção de Tom Zé.

Com o passar dos anos, Gal Costa foi se tornando cada vez mais uma artista proeminente da MPB no Brasil e no mundo, tendo obtido muito sucesso com grandes canções como: Um dia de domingo, Chuva de Prata, Sonho Meu, bem como Meu nome é Gal, entre outros.

Em suma, apesar de sua carreira de sucesso e de vários prêmios recebidos ao longo de anos, Gal Costa veio a falecer aos seus 77 anos, subitamente em sua casa, após sofrer um infarto fulminante, no dia 09 de novembro de 2022. Assim, Gal deixa familiares, seu único filho Gabriel Costa Penna Burgos, fãs e amigos enlutados.

Veja a seguir as principais curiosidades e momentos marcantes de sua trajetória de sucesso.

10 fatos para conhecer melhor quem foi a musa da MPB Gal Costa

1. Interesse pela música

Na adolescência Gal Costa trabalhou em uma loja de discos, se tornou fã da Bossa Nova e criou o desejo ainda mais forte de ser cantora.

2. Mudou de cidade para viver o sonho de ser cantora

Para realizar seu sonho de ser cantora, Gal Costa deixou sua cidade natal sendo Salvador e mudou para o Rio de Janeiro para conquistar seu espaço na música.

3. Primeiro Álbum

Seu primeiro álbum de estúdio solo com o nome “Gal Costa” foi gravado em 1969.

4. Tema de novela

Na década de 70, Gal Costa alavancou ainda mais sua carreira como cantora e compositora e através do grande reconhecimento, gravou no ano de 1975 o tema da novela “Gabriela” para a Rede Globo.

5. Festivais

Gal Costa participou de diversos festivais e recebeu muitos prêmios, trazendo seu reconhecimento na América Latina.

6. Disco de Ouro

No ano de 1978, a cantora lançou seu disco “Água Viva” que foi consagrado como o seu primeiro disco de ouro.

7. Álbum emblemático

O álbum “Índia”, continha uma capas mais emblemáticas do MPB, pois mostrava a imagem dos quadris de Gal em uma tanga vermelha e seus seios.

8. Surpreendeu seus fãs

Em 1985 com quase 40 anos de idade, Gal Costa surpreendeu seus fãs posando nua na edição 127 da antiga revista Status.

9. Hall da Fama

Após participar do show “40 anos de Bossa Nova”, em 2001, Gal Costa foi incluída no Hall of Fame do Carnegie Hall em Nova York.

10. Último álbum da sua carreira

Por fim, em 2018, Gal Costa lançou seu 40º álbum, com novas canções de MPB e contou com a parceira de Maria Bethânia na música chamada “A Fotografia”.

Fontes: Medium, Nerd Indie, Cultura Uol, Clicrbs

Leia também:

Cantores baianos – Grandes nomes e os novos cantores baianos

Cantoras americanas mais bem pagas do mundo e o quanto ganham

7 anos sem Amy Winehouse: 10 fatos sobre a cantora que você não sabia

Qual o verdadeiro nome dos cantores dessas 10 duplas sertanejas?

Marilyn Monroe: 20 produções sobre a estrela de Hollywood

Outras postagens