Bórax ou Borato de Sódio: o que é, para que serve e efeitos colaterais

Mesmo sendo um mineral natural, o bórax causa irritações na pele, e, se ingerido, problemas intestinais. Mas, afinal, qual sua utilidade?

Febre entre as crianças e adolescentes o slime, uma massa colorida de aspecto gosmento ficou muito famosa de uns anos para cá. E mesmo sendo uma brincadeira inofensiva, um dos seus componentes, o bórax vem causando problemas.

Na verdade, os slimes comprados em lojas não apresentam tanto perigo. Contudo as crianças gostam de produzi-las em casa, e ai que está o problema. Isso se deve ao fato de que mistura contém várias substancias químicas, sendo uma delas o bórax (o borato de sódio). Ao misturarmos a outros ingredientes podem causar alergias.

Assim como a substancia é matéria prima de alguns produtos de limpeza, como por exemplo inseticida, dentre outros. Desta forma o bórax é classificado na classe toxicológica II pela ANVISA. Contudo, com cuidado e supervisão dos adultos tem como a brincadeira ser saudável e sem perigosos.

Bórax – O ingrediente dos slimes que pode causar problemas de saúde.
TForce Equipamentos

Bórax e seus perigos

O bórax ou Borato de Sódio, ou ainda Tetraborato de sódio é um mineral natural derivado da mistura de um tipo de sal com ácido bórico. Assim como pode ser obtido a partir da evaporação de lagos de água salgada. No todo, se usado em porções pequenas não é toxico, porém pode causar reações alérgicas na pele se usado em grades quantidades.

Certamente isso se dá ao fato de ser uma substancia extremamente alcalina, com PH alto. Por essa razão ela tende a danificar a camada de gordura protetora da pele, assim podendo causar lesões parecidas com feridas vermelhas. Além disso essas lesões coçam e ardem, uma reação similar a uma queimadura.

Do mesmo modo, se ingerido ou inalado pode causar dor abdominal, náuseas, vômitos bem como até hemorragias no sistema digestivo. Por outro lado, o contato constante pode acarretar no desgaste das digitais e dermatites.

Utilidades do Bórax

Por não ser prejudicial ao meio ambiente, o borato de sódio está presente em muitos produtos de limpeza. Bem como pode ser usado como limpador multiuso, a exemplos de panelas, vasos sanitários e pias. Também podem ser usados em desodorizações ou para eliminar ferrugem.

Devido também a suas propriedades antissépticas, antifúngicas, antivirais e antibacterianas o produto também pode ser usado de outras maneiras. Como por exemplo em:

– tratamentos de micose: como pé de atleta e candidíase, lesões na pele, no alivio de sintomas de fissuras, pele seca e queimaduras picadas.

Cia da Consulta

– enxague bucal: como antissépticos e antimicrobianos, sendo diluído em água, tratando feridas na boca e língua. Assim como desinfeta a cavidade bucal, evitando cáries. Desta forma você irá conseguir um sorriso saudável e bonito.

Bórax – O ingrediente dos slimes que pode causar problemas de saúde.
Santos Prime Odontologia

– preparação de sais de banho: pois podem deixar a pele macia e suave.

JJ Aromas

– tratamento de Otite: isso é por causa das suas propriedades bacteriostáticas, assim ele trata otites médias bem como as externas, além do pós-operatório do ouvido.

Bórax – O ingrediente dos slimes que pode causar problemas de saúde.
Clinica Omorax

Além dessas utilidades o borato de sódio, como também é conhecido o bórax, é muito importante para a manutenção dos ossos e articulações. Em outras palavras a substancia contribui para a regulação da absorção e metabolismo do cálcio, magnésio e fósforo. Contudo, sempre usado com moderação.

A febre do Slimes e os cuidados ao manuseá-los

Como dito anteriormente, os slimes, que são massas gosmentas caíram no gosto do público. Crianças adolescentes e até adultos se divertem com o brinquedo gelatinoso, que pode ser comprado pronto o feito em casa. Contudo é preciso tomar algumas precauções.

Slime – Luneta.com

O grande problema está na hora da sua confecção em casa. Ao fazer a mistura em casa, pode-se acabar colocando uma quantidade maior do que a pedida de bórax. E como falarmos antes, o ingrediente pode causar irritações na pele, além de problemas intestinais se inalado ou ingerido.

Por outro lado, podemos usar a água boricada como substituta do bórax, dando assim consistência ao slime. Essa substituição pode ser feita, pois, a água boricada também possui ácido bórico, porem em níveis mais baixos. Dessa forma uma opção mais segura.

Então para ter uma brincadeira segura e saudável com slimes é recomendável:

  • Escolham slimes comprados prontos em lojas;
  • Escolham produtos que não contem o bórax, como a água boricada;
  • Se preferir faze-lo em casa, sempre tenha um adulto ou responsável por perto;
  • Utilize avental e luvas na hora de misturas os ingredientes para o seu slime.
  • Faça suas misturas em locais abertos e arejados.
  • Evite colocar amaciantes ou espumas de barbear, pois podem reagir ao ácido bórico;
  • Sempre guarde bem os produtos utilizados em locais onde as crianças não irão encontra-los;
  • Limite o tempo de brincadeira até uns 30min.
  • Despois da brincadeira sempre lave as mãos.
  • Passe também hidratantes e cremes nos locais onde o slime teve contato.

E você, também caiu na graça dos slimes? Então lembre-se de sempre ter cuidado ao manusear ou produzir o brinquedo. E se gostou, confira também: Slime feita em casa pode ser perigosa para saúde das crianças

Outras postagens

Um comentário em “Bórax ou Borato de Sódio: o que é, para que serve e efeitos colaterais