Curiosidades

Bruxismo, o que é? Causa, tipos, tratamentos e dúvidas

O bruxismo nada mais é que o ato de ranger ou apertar os dentes. Entretanto, esse problema pode trazer muitas consequências para sua boca.

Atualizado em 13/09/2020

Mesmo que você não saiba o que é, provavelmente já ouviu alguém falar sobre bruxismo. Entretanto, apesar do nome, isso não tem nada a ver com bruxas.

Bruxismo é uma atividade parafuncional, um transtorno involuntário, bem comum. Em resumo, é o ato de apertar ou ranger os dentes. Aliás, ele pode acontecer com qualquer pessoa de qualquer idade.

Contudo, o bruxismo não tem nenhuma função para a nossa boca e pode acabar trazendo consequências. Como por exemplo: desgaste dos dentes, lesões orofaciais e periodontais e algumas dores nos músculos faciais.

Infelizmente esse problema não tem cura, mas ele pode ser controlado a partir de alguns tratamentos. Além disso, um dentista especialista consegue diagnosticar o caso devido a alterações nos músculos.

O que causa o bruxismo

Bruxismo - O que é, qual a causa, tipos, tratamentos e dúvidas
Fonte: Vilmarafael

Não existe uma causa exata para o bruxismo. Provavelmente ele está associado a fatores genéticos, além de problemas emocionais. Como por exemplo, ansiedade, estresse e tensão. Além disso, existem os problemas físicos como oclusão e o fechamento errado da boca.

Nos piores casos, esse problema pode causar danos nos ossos, nas gengivas e na articulação da mandíbula. Contudo, o mais comum é que com o passar do tempo esse evento acabe diminuindo a sua frequência. Aliás, apenas 15% das crianças são afetas pelo bruxismo.

Tipos de bruxismo

Diurno

Bruxismo - O que é, qual a causa, tipos, tratamentos e dúvidas
Fonte: Hursosantahelena

Ocorre em períodos que o paciente está acordado, mas não necessariamente acontece só durante o dia. Além disso, ele pode ser chamado de briquismo. Ou seja, é uma pressão dos dentes, ou um apertamento, e está diretamente relacionado com problemas emocionais. Por exemplo: estresse e ansiedade.

Entretanto, como ele ocorre com o paciente desperto, é possível tratar o problema de forma consciente. Basicamente é só evitar o contato dos dentes durante o dia.

Noturno

Bruxismo - O que é, qual a causa, tipos, tratamentos e dúvidas
Fonte: Veja

Por outro lado, o bruxismo noturno acontece quando a pessoa está dormindo. Ou seja, sem consciência de que está rangendo os dentes. Portanto, ele está conectado a um distúrbio de sono.

Sinais do bruxismo

Bruxismo - O que é, qual a causa, tipos, tratamentos e dúvidas
Fonte: Luisgustavoleite

Qualquer dor na boca e áreas próximas pode ser um sinal de bruxismo. É necessário ficar atento e, se necessário, buscar ajuda especializada. Alguns sinais são:

  • Dores musculares no maxilar
  • Dores frequentes de cabeça
  • Cansaço e desconforto na mastigação
  • Desgaste dos dentes

Tratamentos

Como dito anteriormente, o bruxismo não tem cura. Entretanto, já existem alguns tratamentos que ajudam a a melhorar o problema. Contudo, antes de buscar um tratamento, é necessário identificar os reais motivos que estão causando isso.

Placa de bruxismo

Fonte: notisul

A placa de bruxismo também pode ser conhecida como placa de mordida e também miorrelaxante. Em resumo ela protege os dentes dos movimentos causados pelo bruxismo, sejam eles involuntários ou não.  Essa placa é feita, na maioria das vezes, com resina acrílica. Por fim, é fica entreposta nas arcadas dentárias, apoiando em uma delas.

Com a placa de mordida começa a desoclusão dos dentes. Ou seja, progressivamente o músculo começa a relaxar e os dentes passam a ficar mais protegidos.

Toxina botulínica

Fonte: Neoodonto

Quando uma pessoa tem bruxismo, ela sofre uma alteração uma alteração no sistema nervoso central e é isso que causa o ranger ou apertamento dos dentes. Então a toxina botulínica auxilia exatamente nessa alteração. Isso porque ela reduz a contração muscular e inibe a hiperatividade.

Em outra palavras, a toxina bloqueia a liberação do neurotransmissor que é responsável pela contração muscular. Além disso, o tratamento funciona sem o apoio do paciente. Ou seja, ele age direto nos músculos da boca e do maxilar impedindo o desgaste dos dentes.

Tratamento multidisciplinar

Fonte: Cliapsicologia

Por fim, o tratamento multidisciplinar é feito com outros especialistas além do dentista. Logo, além de um tratamento com um dentista especialista no caso, outros profissionais também entrarão no processo para ajudar. Por exemplo: psiquiatra, pediatra, psicólogo e otorrinolaringologista.

Dúvidas sobre o bruxismo

Pode causar sensibilidade nos dentes

Fonte: Hospitaldaface

Por causa do ranger ou do apertamento dos dentes, o esmalte acaba se desgastando também, além de poder sofrer algumas fraturas. Então isso expõe a dentina e acaba trazendo uma sensibilidade para os dentes. Aliás, eles também ficam enfraquecidos e outros problemas podem surgir por isso.

Pode entortar os dentes

Fonte: Odontoblogia

Sim, o bruxismo pode alterar a posição natural de alguns dentes até de trazer um estreitamento entre eles. Entretanto, esse entortamento não é tão comum.

Pode deslocar a mandíbula

Fonte: Beconsultorio

O mais comum é que seu disco articular se desloque. Ele fica entre as articulações da boca, portanto, pode se deslocar para frente e causar dor ao paciente. Além disso, esse deslocamento dificulta na hora de abrir ou movimentar a boca.

Restaurações dentárias são uma opção

Fonte: Claudioromagnoli

O bruxismo acaba desgastando a arcária dentária, contudo, se você não estiver contente com a estética dela, pode sim fazer uma restauração dentária. Dependendo do dano é possível usar resina composta ou restaurar com porcelana.

Enfim, gostou da matéria? Em seguida leia: Setembro amarelo – O que é o mês mundial de prevenção ao suicídio

Imagens: Veja, Odontocompany, Hursosantahelena, Vilmarafael, Notisul, Luisgustavoleite, Neoodonto, Cliapsicologia, Claudioromagnoli, Beconsultorio, Odontoblogia e Hospitaldaface

Fontes: Sorrisologia, Drauziovarella, Colgate e Colgate