Notícias

Cadernos roubados de Charles Darwin reaparecem após 22 anos

Um dos cadernos roubados de Charles Darwin contém o esboço da "Árvore da Vida" desenhado pelo naturalista em 1837.

Dois dos cadernos do naturalista Charles Darwin roubados da Universidade de Cambridge foram devolvidos misteriosamente, duas décadas depois de terem desaparecido.

A universidade disse que os manuscritos apareceram em sua biblioteca dentro de uma sacola rosa, junto com uma nota desejando ao bibliotecário uma feliz Páscoa. Os cadernos estavam num embrulho em filme plástico.

Depois que as buscas não os encontraram, a equipe da universidade atribuiu o sumiço a roubo e denunciou à polícia em outubro de 2020. Em 9 de março, os livros reapareceram em uma área pública do prédio, do lado de fora do escritório do bibliotecário.

Não se sabe quem pode tê-los devolvido, pois não havia câmeras de vigilância naquela área. A polícia está analisando os vídeos de vigilância de outras áreas do prédio.

Continua após a publicidade

Como os manuscritos sumiram?

Em novembro de 2000, os bibliotecários da Universidade de Cambridge receberam um pedido para retirar dois itens preciosos de suas coleções para fotografar.

Em suma, os dois itens eram blocos de notas que pertenceram a Charles Darwin, que continham suas anotações da década de 1830 após seu retorno das Ilhas Galápagos.

Os cadernos desapareceram misteriosamente da biblioteca, um crime inesperado e uma perda devastadora para as coleções. Aliás, a força-tarefa da polícia iniciou uma investigação e notificou a Interpol, com a universidade fazendo um apelo mundial por informações.

Continua após a publicidade

Em uma reviravolta surpresa, os cadernos foram finalmente recuperados. Eles apareceram em uma sacola de presentes na biblioteca sob circunstâncias tão misteriosas quanto desapareceram.

Continua após a publicidade

Além disso, segundo a universidade, os manuscritos parecem estar em boas condições e sem sinais óbvios de manuseio ou danos significativos sofridos nos anos desde seu desaparecimento.

Qual o conteúdo dos cadernos roubados de Charles Darwin?

Darwin encheu os cadernos de ideias logo após retornar de sua viagem ao redor do mundo no HMS Beagle, desenvolvendo ideias que floresceriam em seu trabalho histórico sobre evolução, “Sobre a Origem das Espécies”.

“Estou incrivelmente feliz em saber do retorno seguro dos cadernos ao seu lar de direito, juntamente com o resto dos notáveis ​​Arquivos Darwin da Biblioteca da Universidade”, disse Stephen J. Toope, vice-chanceler da Universidade de Cambridge, em entrevista à BBC.

“Objetos como esses são cruciais para nossa compreensão não apenas da história da ciência, mas da história da humanidade”, continuou ele. “Estou muito feliz em saber que os cadernos estarão em exibição pública neste verão, dando aos visitantes uma chance única na vida de ficar cara a cara com o esboço da Árvore da Vida de Darwin.”

Continua após a publicidade

Então, se você achou a notícia interessante , leia também: Albert Einstein no Brasil: por que ele não gostou do país?

Próxima página »

Escolhidas para você