Curiosidades

Caipora, quem é? Origem, principais características e versões

A Caipora é uma das mais importantes figuras do folclore brasileiro, muitas vezes associada e confundida com a imagem do Curupira.

Atualizado em 13/10/2020

A Caipora é uma personagem típica do folclore brasileiro com origem na mitologia dos índios Tupi-guarani. Muitas vezes confundida ou relacionada ao Curupira, a figura age como protetora das florestas e dos animais selvagens.

Originalmente, a palavra caipora (ou caapora) tem origem no tupi para habitante do mato. Dessa maneira, sempre que um caçador ou invasor entra na floresta com a intenção de matar bichos ou derrubar plantas, a criatura entra em ação.

A lenda só ganhou força na literatura do Brasil a partir de meados do século XX. Na TV, por exemplo, a personagem ganhou uma versão no programa Castelo Rá-Tim-Bum.

Já na cultura do país, a palavra está presente no dia-a-dia de regiões do norte e do nordeste do país, com sentido de pessoa azarada, infeliz ou passando por uma fase difícl.

Principais características da Caipora

Caipora - o que é, origem, principais características e versões
Camp Half-Blood

A Caipora tem a aparência de uma índia anã, com orelhas pontudas e cabelos vermelhos. Em algumas versões, o seu corpo também pode ganhar tons avermelhados ou verdes, combinando com as matas.gumo

De acordo com as lendas, ela vive nas florestas com a função de intimidar e confundir caçadores. Para isso, a criatura realiza vários ruídos diferentes, a fim de criar confusão nos invasores. Além disso, ela pode espantar e até reviver animais para protegê-los de ameaças.

A criatura também é conhecida por fumar muito e, por isso, a lenda diz que alguns caçadores podem ser perdoados caso façam uma oferta de fumo.

Por outro lado, a Caipora também pode ser descrita como um personagem masculino. Em algumas definições, é um homem de pele escura, peludo, montado sobre um porco do mato. Em alguns desses casos, ela compartilha características com outro personagem do folclore: o Curupira.

Poderes

Caipora - o que é, origem, principais características e versões
ArtStation

Um dos principais motivos para fazer uma oferenda de fumo para a Caipora é escapar de sua fúria. Sem oferecer um pedaço de fumo-de-rolo e um cachimbo antes de entrar numa mata, um caçador poderia ser atacado pela violência da criatura mitológica.

Segundo os indígenas, ela é muito violenta e pode atacar até mesmo os animais que acompanham caçadores e matar um grupo inteiro sem deixar sobreviventes. Por outro lado, uma boa oferenda abre exceções para a caça.

Mesmo nesses casos, no entanto, ainda é proibido caçar fêmeas prenhas ou maltratar animais de forma gratuita.

A lenda também defende que os poderes da Caipora ficam ainda mais fortes em feriados e dias santos.

Versões da Caipora

Caipora - o que é, origem, principais características e versões
Xapuri

Em algumas versões da Caipora ela é tão parecida com o Curupira que também pode ser apresentada com os pés voltados para trás. A proximidade também aparece em versões em que a criatura é retratada como um homem. Nesses casos, ela pode ser a mesma coisa que o Curupira, ou algum parente próximo dele.

De acordo com alguns pesquisadores, a lenda da Caipora teria surgido diretamente da lenda do Curupira. Ou seja, as similaridades estão presentes por conta da descendência direta, coerente por meio de muitas características em comuns.

Existem ainda as versões que aproximam a figura de outra criatura folclórica: o Saci-pererê. Nessas versões, a Caipora estaria sempre fumando seu cachimbo e pularia em uma perna só.

Fontes: Toda Matéria, Só História, Educa Mais Brasil

Imagens: Camp Half-Blood, ArtStation, ArtStation, Xapuri