Curiosidades

Campo magnético da terra está se comportando de maneira estranha

Nos últimos tempos o campo magnético da terra vem se comportando de uma maneira peculiar, e os cientistas estão tentando entender.

Existe um problema que está intrigando os cientistas e astrólogos. Essa questão está diretamente relacionada ao ponto alto do planeta. O polo magnético norte da Terra está se afastando do Canadá e indo em direção à Sibéria, impulsionado pelo fluxo de ferro líquido dentro do núcleo da Terra.

Apesar de ser normal o campo magnético da terra se manter em movimento constante, esse comportamento descrito no paragrafo acima não é recorrente.

O que está acontecendo com o campo magnético da terra?

Campo magnético da terra está se comportando de maneira estranha

Na prática, ainda não existe certeza absoluta do que está causando esse comportamento diferente. Um novo estudo aponta que o movimento pode estar relacionado as ondas hidromagnéticas das profundezas do núcleo do planeta, ou com um jato rápido de ferro líquido.

Continua após a publicidade

O Modelo Mundial Magnético (MMM), uma representação do campo magnético global que da suporte a navegação por todo o mundo, precisa urgente de uma resposta prática. O programa é o que mantém os sistemas de guia pelos mares e dá suporte a sistemas como Google Earth.

O último modelo criado estava previsto para durar até 2020, mas devido a esse fenômeno no campo magnético da terra, ele terá que ser atualizado ainda em 2019. O campo magnético está se alterando o tempo inteiro. “O erro está aumentando o tempo todo”, explica Arnaud Chulliat, geomagnetista da Universidade do Colorado em Boulder (EUA) e dos Centros Nacionais de Informações Ambientais da NOAA.

Culpa

Campo magnético da terra está se comportando de maneira estranha

O movimento do liquido no núcleo da terra, altera o campo magnético da terra constantemente. Ainda assim, ele se movimenta em um padrão que conseguimos acompanhar. Esse fenômeno que começou em 2018, acelera essa movimentação e deixa tudo muito imprevisível.

Continua após a publicidade

Essa atividade errática do campo magnético da Terra, levou a antecipação da próxima atualização. Os pesquisadores alimentaram três anos de dados recentes para chegar a uma versão que, acredita-se, permanecerá correta até a atualização regular programada para 2020. Esses dados deveriam ser lançados em 15 de janeiro, mas foram adiados para o dia 30.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Quais são as fases da lua, e como elas influenciam na Terra?

Fonte: Hypersciense

Imagem: Hypersciense Acredite ou não Fapema

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você