Curiosidades

Carnaval, o que é? Origem e curiosidades sobre a data

O Carnaval é uma data de comemoração tradicionalmente cristã, com origem na Grécia Antiga e popularização durante a Era Vitoriana.

Em primeiro lugar, conhece-se o Carnaval como uma data de comemoração brasileira, mas a origem desse período não é nacional. Basicamente, o Carnaval consiste em um festival do cristianismo ocidental que acontece antes da estação litúrgica da Quaresma. Portanto, comemora-se usualmente durante fevereiro ou início de março.

Curiosamente, esse período chama-se de Tempo da Septuagésima ou pré-quaresma. Ademais, é comum que envolva festas públicas ou desfiles que combinem elementos circenses com máscaras e uma festa de rua pública. Contudo, pode-se encontrar ainda pessoas especialmente trajadas para a celebração, criando um senso de individualidade e unidade social por meio da cultura.

No geral, utiliza-se o termo Carnaval em áreas com grande presença católica. Sendo assim, países luteranos como a Suécia e a Noruega celebram um período semelhante com o nome de Fastelavn. Apesar disso, compreende-se o Carnaval moderno como fruto da sociedade vitoriana do século XX, em especial na cidade de Paris.

Carnaval, o que é? Origem e curiosidades sobre a data
Fonte: Wiki

Origem e história

O termo Carnaval vem de “carnis levale”, em latim, que significa algo como “adeus à carne”. Isso porque, desde o ano 590 d.C, a celebração passou a ser adotada pela Igreja Católica como um marco inicial da Quaresma, período antes da Páscoa, marcado por grande jejum. Não é à toa, aliás, que o dia seguinte à terça-feira de Carnaval é a Quarta-feira de Cinzas.

Continua após a publicidade

Mas, segundo dados históricos, os festejos de Carnaval antecedem essa época. A origem real da folia está relacionada aos rituais de fertilidade da terra, que eram organizados anualmente no início da Primavera.

Os bailes de máscaras típicos da Europa, por outro lado, só foram criados por volta do século XVII, na França, mas rapidamente se espalharam por outros países (inclusive pelo Brasil, como já contamos). Eles ganharam muita popularidade também na Itália, com destaque para Roma e Veneza.

Nessa época, as pessoas da nobreza aproveitavam a noite disfarçados pelas máscaras, que protegiam suas identidades e evitavam escândalos. Elas saiam ricamente vestidas, com seus vestidos enfeitados; e os homens trajavam libré ou, traduzindo, roupas de seda preta e chapéus de três pontas.

Carnaval, o que é? Origem e curiosidades sobre a comemoração
Fonte: Wiki

Carnaval no Brasil

Em resumo, o Carnaval no Brasil consiste em um importante elemento da cultura nacional. Nesse sentido, faz parte dos incontáveis feriados católicos e datas de comemoração aguardadas no país. Curiosamente, alguns referem-se ao evento como o “Maior Espetáculo na Terra”.

Continua após a publicidade

Basicamente, o reconhecimento da expressão carnavalesca tradicionalmente brasileira surgiu somente a partir do século XV. Sobretudo, os entrudos tiveram responsabilidade sobre esse reconhecimento durante o Brasil Colonial. Ademais, compreende-se atualmente o Carnaval de rua do Rio de Janeiro como o maior carnaval do mundo de acordo com o Guinness World Records.

Por fim, encontra-se diferentes manifestações culturais da comemoração a depender da região. Portanto, enquanto no Rio de Janeiro costuma-se cultuar os desfiles de escola de samba, pode-se encontrar blocos de carnaval em Olinda e grandes trios elétricos em Salvador.

E aí, aprendeu sobre o Carnaval enquanto celebração? Então leia sobre como os gringos pensam que os brasileiros são.

Fontes: Significados, Calendarr

Continua após a publicidade

Imagens: Wiki

Próxima página »

Escolhidas para você