Ciência & Tecnologia

Chás para gases – Como eliminar gases estomacais e intestinais com chás

Já teve aquele desconforto esquisito no estômago e intestino? Provavelmente são gases. Então, conheça aqui alguns chás para gases que te ajudarão

Por Lucas Alves

-

É bem normal do ser humano sentir dores ou desconfortos por causa de gases estomacais ou intestinais. Os gases não são indicativos de doenças, mas sim reações normais de liberações do organismo. Então, o correto é encontrar estratégias para amenizar esse desconforto, como por exemplo, os chás para gases.

Além do cheirinho desagradável que você elimina, por fim, outro desconforto que tem é sentir a barriga dura e inchada e o estômago alto. Mas, aqui vamos te dar algumas dicas de chás para gases e, com toda a certeza, você terá mais alívio e menos incômodo daqui pra frente.

Sendo assim, vamos conhecer um pouco mais sobre os gases e conhecer os chás para eliminá-los.

O que são os gases?

Chás para gases - Como eliminar gases estomacais e intestinais com chás
Mulher com dor abdominal – Vix

Primeiramente, os gases são acumulados dentro do corpo, mais exatamente no sistema digestivo, e logo eliminados pelos ânus. Então, o maior problema é realmente o desconforto que causam com as fortes dores no abdômen e tórax.

Segundo os estudos, é bem normal a mulher liberar gases diariamente de 7 a 12 vezes, enquanto que o homem de 14 a 25 vezes.

Causas dos gases

Chás para gases - Como eliminar gases estomacais e intestinais com chás
Camaçari Notícias

A princípio, são diversas as causas dos gases. Então, se você sofre desse mal, é bom prestar atenção e já saber como evitar. As principais para o acúmulo de gases são, por exemplo, a alimentação com alimentos fermentativos, quando você come muito rápido ou conversa enquanto come; correr ou andar conversando; fazer uso de bebidas gaseificadas como refrigerantes e cervejas; morder ou manter objetos na boca; fumar; comer gomas de mascar; entre outros.

Inegavelmente, dentre todos esses citados, o fator alimentação é o principal. Pois, a partir do momento que você consegue controlar a alimentação, com toda a certeza, você vai controlar os gases.

Então, aqui a dica é evitar o alimentos fermentativos. Mas o que seria alimentos fermentativos? São aqueles de difícil absorção e digestão. Pois na falta desse processo há muito mais liberação de gases. Por exemplo alguns desses alimentos são repolho, cebola, brócolis, couve-flor, ameixas secas, uvas passas, feijão, lentilhas e maçãs

Além da alimentação equilibrada, há outros fatores que podem causar essa liberação de gases excessivas, como por exemplo: intolerâncias e alergias alimentares (frutose e lactose); intoxicação alimentar, problemas gástricos, prisão de ventre, entre outros.

Então se você está com algum desses sintomas, é bom procurar uma orientação médica, pois em alguns casos o tratamento precisa também de medicamentos.

Chás para gases

Erva-doce

Chás para gases - Como eliminar gases estomacais e intestinais com chás
Benefícios das Plantas

Ingredientes

1 colher (de chá) de erva-doce

1 xícara de água fervente

Modo de preparo

Primeiramente, lembre-se que chá com ervas devem ser feitos por infusão. Isso significa que após ferver a água, você coloca a erva-doce e tampa o recipiente por uns 10 minutos. Após o chá pronto, você deve beber várias vezes ao dia. É preciso coar antes de beber.

O chá deve ser consumido sem açúcar, pois esse favorece a formação de gases. Esse é um dos bons chás para gases que ajuda na eliminação e ameniza as dores.

Menta-Pimenta

Chás para gases - Como eliminar gases estomacais e intestinais com chás
Wikipedia

Ingredientes

1 colher (de chá) de menta-pimenta

1 xícara de água fervente

Modo de preparo

Primeiramente, lembre-se que chá com ervas devem ser feitos por infusão. Isso significa que após ferver a água, você coloca a menta-pimenta e tampa o recipiente por uns 10 minutos. É preciso coar antes de beber.

O chá deve ser consumido sem açúcar, pois esse favorece a formação de gases. Com toda a certeza esse é um excelente chá para ajudar na digestão e aliviar dores no estômago e intestino.

Genciana

Chás para gases - Como eliminar gases estomacais e intestinais com chás
Benefícios das plantas

Ingredientes

1 colher (de sobremesa) de raízes secas de genciana

200 ml de água fervente

Modo de preparo

Primeiramente, lembre-se que chá com raízes devem ser feitos por infusão. Isso significa que após ferver a água, você coloca as raízes secas de genciana e tampa o recipiente por uns 10 minutos. É preciso coar antes de beber.

O consumo deve ser de uma xícara do chá antes das refeições. Excelente indicação para quem está com problemas digestivos.

Folhas de abacateiro

Chás para gases - Como eliminar gases estomacais e intestinais com chás
Benefícios das Plantas

Ingredientes

2 colheres (de sobremesa) de folhas secas do abacateiro

200 ml de água de água fervente

Modo de preparo

Primeiramente, lembre-se que chá com folhas devem ser feitos por infusão. Isso significa que após ferver a água, você coloca as folhas secas do abacateiro e tampa o recipiente por uns 10 minutos. É preciso coar antes de beber.

O consumo deve ser de uma xícara do chá de hora em hora. O chá ajuda a eliminar gases, além de ser diurético e bom para tratamento de bronquite, diarreia e eliminação dos cálculos renais.

Cardamomo

Chás para gases - Como eliminar gases estomacais e intestinais com chás
Green Me

Ingredientes

2g das sementes de cardomomo (Elletaria cardamomum L.)

1 xícara de água fervente

Modo de preparo

Primeiramente, lembre-se que chá com sementes devem ser feitos por infusão. Isso significa que após ferver a água, você coloca as sementes de cardomomo e tampa o recipiente por uns 10 minutos. É preciso coar antes de beber.

O consumo deve ser de uma xícara do chá após as duas principais refeições. Ele auxilia para aliviar o mal-estar, fadiga e inchaços do abdômen.

Afinal, o que achou da matéria? Curtiu? Então confira a matéria a seguir: Chás para dormir – Quais os melhores para ter uma ótima noite de sono?

Fontes: Greenme; Minha Vida.

Imagem de Destaque: Alexandre Bertoncini.

Próxima página »

Escolhidas para você