Ciência & Tecnologia

Clubhouse, o que é? História da nova rede social e como participar

Baseado em bate-papos ao vivo na forma de áudio, o Clubhouse foi lançado em 2020, mas explodiu em número de usuários em 2021.

Por P.H Mota

-

Se você está ligado nos assuntos mais comentados em redes sociais nos últimos dias, provavelmente já está sabendo da novidade do momento: Clubhouse. Por outro lado, talvez você ainda não tenha recebido um convite para se juntar ao clube.

Isso porque o novo aplicativo ganhou reputação por, dentre outros, ser exclusivo. Além de disponível somente para dispositivos para iOS, por enquanto, o usuário precisa de um convite de alguém já dentro da plataforma para conseguir fazer um cadastro.

Apesar do hype, ainda há muitas dúvidas sobre o que é Clubhouse e como funciona o aplicativo.

História

Clubhouse - o que é a nova rede social e como conseguir participar
Tech Crunch

O aplicativo foi criado por por Rohan Seth, ex-funcionário do Google, e por Paul Davidson, empresário do Vale do Silício. Apesar de ter sido lançado em março de 2020, somente esse ano ele explodiu em número de usuários.

A princípio, o hype em torno do Clubhouse começou com a participação de celebridades internacionais. Nomes como Oprah, Kevin Hart, Drake, Chris Rock, Ashton Kutcher e até mesmo Elon Musk foram um dos que ajudaram a promover o nome da nova rede social.

No Brasil, o diretor do reality show Big Brother Brasil, Boninho, também ajudou a gerar interesse no aplicativo.

O que é Clubhouse

Clubhouse - o que é a nova rede social e como conseguir participar
Sea Wall a Life

Em resumo, é mais uma rede social, mas baseada na troca de mensagens em áudio. Segundo a definição da própria empresa “é um novo tipo de produto social baseado em voz que permite que as pessoas de todos os lugares conversem, contem histórias, desenvolvam ideias, aprofundem amizades e conheçam novas pessoas interessantes ao redor do mundo.”

Ou seja, basicamente você pode procurar por salas de bate-papo sobre diferentes assuntos. Para quem está familiarizado com o conceito de podcasts, é como ouvir um desses programas, mas ao vivo e com a participação de gente de todo o mundo.

As mensagens trocadas por meio do Clubhouse, no entanto, não ficam salvas e não podem ser retiradas do aplicativo. A principal regra é que elas ficam apenas dentro das conversas no app, podendo inclusive serem classificadas como privadas. Dessa maneira, nem todos os bate-papos são acessíveis por todo mundo.

Como funciona

Clubhouse - o que é a nova rede social e como conseguir participar
How-To Geek

Para começar, algum usuário do Clubhouse precisa abrir um grupo e convidar as pessoas com quem deseja conversar. O aplicativo automaticamente abre o microfone, como se fosse uma ligação de voz comum, sem a necessidade de apertar nada para falar.

Além do criador da sala, outros usuários também pode receber permissões para controlar quem pode entrar ou conversar. Sendo assim, podem haver salas em que apenas algumas são autorizadas a falar, bem como espaços em que somente o criador atua como um palestrante.

A grande diferença para outras redes sociais populares, como Facebook, Twitter, WhatsApp, TikTok e Instagram, por exemplo, é que o conteúdo é disponibilizado apenas ao vivo. Diferente dos outros aplicativos, onde o conteúdo produzido pode ser acessado a qualquer momento, o do Clubhouse só pode ser consumindo ao vivo.

Além disso, não há compartilhamento de imagens ou vídeos, além da foto de perfil de cada usuário.

Como ser convidado para o Clubhouse

Clubhouse - o que é a nova rede social e como conseguir participar
CCM

O Clubhouse foi lançado inicialmente apenas para usuários de iPhone que possuem algum convite. No entanto, mesmo que você ainda não tenha sido convidado, pode baixar o app e fazer um pré-cadastro para entrar numa lista de espera.

A partir daí, o aplicativo sincroniza essa lista com os contatos do seu celular. Dessa maneira, caso algum dos amigos de sua agenda já esteja na plataforma, pode te enviar um convite imediatamente.

Usuários de Android ainda precisam aguardar o lançamento do aplicativo, que já está em desenvolvimento.

Fontes: tilt, Mashable

Imagens: Tech Crunch, Nikkei Asia, CCM, How-To Geek, Sea Wall a Life

Próxima página »

Escolhidas para você