Mundo Animal

As 12 cobras mais venenosas do mundo

As cobras mais venenosas do mundo são espécies desse animal que possuem um veneno extremamente letal e perigoso, em especialmente aos humanos.

As cobras mais venenosas do mundo são espécies da subordem Serpentes, em sua maioria. Sobretudo, elas são capazes de produzir veneno, utilizado como estratégia de defesa e ataque. Nesse sentido, servem para matar suas presas, para defesa contra predadoras e ainda para ajudar na digestão.

No geral, aplica-se o veneno por meio de uma injeção com presas ocas ou ranhaduras. Apesar disso, é mais comum encontrar as cobras mais venenosas com as estruturas das presas desenvolvidas. Ademais, estima-se que esses animais surgiram há mais de 25 milhões de anos atrás.

Acima de tudo, esses animais representam risco de acidentes por conta da potente mordida. Curiosamente, algumas espécies conseguem quebrar o casco de tartarugas com seu bote. Dessa forma, além de injetarem veneno, ainda ferem gravemente sua presa, em especial no caso dos humanos.

Sendo assim, as cobras mais venenosas do mundo são famosas por sua letalidade, principalmente quando não há tratamento correto. Além disso, é importante administrar os primeiros socorros com velocidade para evitar que o veneno se espalhe pelo organismo. Geralmente, a medição da letalidade acontece por meio da DL50 ou Dose Letal Mediana.

Continua após a publicidade

Em resumo, é um indicador dados em miligrama do veneno por quilo de massa corporal. Ou seja, quanto menor o DL50, maior o risco ao organismo. Por fim, conhecer as espécies pode ajudar em emergências, veja a seguir:

As cobras mais venenosas do mundo

1) Taipan-do-interior, a cobra mais venenosa do mundo

Fotografia de uma espécie peçonhenta

No começo desse ranking, tem-se a taipana-do-interior como cobra mais venenosa do mundo. Sobretudo, tem o veneno mais tóxico do mundo, com Dose Letal Mediana de 0,025 miligramas por quilo de massa corporal. No geral, encontra-se essa espécie letal nas regiões semiáridas da Austrália, mas vive em zonas remotas sem tanto contato com humanos.

2) Coral-verdadeira, a cobra mais venenosa do Brasil

Fotografia de uma espécie peçonhenta

Continua após a publicidade

Em resumo, existem 32 espécies dessa cobra no Brasil, mas todas são da mesma família da cobra naja e da mamba. Nesse sentido, tem toxicidade calculada em 0,69 miligramas por quilo de massa corporal. Acima de tudo, essa cobra existe em todos os lugares do Brasil, desde o Sul até o Norte.

3) Cobra-marrom

Fotografia de uma espécie peçonhenta

Ainda que tenha aparência comum, a cobra-marrom é uma das mais venenosas porque sua toxicidade chega a ser de 0,053 miligramas por quilo de massa corporal. Portanto, é pouco menor que a mais venenosa do mundo, em primeiro na lista. Ademais, encontra-se essa espécie na Nova Guiné e Austrália.

4) Taipan-costeira, a parente próxima da cobra mais venenosa do mundo

Fotografia de uma espécie peçonhenta

Continua após a publicidade

Também comum na Nova Guiné e no norte da Austrália, essa espécie tem um veneno com DL50 de 0,99 miligramas por peso corporal. No geral, são animais ágeis e grandes, com situação endêmica nos países que habitam. Porque faz parte do grupo das serpentes Taipan, está entre as mais venenosas do mundo.

5) Serpente-tigre, a cobra mais venenosa da Austrália

Fotografia de uma espécie peçonhenta

Natural do sudeste da Austrália, sendo uma das que causam maior temor à sociedade, apesar das espécies sinistras na região. Curiosamente, seu veneno leva uma pessoa à morte em até 30 minutos, com letalidade de 0,118 miligramas por quilo corporal. Ademais, é a cobra mais venenosa pertencente à ordem Squamata.

6) Serpente-tigre-preta

Fotografia de uma espécie peçonhenta

Continua após a publicidade

Com dose letal de 0,131 miligramas por quilogramas de peso corporal, essa espécie é comum nas ilhas da Tasmânia e King. Como consequência, seu veneno mata uma vítima entre 6 a 24 horas. No geral, mede até 2 metros e se alimenta de peixes e lagartos, tanto de pequeno quanto de médio porte.

7) Cobra-marinha-comum

Fotografia de uma espécie peçonhenta

Tão grande quanto sua beleza externa é a letalidade dessa espécie,  que também tem a dose de veneno mais letal do mundo. Nesse sentido, é um animal marinho popularmente visto no Mar da Arábia e Golfo Pérsico. Ademais, também recebe o nome cobra-marinha-de-nariz-de-gancho.

8) Mamba negra

Fotografia de uma espécie peçonhenta

Continua após a publicidade

Também do grupo da naja e da cobra-coral, essa é uma das diversas espécies de cobra mamba, sendo igualmente venenosa. Comumente, seu veneno mata um ser humano em 20 minutos. Ademais, pode chegar a medir 4 metros, sendo popular nas partes da África Subsariana.

9) Krait Azul, a cobra mais venenosa canibal

Cobras mais venenosas do mundo, quais são?

Sobretudo, chega a ter um metro de comprimento, com uma cauda de 16 centímetros e coloração preta e branca em todo o corpo. Além disso, é comum no oeste da Ásia e na Indonésia. Por fim, possui hábitos noturnos e acaba sendo uma espécie agressiva quando em ameaça.

10) Pelágio

Cobras mais venenosas do mundo, quais são?

Continua após a publicidade

Essa espécie, contém um veneno cem vezes mais potente que o da Taipan do Continente, sendo comum nos oceanos Atlântico e Pacífico. Ou seja, consegue matar mil homens adultos com somente alguns miligramas do veneno. Apesar disso, não possui hábitos agressivos e não é violenta, reagindo com fuga antes de injetar o veneno quando em perigo.

11) Serpente-tigre da Ilha de Chappell, a cobra mais extensa dessa família

Cobras mais venenosas do mundo, quais são?

Também do grupo de serpente-tigre, é um animal que vive nas ilhas tasmanianas. Nesse sentido, é ainda a maior espécie das cobras dessa família, porque pode ter até dois metros. Ademais, tem uma letalidade de 0,194 miligramas por peso corporal, o que significa que a cobra pode matar em poucos minutos.

12) Cobra-da-morte

Cobras mais venenosas do mundo, quais são?

Continua após a publicidade

Por fim, a cobra-da-morte é comum no leste e sul litorâneo da Austrália. Curiosamente, tem um corpo mais robusto do que extenso, mas uma cabeça de flecha e cauda fina. Portanto, é um exemplar interessante na natureza.

E ai, conheceu as cobras mais venenosas do mundo? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência

Próxima página »

Escolhidas para você