Curiosidades

Coca Ks – Origem, história, sabor único e segredo da mini Coca-Cola

Coca KS é mais gostosa por causa da garrafa de vidro sim. É ela que mantém o gás e evita reações químicas, mantendo o sabor da bebida.

Atualizado em 06/07/2020

Dificilmente alguém nunca ouviu outra pessoa afirmar o quanto a Coca KS é mais gostosa que as outras. Muitos associam isso ao fato dela estar engarrafada em vidro. E quer saber a verdade? Essas pessoas estão cobertas de razão.

A garrafa de vidro auxilia no sabor que muitos consideram mais gostoso por dois motivos. Em primeiro lugar vem aquela história de não perder o gás, sabe? Diferentemente das garrafas plásticas, as garrafas de vidro e as latas de alumínio conseguem manter a carbonatação, ou seja, o gás, por muito mais tempo.

Em segundo lugar as garrafas plásticas e as latas de alumínio alteram o sabor do refrigerante, isso é causado por reações químicas. Por isso, a Coca KS, que fica na garrafa de vidro, mantém o sabor original da bebida. Todo o segredo está no material. Isso porque – 1) o vidro é impermeável; 2) ele possui grande inércia química. Isso significa que o vidro demora muito mais tempo para interagir quimicamente com o refrigerante.

A história da Coca KS

coca ks
A evolução das garrafas de Coca – geekpublicitario

No início da sua distribuição pelo mundo, a Coca-Cola não tinha uma garrafa com um formato padrão. É válido lembrar que nos primórdios do refrigerante só existiam garrafas de vidro. Então, sem padrão cada fabricante, na época separados em quatro países, utilizava a garrafa que melhor lhe convinha. Porém isso não ficava bom para a marca já que era possível encontrar diferentes formatos em um mesmo ponto de venda.

Os idealizadores da bebida resolveram fazer algo a respeito e em 1915 decidiram padronizar o formato da embalagem. Foi criado um concurso para encontrar o modelo ideal de garrafa. O vencedor foi Alexander Samuelson. Sua criação foi utilizada durante 30 anos e batizada de garrafa contour.

E onde a Coca KS entra nisso? Ela não é o modelo inicial. Quando foi criada, a Coca KS veio em um tamanho maior que o que era considerado normal. KS é a abreviação de King Size, que parece não fazer muito sentido, mas no princípio a Coca normal era menor que a KS. Chamada de regular, ela tinha apenas 185ml. Por outro lado, a Coca KS chegou às lojas com 290ml, a quantidade considerada ideal para matar a sede de uma pessoa.

O segredo da mini Coca-Cola

Já que estamos falando sobre a Coca KS, que tal relembrar um sucesso do passado? Na época de 80 e 90 a Coca-Cola lançou uma promoção que distribuiu packs de mini garrafinhas de Coca KS. O produto virou uma febre. E uma dúvida pairava na cabeça de muitos: o que tinha dentro da garrafinha era Coca-Cola?

A resposta é não. Lendas e histórias rodavam sobre como o líquido dentro da garrafa fazia mal se alguém bebesse. Isso também é mentira. De acordo com a própria Coca-Cola o que tinha na garrafa era apenas água sem gás, corante e um conservante que deixava com a cor da bebida original. Apesar de não Coca-Cola e não ser feita para consumo, beber essa mistura não fazia mal a ninguém.

 

Se interessou? Quer saber mais sobre a Coca-Cola? Certamente você vai gostar dessa matéria: História da Coca-Cola – Sucesso, estratégias e curiosidades

Imagens: Geekpublicitario, Abir

Fontes: Curtamais, Programaconsumer, Buzzfeed, Brasilacademico, Uol