Vale Conhecer

Onze dicas de como acordar mais cedo e um cronograma para segui-lo

Felizmente, existem onze maneiras de saber como acordar cedo para aproveitar o tempo diurno de modo eficiente.

Existem várias pessoas que sentem muita dificuldade em sair da cama pela manhã. O despertador geralmente é ignorado ou se alguém tentar acordá-lo sempre é pedido aqueles cinco minutinhos que viram horas. Sendo assim, como acordar cedo?

Todo mundo tem um relógio biológico interno. Por isso, através dele é possível saber quando dormir durante a noite e quando acordar pela manhã. 

Porém, nem todas as pessoas são matutinas e já despertam com aquela disposição. Portanto, o horário comercial se torna um problema porque o corpo ainda não está pronto para começar o dia. Felizmente, existem maneiras de saber como acordar cedo para aproveitar o tempo diurno de modo eficiente. 

Pesquisa sobre acordar cedo

Onze dicas de como acordar mais cedo e um cronograma para segui-lo

Quando a pessoa acorda de maneira correta, segundo pesquisadores, reduz o nível de estresse, o desânimo, as chances de ter depressão também baixaram. Reflexo disso, a qualidade de vida apresenta melhoras. Portanto, foi feita uma pesquisa na Universidade de Educação de Heidelberg, na Alemanha, que revelou que pessoas matutinas são mais proativas do que as noturnas. A publicação do estudo foi no Journal of Applied Social Psychology.

Segundo a pesquisa, levou em conta a proatividade habilidades de lidar facilmente com problemas. Além disso, os pesquisadores apontaram que esse tipo de pessoa são as mais bem sucedidas nas profissões. Ademais, revelaram ainda que ao acordar cedo a produtividade é maior. Razão disso, é adiantar as obrigações.

Continua após a publicidade

Outra pesquisa feita por quatro universidades da Inglaterra divulgou que é necessário seguir uma rotina simples para auxiliar uma pessoa totalmente noturna a ser matutina. Sendo assim, foi preciso de 21 candidatos no estudo que tinham como horário de dormir aproximadamente 2h30 da madrugada e acordavam depois das 10h da manhã. Por 3 semanas, eles tiveram que seguir o cronograma abaixo:

  • Acordar aproximadamente três horas mais cedo do que o de costume
  • Tomar café da manhã
  • Tomar um pouco de luz do dia pela manhã
  • Se exercitar somente pela manhã
  • Almoçar no mesmo horário todos os dias
  • Não ingerir café depois das 15h da tarde
  • Não tirar cochilos depois das 16h da tarde
  • Evitar comer depois das 19h da noite
  • Evitar luz durante a noite 
  • Dormir cerca de três horas mais cedo do que o de costume
  • Acordar e dormir no mesmo horário todos os dias

Todos os participantes tiveram resultados positivos e conseguiram alterar o relógio. Além disso, demonstraram a capacidade de acordar mais cedo sem problemas. 

Detalhes de como acordar mais cedo

Agora, para te ajudar a ter um ótimo desempenho, vamos especificar os procedimentos de como acordar cedo.

Determine o horário de sono

Determine uma média de 6 a 8 horas de sono por dia. Por exemplo, tente dormir às 22h30 e acorde às 7h30. Por isso, continue com esse procedimento por duas semanas. Portanto, o corpo irá se sentir um pouco exausto todos os dias às 22h30 e você irá para a cama no mesmo horário automaticamente.

Resultado disso, é acordar mais disposto pelas manhãs. Nos primeiros dias será um pouco difícil. Contudo, seu corpo irá se acostumar e acordar sem dificuldade nos dias seguintes.

Diminuir atividades durante a noite

Onze dicas de como acordar mais cedo e um cronograma para segui-lo

Quando a noite chegar, escape de atividades em excesso que te prendem até altas horas. Sendo assim, o ideal é não programar nada no período noturno. Um dos principais problemas que impedem dormir no horário correto são, por exemplo:

Estipule um horário para encerrar essas atividades ou as faça pela manhã. A produtividade será melhor ainda pois terá mais ânimo e maior concentração. 

Construa o melhor cenário

Onze dicas de como acordar mais cedo e um cronograma para segui-lo

Já deixe o seu quarto preparado o mais cedo possível. Com isso, a primeira brecha que tiver para dormir é só seguir para a cama. Portanto, é bom deixar luzes baixas, o cobertor e o travesseiro na cama, um ambiente sem barulho e evitar eletrônicos que possam provocar atrasos no seu sono. 

Melhorar a alimentação pela manhã

Onze dicas de como acordar mais cedo e um cronograma para segui-lo

Ao acordar é bom ingerir algo que te ajude a despertar ainda mais. Como, por exemplo, um café, chá ou até mesmo aguá gelada. Ademais, completar com alimentos saudáveis cheios de vitaminas e nutrientes é ótimo complemento.

Segundo o nutrólogo da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), Roberto Navarro, frutas com casca são excelentes opções. Além disso, aveia, linhaça ou chia também são alternativas acessíveis. 

Melhorar a alimentação pela noite

É extremamente necessário limitar o consumo de cafeína até as 14h. Esses estimulantes naturais podem provocar insônia ou somente atrasos na hora de dormir. Por isso, é importante evitá-los. É importante lembrar que até alguns chás, possuem cafeína como, por exemplo, o chá preto. 

Alimentos como proteína animal e gordura demoram mais para se digerir. Portanto, também é bom evitá-los antes de dormir, ainda de acordo com o nutrólogo. 

Colchão e travesseiro

Onze dicas de como acordar mais cedo e um cronograma para segui-lo

Dar atenção a estes dois itens é de grande ajuda para facilitar o seu sono durante a noite. Sendo assim, com um colchão adequado irá garantir o alinhamento postural. Por isso, será mais fácil no momento em que você estiver acordando. 

Motivo de acordar cedo

Saber o motivo de fazer isso tudo é um bônus. Principalmente se tiver algum objetivo em mente. Como, por exemplo, ter que acordar cedo para trabalhar, estudar ou fazer qualquer atividade pela manhã. Encontrar focos que te motivem a continuar a acordar cedo é fundamental. A confirmação, portanto, é feita pela psicóloga e docente do curso de Psicologia do Centro Universitário de Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Juliana Graciani.

Jamais usar o modo “soneca” do despertador

Essa é uma muleta que retarda seu cérebro com uma série de falhas. Dormir e acordar para ativar e desativar o modo soneca provoca, por exemplo:

  • Desânimo
  • Irritação
  • Mal humor

Acordar de uma vez com apenas um despertador atrai toda a energia para si e a adrenalina vem a todo vapor. É o famoso tirar o band-aid. Rápido e indolor. 

Banho de sol

Onze dicas de como acordar mais cedo e um cronograma para segui-lo

Acordar um pouco mais cedo e ficar debaixo do sol pela manhã ao ar livre trará uma energia extra. Ou seja, seu corpo vai receber aquele raio de luz e irá entender que seu dia começou e quando a noite chegar trará um sono gostoso. 

Se for difícil sair para pegar a luz do dia devido às condições divergentes de moradias, existem outras maneiras. Portanto, acender as luzes de casa, abrir as cortinas ou até mesmo dar uma volta no quarteirão são indicados.  

Cronograma

Se organize. Programe seus dias para não ser pego de surpresa. Claro, não será possível seguir a risca todos os dias o que você tiver planejado. Contudo, chegar perto disto é recomendável para não prejudicar seu sono. 

Atividades matutinas

Realizar exercícios físicos pela manhã como, por exemplo, musculação, crossfit, correr ou caminhar. Um bom banho com água gelada ao nascer do sol também é um ótimo despertador natural. 

 Confira também sobre O que é demissexualidade e por que intriga muita gente?

Próxima página »

Escolhidas para você