MENU
Como baixar a pressão alta [de forma rápida e eficiente]
E quando a pressão sobe muito, tem como baixar? Saiba o que fazer para baixar a pressão alta, rapidamente, em caso de hipertensão ou não.
![Como baixar a pressão alta [de forma rápida e eficiente]](https://segredosdomundo.r7.com/wp-content/uploads/2019/02/destaque-1.jpg)
Você sabe o que fazer para baixar a pressão alta? Aliás, você sabe se é possível fazer alguma coisa, fora tomar remédios, para controlá-la?
Se você acompanha o Segredos do Mundo, já deve conhecer os sintomas mais comuns da pressão arterial alta. Basicamente, dores de cabeça, palpitação na artéria e enrijecimento da nuca são alguns dos sintomas clássicos.
Contudo, não é incomum que essa elevação da pressão seja assintomática. Uu seja, sem sintomas, o que é mil vezes mais perigoso.
Mas, e quando ela está lá nas alturas (acima do recomendado, como você já viu nessa outro post aqui), o que fazer para baixar a pressão alta? Será que é possível fazer isso de forma rápida?
Como baixar a pressão alta?
Segundo especialistas no assunto, embora o indicado seja cuidar da saúde para manter a pressão arterial estável, é possível sim baixar a pressão alta de forma emergencial.
A recomendação, no caso de pessoas que já sejam diagnosticadas com hipertensão (pressão alta), são para que a pessoa tome o remédio indicado pelo cardiologista e, caso isso não funcione para baixar a pressão altar em até 1 hora, que a pessoa vá até um pronto-socorro para ser examinado por um médico.
No entanto, se a pessoa não for hipertensa, o ideal é que procure relaxar um pouco. Caso a pressão continue subindo ou não abaixe em 1 hora, aí então é bom não perder mais tempo e procurar atendimento médico emergencial.
Se quadros como esse forem frequentes, é preciso consultar um cardiologista para que sejam feitos exames. Caso a pressão alta crônica seja diagnosticada, o tratamento é feito com reeducação alimentar, exercícios físicos e remédios específicos para o problema.
Por que a pressão aumenta?
Basicamente, a pressão arterial aumenta quando o sangue encontra barreiras para circular pelas artérias e veias. Na maioria dos casos, dentre outros motivos que você já conferiu nesse outro post, isso acontece devido ao acúmulo de gordura no interior do sistema circulatório.
No entanto, a pressão arterial pode subir também devido a situações específicas, especialmente se envolvem muito estresse. Alguns exemplos disso são quando recebemos uma má notícia, quando estamos muito emocionados, depois de refeições muito pesadas e até mesmo durante o esforço físico intenso.
A diferença nesses casos é que não costuma ser preciso interferir no organismo, com medicamentos, por exemplo; para baixar a pressão alta.
Existem ainda as pessoas que sofrem com picos de pressão alta frequentemente, por predisposição. Nesse caso, é preciso estar sempre atento ao movimento da pressão e procurar tratamento.
Dá para controlar a pressão alta?
Pessoas hipertensas precisam medir a pressão com regularidade para perceber como anda o quadro de alterações. Mas, além do remédio indicado pelo especialista, é preciso uma mudança de estilo de vida.
Melhorar o físico, reduzir o sal na alimentação, praticar exercícios físicos, para de fumar, evitar estresse são apenas algumas das medidas indicadas para quem precisa baixar a pressão alta ou mantê-la sob controle.
E, falando nisso, essa matéria pode ser também muito útil para quem precisa fazer esse controle e para quem quer prevenir o problema: 7 alimentos que aumentam a pressão arterial e você não sabia.
Fontes: Tua Saúde, Fatos Desconhecidos
Imagens: Estilo e Bem-estar, Fakt24, Jornal Centro Cívico