Curiosidades

Como desentupir o ouvido – Dicas caseiras para resolver o problema

Ouvido entupido causa muito incômodo e desconforto, em alguns casos causa até dor. Por isso é bom saber como desentupir o ouvido e evitar mais problemas.

Por Renata Gonçalves Pereira

Apesar de ser bastante incômodo, é comum sentir o ouvido entupido às vezes, seja por causa da mudança na pressão atmosférica, por exemplo, em viagens de avião ou ao mergulhar. Ou em outros casos devido ao acúmulo de objetos, água ou cera dentro do ouvido. Já em casos mais sérios, o ouvido entupido pode ser causado por labirintite ou até por infecções.  Seja qual for à causa é importante saber como desentupir o ouvido.

Apesar de desconfortável e incômodo, o ouvido entupido nem sempre indica problemas na saúde do canal auditivo, podendo passar em pouco tempo. Para esses casos, existem algumas técnica simples que podem ajudar desentupir o ouvido rapidamente, aliviando o desconforto. Mas, é muito importante que essas técnicas sejam feitas com muito cuidado, pois o canal auditivo é uma região bastante sensível.

No entanto, dependendo da situação o ouvido entupido pode prejudicar a audição, além de causar coceira, dor, febre, saída de pus e vertigens. Nesses casos é importante consultar um médico otorrino para identificar a causa, indicar o tratamento adequado e receitar a melhor forma de como desentupir o ouvido.

Como desentupir o ouvido: possíveis causas

1- Acúmulo de cera

Imagem: Diário de Biologia

A cera ou cerume possui um papel importante na saúde do ouvido, pois serve como proteção contra a entrada de micro-organismos e poluentes. Porém, certas situações podem afetar o funcionamento da produção de cera, como resultado há um acúmulo dentro do canal auditivo. Isso acontece quando você limpa a cera de forma excessiva, pois o organismo entende que é necessário aumentar a produção. Por isso, o ideal é limpar apenas a parte externa do ouvido com uma toalha ou com o próprio dedo.

No entanto, evite o uso de cotonetes, pois eles podem empurrar a cera para o fundo do canal auditivo, formando uma rolha que irá obstruir o canal que leva sons ao tímpano. Como resultado a audição fica prejudicada.

Nesse caso é preciso ir a um otorrino para que ele faça a limpeza do acúmulo de cera de forma correta ou indique medicamentos que vão amolecer a cera que facilitará sua retirada. Mas, caso queira saber como desentupir o ouvido de forma caseira, há algumas técnicas que podem ser usadas sem causarem danos ao canal auditivo, tais como:

  • Aplicar duas gotas de algum óleo mineral, por exemplo, óleo de amêndoas doces, óleo de abacate e azeite, por 2 ou 3 vezes, todos os dias, durante 2 a 3 semanas.
  • Fazer a irrigação do ouvido com água morna com a ajuda de uma seringa sem agulha e deixe a água por 60 segundos dentro do ouvido. Por fim, vire a cabeça e deixe o líquido sair pela orelha.
  • Técnica milenar chinesa chamada de cone chinês, que consiste em aplicar um cone com fogo dentro do ouvido, o calor fará com que a cera derreta. Porém, não é recomendado pelos médicos, pois pode causar queimaduras caso não seja aplicado adequadamente.

 2- Labirintite

Imagem: Uol

Uma doença chamada labirintite afeta o labirinto, região do ouvido responsável pela audição e equilíbrio do corpo, causando tonturas, zumbido no ouvido e sensação de o ouvido estar entupido. A labirintite não tem cura, porém há medicamentos que ajudam a controlar os sintomas para que a pessoa possa ter uma vida normal, assim como desentupir o ouvido.

3- Objetos obstruindo o ouvido

Imagem: Veja

Muitas vezes as pessoas não sabem como desentupir o ouvido, por isso acabam introduzindo objetos dentro do ouvido na tentativa de desentupi-lo, por exemplo, o uso de cotonetes.

Entretanto, acaba obstruindo ainda mais o que piora os sintomas, pois pode soltar um pouco de algodão dentro do ouvido.  Da mesma forma, algumas crianças tem o hábito de colocar objetos pequenos no ouvido correndo o risco de ferir o canal auditivo. Ademais, nesses casos, somente o otorrino sabe como desentupir o ouvido, removendo o objeto de forma segura.

4- Problemas odontológicos

Imagem: UOL

Problemas odontológicos como o bruxismo pode afetar o canal auditivo, pois causa ranger dos dentes e movimento incorreto da mandíbula, causando a sensação do ouvido entupido.

Então, no caso de labirintite é preciso fazer um acompanhamento com um dentista e um otorrino, que vão saber como tratar o bruxismo e o movimento da mandíbula. Da mesma forma, vão indicar como desentupir o ouvido e resolver os outros sintomas.

5- Infecção

Imagem: PB Agora

A infecção de ouvido é chamada de otite e causa a sensação de ouvido entupido, devido ao inchaço no canal auditivo que impede os sons de chegarem ao tímpano. Além de ouvido entupido, a otite causa febre baixa, coceira e vermelhidão na orelha. Ademais, o otorrino deve ser procurado para indicar o tratamento adequado para aliviar os sintomas, como desentupir o ouvido, por exemplo.

6- Acúmulo de água no ouvido

Imagem: Tua Saúde

Uma das causas mais comuns de ouvido entupido é o acúmulo de água causado ao mergulhar em piscinas, rios e mares. Portanto, para esses casos é importante saber como desentupir o ouvido, o que você pode fazer em casa mesmo. Por exemplo, ficar deitado na cama do lado do ouvido entupido e esperar a água sair ou inclinar a cabeça até o ombro, encher a boca de ar e fazer uma leve pressão no ouvido com a palma da mão. Entretanto, caso não resolva o problema procure um otorrino.

7- Síndrome de Ménière

Imagem: Eauriz

A síndrome de Ménière não tem cura e nem uma causa conhecida. No entanto, costuma afetar pessoas entre 40 e 50 anos causando zumbido constante nos ouvidos, tontura, perda de audição e ouvido entupido. Entretanto, esses sintomas variam de pessoa para pessoa, aparecendo de repente e dura um curto período de tempo, desaparecendo logo em seguida. Para aliviar os sintomas, como desentupir o ouvido, um especialista deve ser procurado.

Como desentupir o ouvido

1- Como desentupir o ouvido bocejando

Imagem: Biosom

Pode parecer estranho, mas em alguns casos bocejar pode ajudar a desentupir o ouvido. Pois ao bocejar, o ar entra no canal auditivo o que equilibra a pressão desentupindo o ouvido. Basta fazer o movimento de bocejar com a boca olhando para cima, se ouvir um estalo dentro do ouvido é normal. Pois indica que está descomprimindo. Você pode repetir o gesto algumas vezes até desentupir completamente.

2- Como desentupir o ouvido mascando chiclete

Imagem: Metrópoles

Mascar chiclete também ajuda a aliviar a pressão dentro do ouvido ao movimentar os músculos do rosto, o que vai ajudar a desentupir o ouvido. Inclusive, durante viagens de avião, mascar chiclete pode evitar que o ouvido fique entupido.

3- Como desentupir o ouvido bebendo água

Imagem: WikiHow

Ao beber água, o movimento dos músculos do rosto ajuda a diminuir a pressão do canal auditivo. Então, encha a boca com água, segure o nariz e em seguida engula a água inclinando a cabeça para trás, o que irá aliviar o ouvido entupido.

4- Como desentupir o ouvido segurando o ar

Imagem: Wikipedia

Outra forma de abrir o canal auditivo e equilibrar a pressão interna é inspirar profundamente, tampar o nariz com a mão e ao mesmo tempo tentar soltar o ar pelo nariz.

5- Como desentupir o ouvido com compressa morna

Imagem: UOL

Em caso de ouvido entupido causado por gripe ou alergia, aplicar compressa morna funciona muito bem para desentupir o ouvido. Basta aplicar a compressa sobre o ouvido e deixar por 3 minutos, pois o calor ajuda a dilatar o canal auditivo e equilibrar a pressão do ouvido.

Embora a maioria dos casos de ouvido entupido possa ser tratada em casa, há situações mais graves que podem precisar de orientação médica. Por exemplo, infecções e até mesmo rompimento do tímpano, que vão exigir um tratamento adequado para evitar maiores complicações.

O que você achou dessa matéria? Se você gostou, também vai gostar dessa: Desentupir o nariz – 7 formas que realmente funcionam.

Fontes: Tua Saúde, Comunicare Aparelhos Auditivos

Imagens: Coruja Feed, Diário de Biologia, UOL, Veja, PB Agora, Eauriz, Biosom, Metrópoles, WikiHow, Wikipedia

Próxima página »

Escolhidas para você