Saúde

Confira 12 dicas de como engordar com saúde

Enquanto a perda de peso sempre parece ser o centro das atenções, existem aqueles que desejam ganhar peso. Veja algumas dicas de como engordar com saúde!

Em um mundo onde a obesidade está se tornando cada vez mais um problema de saúde pública, pouco se discute sobre como engordar com saúde. Mesmo com o foco na perda de peso, é importante lembrar que estar abaixo do peso tem seus próprios problemas de saúde.

Geralmente, ingerir mais calorias em comparação com a quantidade que o corpo está queimando resulta em ganho de peso. No entanto, os níveis de ingestão de calorias variam de uma pessoa para outra.

Mesmo assim, vale a pena notar que nem todos os métodos de ganho de peso são seguros. De fato, alguns caminhos para aumentar o peso podem levar a graves efeitos à saúde no curto e no longo prazo. Então, se você deseja ganhar peso de maneira saudável, aqui estão 12 maneiras de como fazer isso:

12 dicas de como engordar com saúde

1. Coma com frequência

Sendo magro, você pode se sentir satisfeito mais rápido em comparação com os outros, mas comer com mais frequência é algo que pode ajudá-lo muito a saber como engordar.

Além disso, o que você também pode fazer é fazer um lanche antes de dormir, pois cada pequena mordida é importante no processo de ganho de peso.

2. Coma mais proteína

Transformar essas calorias extras em proteínas musculares é um elemento muito importante quando se trata de ganhar peso. Desse modo, o que você precisa ter em mente é que a proteína faz você se sentir mais cheio e também reduz sua fome. Portanto, não deixe que a proteína reduza sua ingestão de alimentos.

Continua após a publicidade

3. Coma alimentos nutritivos

Como parte de sua dieta saudável, não se esqueça de adicionar alimentos ricos em gorduras e carboidratos às suas refeições. Com efeito, a melhor maneira de completar sua nutrição para o dia é não pular refeições e fazer com que cada refeição conte, tornando-a nutritiva.

4. Beba shakes e smoothies

Não opte apenas por bebidas geladas ou café, mas opte por adicionar leite à sua dieta através de smoothies ou shakes. Há uma grande variedade de smoothies disponíveis no mercado que podem ajudá-lo a adicionar essas calorias extras à sua dieta. Alguns destes são:

  • Smoothie de morango
  • Smoothie de banana com manteiga de amendoim e morango
  • Suco de banana com chocolate
  • Suco de banana com nozes

5. Adicione calorias extras à sua comida

Ao procurar dicas de como engordar com saúde, não se esqueça de completar suas refeições com algumas calorias extras. Coberturas como queijo extra em uma omelete, ovo em uma torrada de abacate, frutas secas em seu iogurte ou manteiga de amendoim com maçã são algumas coisas que podem ajudar no seu processo de ganho de peso.

6. Faça exercícios

Exercitar-se, especialmente quando se trata de treinamento com pesos, é ótimo para acelerar o processo de ganho de peso. Portanto, ir à academia e aumentar o peso que você levanta regularmente pode ser muito útil nesse processo.

Fazer um pouco de cardio é bom, mas não se concentre apenas nisso, mas preste mais atenção ao treinamento com pesos, pois isso é algo que o ajudaria a ganhar músculos.

7. Tenha um sono de qualidade

A falta de sono resulta em fadiga e dificulta o crescimento muscular. Portanto, é aconselhável ter um bom sono para a formação muscular adequada e ganho de peso saudável.

8. Use pratos maiores

Escolher pratos maiores pode te ajudar muito no ganho de peso. Quando você aumenta a porção do alimento que consome, é realmente benéfico para você.

9. Concentre-se em alimentos saudáveis ​​e integrais

Carboidratos complexos

Este é o momento perfeito para comer seus carboidratos! Mas você tem que ser esperto sobre isso. Isso significa focar em carboidratos complexos como batata-doce, quinoa, pão integral, arroz integral e aveia. Isso permitirá que você ganhe peso saudável, ou seja, sem causar estragos nos níveis de glicose no sangue.

Gorduras Saudáveis

A adição de gorduras saudáveis como azeite, abacate e nozes, ajuda a obter um ganho de peso saudável. Aliás, alguns os chamam de “’potenciadores de energia’, pois são uma maneira fácil de aumentar as calorias sem precisar aumentar o volume.

Use manteiga de amendoim ou amêndoa como pasta ou lanche em misturas de trilha com nozes e frutas secas . Até mesmo usar azeite de oliva em sua cozinha é uma maneira simples e fácil de incorporar algumas gorduras extras saudáveis.

Laticínios

Se você ama seu queijo, iogurte e leite, então você vai gostar disso. Adicionar mais laticínios à sua dieta é uma maneira fácil (e gostosa) de aumentar seu peso de maneira saudável; já que são ricos em proteínas e cálcio fortalecedor dos ossos.

Ovos

Os ovos são ótimos para comer para quem saber como engordar de forma saudável. Eles não são apenas embalados com proteínas, vitaminas e minerais, mas também fornecem a energia que você precisa para passar o dia. Ademais, eles também são versáteis, então você pode prepará-los como quiser.

Carne magra

A carne é uma ótima fonte de proteína. Aumentar a ingestão de proteínas é importante na hora de saber como engordar com saúde. Assim como com carboidratos, porém, você precisa ser inteligente sobre isso. Portanto, faça adição de proteína de carnes magras em vez de processadas, como bacon e salsichas gordurosas.

Leguminosas, Lentilhas e Tofu

Não come carne? Então incremente sua dieta com essas fontes de proteína vegetal ! Legumes, lentilhas e tofu são ótimas alternativas que também podem aumentar seus níveis de carboidratos, o que ajuda no ganho de peso saudável.

10. Faça uso de suplementos como Ômega-3

Os ácidos graxos essenciais ômega-3 encontrados no salmão são agora conhecidos por estimular o crescimento muscular, diminuir a degradação muscular, aumentar a perda de gordura, ajudar na recuperação das articulações e fornecer vários outros benefícios à saúde.

Desse modo, tente consumir pelo menos 2-3 refeições de peixe por semana. As nozes também contêm uma quantidade razoável de ômega-3, assim como as sementes de linhaça, que são ótimas polvilhadas com queijo cottage ou manteiga de amendoim.

11. Tome bebidas de alto teor calórico antes ou com as refeições

O tempo que você bebe líquidos é importante quando você está trabalhando para ganhar peso. Se você preferir beber líquidos antes das refeições para aumentar o apetite, considere tomar uma bebida com alto teor calórico com um lanche ou refeição.

Para qualquer outra bebida, tome pelo menos meia hora após a refeição e não com a refeição. À medida que você come suas refeições, você também pode aumentar o número de calorias na comida, completando-a com extras, como ovos mexidos ou queijo. Você também pode adicionar leite em pó sem gordura a ensopados e sopas.

12. Não fume

Por fim, as pessoas que param de fumar recuperam o olfato e o paladar e podem descobrir que gostam mais da comida do que antes. Ademais, fumar também é um hábito que envolve a ação da mão na boca e, quando as pessoas param de fumar, podem descobrir que substituem o fumo por comer alimentos saudáveis.

Então, curtiu saber essas dicas? Pois, não deixe de ler também: 5 segredos da felicidade de acordo com a ciência

Próxima página »

Escolhidas para você