Hoje em dia, viagens de avião está bem mais acessíveis e são raras as pessoas que ainda não tiveram oportunidade de viver esse tipo de experiência. Nos anos 60, no entanto, esse se tratava de um luxo que pouco podiam bancar. Aliás, nessa época, não era só preço das passagens que se mostravam diferentes: os serviço de bordo, dentro dos aviões, era extremamente requintado.
Requinte, inclusive, era a marca registrada de uma famosa empresa americana, chamada Pan Am, fundada na década de 20, mas que fez bastante sucesso até o final dos anos 70. Essa companhia, cujo “carro-chefe” eram as viagens internacionais, nas quais os viajantes tinham direito a cobertores, travesseiros, além de bebidas alcoólicas à vontade e um cardápio refinado, que oferecia assados frescos e outros pratos quentes.
Foi para relembrar os serviços memoráveis da empresa americana e para recordar o luxo e a sofisticação que existiam nas viagens aéreas na década de 60 que o fotógrafo Michael Kelley – com ajuda de especialista em história da avição, Anthony Toth – decidiu criar o projeto “Pan Am Flight 120”. Como você vai ver nas fotos abaixo, o ensaio fotográfico reconstitui um dos voos da companhia mais frequentados da época, que saía do Aeroporto Internacional de Los Angeles (LAX) para o Aeroporto de London Heathrow (LHR), a bordo de um Boeing 747-200.
Aliás, para quem ficou pesaroso por não ter vivido nessa época, uma notícia que pode interessar: a fotos do projeto de Kelley foram feitas em terra firme, em um Boeing 747 parado, que pertence a Air Hollywood, uma empresa de Los Angeles que cria sets de filmagens em aviões. Uma vez por mês, essa empresa disponibiliza vagas, por 300 dólares, para pessoas que queiram viver experiência de voltar no tempo e participar de uma simulação de como eram os voos pela Pan Am. Durante 4 horas, tempo que durava a viagem de Los Angeles a Londres, os “felizardos” podem desfrutar de todo luxo que era oferecido pela antiga companhia aérea.
Interessante, não? Confira como ficaram as fotos: