Longe da beleza padrão da juventude, também há beleza. Essa, basicamente, é a ideia defendida pela fotógrafa Anastasia Pottinger ao criar sua série fotográfica, chamada Centenários. Como o nome mesmo indica, não foram modelos de 20 e poucos anos que posaram para as lentes da profissional, mas modelos com corpos e formas reveladoras, com marcas de uma vida inteira, todos com mais de 100 anos.
Isso mesmo, em preto e branco Anastasia fotografou como fica o corpo humano com mais de 100 anos . A pele, os contornos do corpo, as manchas, cabelos, e traços. Tudo isso, como você vai ver nas fotos abaixo, mudam, caem, mas no fundo revelam a beleza da sabedoria, de vidas vividas até o limite muitas vezes inimaginável.
Segundo a fotógrafa, a ideia de fazer a serie Centenários nasceu depois que uma senhora de 101 anos contou a ela que tinha vontade de ser fotografada nua, desde que sua identidade não fosse revelada. A partir de então, as lentes de Anastasia se dedicaram a esse trabalho delicado, que revela como você e qualquer um de nós ficará na velhice, sem o viço da juventude, especialmente se conseguir ultrapassar a linha de mais de 100 anos.
Sobre seu trabalho e a impressão que ele causa nas pessoas, Anastasia escreveu em seu site: “As imagens foram bem recebidas. As pessoas ficam visivelmente comovidas pelo que estão olhando. Se estão se perguntando, “É assim que vou ficar?” ou lembrando de de alguma pessoa amada – a resposta parece universalmente emocional em algum nível”.
Veja, abaixo, como fica o corpo humano com mais de 100 anos: