M&M’s – Como são feitos e qual a origem dos chocolates coloridos?

Sabia que cada cor dos M&M’s é produzida separadamente, e que só depois são misturadas? Confira como os chocolates coloridos são feitos.

Talvez seja diferente com vocês, caros leitores, mas essa repórter que vos escreve faz parte de uma camada da sociedade muito particular, deliberadamente compulsiva pelos coloridinhos, doces e irresistíveis chocolates M&M’s. Não dá para entender como a indústria consegue fazer tanta delícia em pequenas pastilhas, cujo gosto maravilho se renova a cada embalagem pesada (e grande) de M&M’s que consumimos (ou melhor, que eu consumo) ao longo da vida.

Ao contrário de tudo que você já comprou enganado todos esses anos, pensando se tratar de outra coisa (clique para ver); os M&M’s são puros, verdadeiros, honestos, sensíveis (estão solteiros), enfim, são tudo de bom. É por isso, por essa paixão pessoal, que peço licença hoje para mostrar a vocês como essa maravilha é feita, desde suas misturas básicas até a fase em que os M&M’s estão prontos para ser devorados de uma bocada só. Ok, parei!

Bom, embora estejam no mercado brasileiro desde 1994, muito antes dos M&M’s chegarem até as prateleiras dos supermercados existe um processo cuidadoso de controle de qualidade, seguido por todos na fábrica. Conforme divulgado pelo site UOL, duas vezes por dia, grupos de 8 a 10 funcionários de diversas áreas da Mars, marca responsável pelas pastilhas de chocolates, são escalados para fazer a prova da iguaria e dizer se tudo correu bem com com aquela leva de M&M’s.

17

Aliás, para quem sentiu uma pontinha de interesse aí: sim, essa parte árdua do teste de qualidade, ou seja, a degustação; faz parte do trabalho de todos os funcionários da empresa. Eles até recebem treinamento para isso, sabia? Se você ficou interessado, a fábrica fica em Guararema, a 79 quilômetro de São Paulo.

Fazendo M&M’s

Mas, falando sobre o processo de produção em si, a primeira coisa feita na fabricação dos M&M’s é o próprio chocolate. Ao invés de comprar o produto pronto, a marca é a responsável pela mistura de sucesso das pastilhas. Aliás, o processo começa por ingredientes básicos, como a manteira de cacau em grandes blocos.

2

Portanto, o que garante o gostinho particular dos M&M’s, é o cacau. Aliás, ele que chega à fábrica em cristais. Mas, antes de ir para a receita, esse ingrediente, originalmente amargo, e derretido em grandes quantidades.

3 4

Em seguida, a receita de M&M’s recebe açúcar e uma espécie de ingrediente secreto: o leite em pó. Ele, aliás, faz toda diferença no sabor. Depois disso, tudo é misturado por até 4 horas, tempo que leva para o chocolate ficar pronto.

5

Assim, depois de frio, o chocolate é triturado e derretido novamente. Em seguida, ele vai para uma esteira cheia de pequenas forminhas. Agora sim, os M&M’s começam a tomar cara de M&M’s.

6

Então, no final desse processo, as pastilhas de M&M’s já estão prontas para receber a casquinha colorida. Aliás, da mesma forma, é com a versão de amendoim revestido de chocolate.

8 7

Colorindo os M&M’s

Agora, chegou a vez das casquinhas crocantes dos M&M’s. Elas, aliás, são feitas de xarope de glicose, amido e açúcar. E, sobretudo, corantes de 6 cores diferentes: amarelo, laranja, verde, azul, vermelho e marrom.

9

Portanto, para serem cobertas, as pastilhas de M&M’s ficam girando em máquinas bem parecidas com as misturadores de cimento. Aliás, esse processo demora, em média, 9 horas. Isso porque as pastilhas também são polidas nessa etapa para ficarem brilhantes.

11

Cada cor, claro, é produzida separadamente e só depois são misturadas. Em seguida, as pastilhas são encaminhadas para a última etapa da fabricação. Esta, consiste em gravar o “m” da marca. Mas, esse é um processo sigiloso e ninguém sabe como funciona.

15 12

Aí, então, uma quantidade sem fim de chocolates fresquinhos é embalada e encaixotada. Então, eles podem ir direto para as prateleiras. Em seguida, estão prontos para serem comercializados. Aliás, só para acrescentar, são produzidas nessa fábrica mais de 500 milhões de chocolatinhos por mês!

14

Não é uma coisa dos sonhos? Agora, chega de papo, quem topa ir ali procurar uns chocolatinhos?

Agora, se quiser conhecer outras coisas maravilhosas que foram inventadas durante a guerra (sim, que esses disquinhos de chocolate surgiram assim), melhor conferir essa outra matéria: 10 invenções de guerra que você usa até hoje.

Fonte: UOL

Imagem de destaque: Pepper

Outras postagens

Um comentário em “M&M’s – Como são feitos e qual a origem dos chocolates coloridos?