Descubra como as cores influenciam o nosso cérebro!

As cores afetam nossa mente e nossos estados emocionais, veja aqui o que cientistas afirmam sobre a sua influência em nossa vida.

Descubra como as cores influenciam o nosso cérebro!

As cores são impressões de faixas luminosas captadas pelos olhos, ou seja, designam uma sensação visual que ocorre na presença de luz, transmitida ao nosso cérebro. A palavra “cor”, vem do latim e significa “cobrir, ocultar”.

Estima-se que os humanos possam distinguir até 10 milhões de cores. Assim, podemos dizer que estamos cercados por elas e pelas influências que exercem sobre nós.

Através das cores você pode expressar seu estado de espírito (como bom humor, estresse e etc.), mostrando, entre outras coisas e inconscientemente, se você se sente mais relaxado ou irritado. A publicidade e os meios de comunicação, assim como a arte, utilizam largamente as cores como meio de transmitir sensações ou influenciar pessoas.

Além disso, existem cores que são consideradas estimulantes, como você pode perceber se analisar algumas marcas de empresas de produtos alimentícios ou cosméticos. Veja como se dá essa influência a seguir.

Como ocorre a influência das cores no cérebro?

As cores são vistas de forma bastante diferente entre seres humanos e animais. Cães e gatos enxergam bem menos cores do que os humanos, mas enxergam melhor no escuro. Muitos insetos, aves, répteis e peixes têm um pigmento extra para a luz ultravioleta e, por isso, enxergam coisas para nós invisíveis. O camarão é, provavelmente, o animal que mais enxerga cores. Até as plantas podem “ver” a luz: elas conseguem distinguir comprimentos de onda como o infravermelho, invisíveis a nós, humanos, e a outros animais.

Um estudo da Universidade de Sussex, na Inglaterra, explorou os diferentes aspectos que determinam que cada pessoa perceba as cores de maneira única, mesmo que a tonalidade seja sempre a mesma de uma perspectiva física objetiva. A pesquisa foi publicada recentemente na Revisão Anual da Vision Science.

Muitas vezes pensamos nas cores como imutáveis: damos como certo que o azul ou o vermelho que vemos é idêntico ao que qualquer outra pessoa pode ver.

No entanto, a realidade é bem diferente: uma grande variedade de fatores influencia a forma como as pessoas percebem e falam sobre cores, tornando essa experiência única, individual e subjetiva. Embora o vermelho ainda seja vermelho, cada um de nós vê essa cor como algo diferente e pessoal.

A biologia de nossos olhos, a maneira como nosso cérebro processa essa informação, as palavras usadas em nossa linguagem para falar sobre as categorias de cores, juntamente com muitos outros aspectos, marcam essas variações individuais na percepção das cores.

Por outro lado, a psicologia das cores também afirma que as raízes culturais também têm grande influência na aplicação das cores, já que há países onde uma cor tem um significado, enquanto em outros ela pode expressar o oposto.

Influência das cores

As cores influenciam no comportamento humano, e a área que estuda essa influência é chamada de psicologia das cores. As pesquisas têm demonstrado que muitas de nossas decisões diárias são influenciadas pelas paletas de cores que nos são apresentadas.

Segundo os cientistas, poucas coisas nos influenciam tanto a nível psíquico e emocional como as cores do ambiente que nos rodeia: elas afetam o nosso estado de espírito por razões físicas e também psicológicas. Por isso, veja o que representam cada uma das cores abaixo:

Verde

Raios de luz de comprimento intermediário nos fazem ver a cor verde.

O verde é a cor mais harmoniosa e calmante de todas. Representa as energias da natureza, esperança, perseverança, segurança e satisfação. Simboliza a vida nova, energia, fertilidade, crescimento e saúde. Usada em excesso, determina orgulho, superioridade e arrogância.

Onipresente na natureza, representa tudo relacionado ao meio ambiente. É uma cor que transmite muita calma e tranquilidade. Os tons esverdeados estabilizam as emoções, causam equilíbrio e harmonia, mas também tédio. Se estiver amarelado, está associado a doenças, inveja e sensações desagradáveis. Se for muito escuro, desperta inveja ou raiva. Os venenos são refletidos com esta cor.

Vermelho

Se apenas ondas longas são refletidas, então vemos o vermelho.

Vermelho é a cor do amor, paixão, revolução e perigo. É muito marcante e podemos considerá-la uma cor muito multifacetada, pois transmite muitas sensações diferentes. Desse modo, esse tom também tem um lado negativo ao associá-lo à agressividade ou ao medo e relacioná-lo ao sangue ou ao fogo.

Azul

A luz azul é a que tem o comprimento de onda mais curto.

Essa cor é considerada a favorita das pessoas. Em suma, azul representa fidelidade, harmonia e simpatia. Também está associado à tranquilidade e frescor. A cor está muito presente em nossas vidas através da natureza, seja com o azul do céu ou com o azul do mar.

No lado psíquico, ela relaxa a mente e reduz os sintomas de estresse e ansiedade. Seu efeito sobre a frequência cardíaca é estudado. Também está associado à tristeza e frieza.

Amarelo

A luz amarela é composta pela prevalência das radiações no centro do espectro. O amarelo que vemos na tela da televisão ou dos computadores é obtida pela superposição de duas luzes: vermelho e verde.

Relacionado à confiança, segurança, otimismo, criatividade, intuição, abundância e sucesso. Aumenta a concentração e transmite muita energia. No negativo, está relacionado à depressão e ao suicídio.

Em algumas culturas, está associado à má sorte, mas, na realidade, o amarelo tem muitas outras conotações. Em países como o Brasil, por exemplo, é totalmente o contrário, já que é considerada a cor da boa sorte e ao dinheiro. É muito vivaz e marcante, o que ajuda a transmitir diversão, energia e alegria.

Roxo

O roxo é uma cor secundária derivada da mistura em partes iguais das cores vermelho e azul. 

Atualmente, é uma cor intimamente associada ao feminismo. O violeta também está relacionado com a tecnologia e a espiritualidade. Desse modo, simboliza verdade, autenticidade, poder e ambição.

Também está ligado ao mistério, ao romance e ao misticismo. Por outro lado, violeta também simboliza introversão e decadência.

Laranja

As cores secundárias resultam da mistura de duas primárias. Por exemplo, ao misturar amarelo e vermelho, se dá o laranja. Existem 45 tons de laranja catalogados.

Exótico e intimamente associado ao budismo, transmite otimismo e positividade. Além disso, é a cor da sensualidade e abundância. Também de imaturidade e frivolidade. É a cor do sucesso e está associada à ambição. Quando combinada com outras cores, como o azul, transmite calma, serenidade e harmonia.

Rosa

Quando vemos um objeto rosa, o receptor vermelho do olho humano é ativado, assim como o verde e azul, mas não completamente (pois assim seria enxergada a cor branca); apenas o suficiente para que o cérebro entenda que aquela cor é a rosa.

É uma cor associada ao romance, amizade e universo feminino. Além disso, está ligada à doçura e delicadeza. Existem muitos tons de rosa e os mais intensos também têm uma certa ligação com os escandalosos. Por outro lado, é uma cor rara na natureza. Ainda, nós o associamos a um sabor doce.

Marrom

É a cor que “não é uma cor”, da sujeira, do impuro. Tecnicamente, o marrom está no espectro do laranja. O marrom foi visto primeiro pelo homo Sapiens antes do laranja, cujo nome veio da fruta.

Transmite sentimentos comuns sem manifestar riscos, vitalidade ou problemas. Apesar de ser a cor da terra, que pode estar associada à tranquilidade, costuma implicar sentimentos negativos ou tristes.

Preto

Se for visto da cor negra, é porque o objeto absorveu todas as cores que incidiram sobre ele. A cor preta, afinal, é a ausência da reflexão da luz.

É principalmente uma cor associada à morte e ao negativo, mas também à elegância e ao poder. Transmite um certo grau de mistério. Nós o associamos a tristes eventos de perda e luto.

Branco

Quando vemos um objeto branco é porque, na verdade, ele está refletindo toda a luz que incide sobre ele. O oposto de um objeto negro, que absorve toda a luz.

Por fim, apesar de parecer universal, o branco não tem o mesmo significado em todas as culturas. No Ocidente, por exemplo, está associado à paz e à pureza, enquanto no Oriente ou na África está associado à morte.

É também uma cor que transmite limpeza e luz, bem como está associado a boas ações e perfeição. Nos tempos antigos, significava orgulho e pureza.

Então, gostou de saber mais sobre a influência das cores?

Bibliografia

Do You See What I See? Diversity in Human Color Perception. Jenny M. Bosten. Annual Review of Vision Science (2022).

DASILVA, E. J. The colours of biotechnology: science, development and humankind. Electronic Journal of Biotechnology, v. 7, n. 3, p. 01-02, 2004.

DC, T. Aplicaciones de la biotecnología amarilla en la industria alimentaria: enzimas, aditivos, aromas, ácidos orgánicos y aminoácidos. Una bióloga en la cocina. 2020.

Referências: Móveis Absoluta, Par de Ideias, Printi, Bolavip, Ciência Latina, Liga Acadêmica de Neurociências, Brasil Escola, Meu Cerebro, Memoria.ebc

Outras postagens