Curiosidades

Crescimento do pênis – Até que idade ele cresce e qual o tamanho médio?

O crescimento do pênis é uma grande preocupação entre os jovens, por isso, trouxemos até que idade isso acontece e qual o tamanho médio.

Por Toni Nascimento

-

Se você é homem, provavelmente já mediu o próprio pênis. Consequentemente, já passou por paranoias como “será que o meu pênis é pequeno” ou “qual será o tamanho ideal”? Da mesma forma que os homens são encabulados com esse tema, muitas mulheres também tem suas duvidas sobre o assunto. Mas o que você realmente sabe sobre o crescimento do pênis?

Para esclarecer, o crescimento do pênis começa na puberdade, período no qual a testosterona começa a aumentar. Desse modo, o aumento de testosterona, que é impulsionado pela coordenação entre o hipotálamo, a glândula pituitária e os testículos, faz com que o pênis e os testículos comecem a crescer.

Além disso, também promove o desenvolvimento de características sexuais secundárias (como corpo e pelos pubianos) e a produção de esperma e fluido seminal na primeira ejaculação. Continue lendo para saber mais.

Crescimento do pênis: até que idade ele cresce?

Fonte: Pexels

O pênis é o órgão reprodutor masculino. Ele é composto pela glande, terminações nervosas, corpo esponjoso que envolve e protege a uretra e dois corpos cavernosos, que ficam nas laterais.

Durante a ereção, esses três corpos ficam cheios de sangue, consequentemente isso permite o crescimento do pênis em momentos de excitação sexual.

Na puberdade o pênis cresce primeiro em comprimento, depois fica mais grosso. Assim, os meninos podem desenvolver um pênis de tamanho adulto a partir dos 12 anos até 21 anos de idade.

Assim como tudo o mais que acontece durante este período, o crescimento do pênis ocorre em ritmos e momentos diferentes. Um estudo descobriu que a taxa média de crescimento do pênis é maior entre os 12 e os 18 anos.

Tamanho médio do pênis

Fonte: Pexels

Quando o pênis atinge seu tamanho adulto, a medida média é entre 12 e 16 centímetros, sendo a média global 14 cm. Ademais, é relatado que 90% dos homens têm um pênis ereto entre 13 e 15 centímetros. Já em relação à circunferência média do pênis de um adulto, o valor geralmente varia entre os 9 cm e os 12 cm.

No Brasil, a média é de 15,7 cm. O país com a maior média é a República Democrática do Congo, com 17,93 cm e o com menor média é o Nepal, com 9,3 cm.

A circunferência, grossura, média do brasileiro é de 12,99 cm. O país de pênis mais grosso é a França, com 13,63, enquanto o com o mais fino é a Turquia, com 8,89 cm.

O mito do tamanho

Fonte: Pexels

Definitivamente, o tamanho do pênis não importa. E apesar do que a pornografia mostra, pênis grandes são extremamente incomuns. De acordo com estudos, pênis extremamente grandes (acima de 18 ou 20 centímetros) são bastante raros, ocorrendo em 1 entre 1.000 homens.

E sobre o ‘tamanho não ser documento’, uma pesquisa com 52.031 homens e mulheres apontou que 85% das mulheres disseram estar satisfeitas com o tamanho do pênis de seus parceiros. Por outro lado, apenas 55% dos homens estavam satisfeitos com o tamanho de seu pênis.

Então, quem está preocupado com o tamanho e até tem buscado métodos para o aumento do pênis deve saber que o mais importante é o momento da relação sexual.

Ou seja, mostrar afeição não apenas sexual, desenvolver intimidade, comunicar-se sobre o que gosta, bem como tratar a parceira com respeito e consideração contribui muito mais para a satisfação sexual de ambos, do que o tamanho aleatório de qualquer parte do seu corpo.

Pênis torto e Growers e showers

Crescimento do pênis - Até que idade ele cresce e qual o tamanho médio?
Fonte: Pexels

Talvez você ache que o pênis torto é um problema, mas saiba que não é. Inclusive, o pênis torto é algo muito comum. Se isso não te atrapalhar na hora H, portanto, está tudo bem.

Além disso, existe uma grande diferença entre as pessoas no momento da excitação. Por isso, é bom saber sobre a diferença entre os growers e os showers.

A palavra grower, assim, vem de grow (crescer, em inglês). A maioria dos homens se encaixa nessa categoria. O pênis, quando flácido, varia de 3 a 6 cm, e ao ficar ereto pode dobrar e até triplicar de tamanho.

Já shower, vem de show (mostrar, em inglês). Ou seja, shower é aquele que se mostra. Logo, nesses casos, quando flácidos, os membros possuem de 9 a 11 cm. Entretanto, ao contrário dos growers, não crescem muito quando eretos.

É possível aumentar o tamanho do pênis?

Fonte: Pexels

Cirurgia, bombas de pênis, suplementos e exercícios são algumas opções para quem deseja aumentar o tamanho do pênis. Curiosamente, algumas alegações são apoiadas por dados científicos, enquanto outras têm maior probabilidade de resultar em mais dor do que ganho, até e incluindo danos permanentes ao membro.

De modo geral, os métodos para o aumento incluem:

Pílulas

As pílulas para aumentar o pênis são suplementos que afirmam ou sugerem que tomá-las proporcionará um pênis maior. Elas são vendidas sob uma variedade de nomes de marcas online e em lojas de suplementos que prometem “aumento masculino” ou seja, o aumento direto do pênis.

Todavia, a maioria dessas pílulas contêm ingredientes que podem ajudá-lo a ter uma ereção mais rápida ou um pouco mais firme do que o normal, mas não podem aumentar o corpo cavernoso do membro e, portanto, não podem torná-lo permanentemente maior.

Dispositivos de tração

Os extensores penianos são dispositivos de tração que você amarra ao seu pênis flácido e usa por um período prolongado, geralmente várias horas por dia. Isso pode resultar em um aumento no comprimento do pênis, embora possa levar meses para ver os resultados.

Bombas de vácuo

Crescimento do pênis - Até que idade ele cresce e qual o tamanho médio?
Fonte: Pexels

As bombas para o pênis (dispositivos a vácuo que estimulam o fluxo sanguíneo para o pênis) causam ereção e às vezes são usadas para tratar a disfunção erétil. Contudo, elas também não farão seu pênis ficar permanentemente maior.

Inclusive um estudo reuniu 37 homens que usaram bombas de pênis por 20 minutos, três vezes por semana, durante seis meses.

Os pesquisadores descobriram que o comprimento médio do pênis dos participantes aumentou apenas 0,3 cm (o que não foi estatisticamente significativo), o tratamento foi apenas 10% eficaz e apenas 30% dos pacientes disseram estar satisfeitos.

Loções

Várias loções são vendidas online com nomes até poéticos, e assim como os comprimidos para aumentar o pênis, eles contêm várias vitaminas, ervas e suplementos que alegam aumentar o tamanho do pênis.

Entretanto, da mesma forma que as pílulas para aumentar o pênis, não há evidência de que funcionem, e algumas não são regulamentadas pela Anvisa.

Cirurgia de aumento do pênis

Os cirurgiões oferecem uma variedade de procedimentos cirúrgicos para aumentar o pênis, desde a injeção de gordura ou preenchimentos até o corte do ligamento suspensor dentro do corpo para fazer o pênis pender mais baixo e parecer mais longo, até a inserção de um implante flexível.

Contudo, a maioria destes procedimentos são caros e potencialmente perigosos. Ademais, um estudo de maio de 2019 publicado na revista Sexual Medicine Reviews aconselhou os homens que a cirurgia de aumento peniano é “ineficaz e arriscada” e, muitas vezes, pode colocar os pacientes nas mãos de charlatões.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: O que acontece quando alguém quebra o pênis?

Fonte: Minuto Saudável, Tua Saúde, SBP, Urologia Kids

Fotos: Pexels

Próxima página »

Escolhidas para você