Curiosidades

Cuidados com a tatuagem: o que fazer e como evitar complicações

Cuidados com a tatuagem é, certamente, a fase mais importante do procedimento e precisa atenção. Veja dicas e e riscos ao fazer tatuagens.

O que antes era algo extremamente julgado e raro, hoje em dia é bem comum ver pessoas tatuadas. Mesmo sendo planejada ou feita por impulsa o mais importante é se atentar ao cuidados com a tatuagem, nos primeiros dias. Pois esses cuidados são essenciais para que ela continue bonita e que não ocorra nenhuma complicação.

Afinal, tatuagem é nada mais que uma ferida feira na pele, por meio da injeção de uma tinta não tóxica na derme, região localizada abaixo da epiderme. Assim é usado uma espécie de máquina de tatuagem, onde com múltiplas agulhas a tinta é inserida na pele em movimentos de vai e vem, simultaneamente.

E para que a tatuagem dure é preciso que a agulha atinja a derme, por isso elas possuem cerca de dois milímetros. Caso não chegue nesta camada a tinta acabará sumindo. Porém, mesmo sendo uma tinta não tóxica é preciso ter cuidados com a tatuagem, afinal é uma ferida.

Cuidados com a tatuagem - dicas, ricos, mitos e verdades
Maquina de fazer tatuagem – Super Interessante

Cuidados com a tatuagem

Após fazer uma tatuagem o que todos querem é que ela cicatrize e continue bonita e vibrante, assim como não ter infecções. Mas para isso é preciso ter cuidados específicos como higienização adequada, passar hidratantes e pomadas cicatrizadoras.

Continua após a publicidade

Então confira os cuidados que devem ser tomados após fazer uma tatuagem

Higienização

Cuidados com a tatuagem - dicas, ricos, mitos e verdades
Medical News Today

A primeira lavagem é a mais delicada, pois ela irá remover restos de células mortas e sangue. Porém antes de iniciar a higienização é muito importante lavar as mãos, para tirar possíveis bactérias e sujeiras que podem contaminar a área machucada.

Depois de higienizar aos mãos, inicie passando água corrente sobre o local, esfregando levemente com os dedos. Contudo, não use esponjas, buchas ou tecidos. Posteriormente passe um sabonete antisséptico suave. Bem como a água não deve estar quente, assim evitando a abertura dos poros da pele que facilitam a entrada de bactérias.

Essa lavagem pode ser feita a partir do dia seguinte ao procedimento, bem como enquanto a pele possuir uma crosta de cicatrização.  E lembre-se, mesmo que já tenha cicatrizado os cuidados com a tatuagem devem persistir por toda vida. Então sempre mantenha uma higienização periódica em suas tatuagens.

Uso de pomadas

Cuidados com a tatuagem - dicas, ricos, mitos e verdades
Correio

Após finalizar uma tatuagem o tatuador passará uma pomada para hidratar e ajudar na vermelhidão e no inchaço. Sintomas que são extremamente normais, afinal a pele foi machucada. E para que a tatuagem cicatrize com sucesso você também precisa continuar com essa hidratação.

Continua após a publicidade

Então com uma pele bem limpa e seca é aconselhável o uso de pomadas antibióticas ou bepantol. Contudo obter pomadas antibióticas é um pouco mais complicado, já que sua venda é feita apenas com receita. Por isso o mais utilizado é o famoso bepantol.

Por essa razão nos primeiros dias é ideia usar a pomada de uma a três vezes ao dia, principalmente no período da noite, antes de dormir. Assim como o uso deve ser mantido por pelo menos 20 dias, desde o  dia do procedimento, sendo um dos mais importantes cuidados com a tatuagem.

Não prolongue o uso do filme plastico

Youtube

Por mais que o filme plástico ajude a proteger a tatuagem bem como na absorção da pomada evitando infecções ele não deve ser usado por mais de três dias. Em outras palavras, o uso estendido do filme plástico pode contribuir para o aparecimento de bactérias, assim gerando infecções.

Da mesma forma que toda vez que toda vez que se fizer uma higienização, sendo ela lavagem da área e aplicação da pomada, o plástico deve ser trocado. Afinal estamos tratando de uma ferida, então o menor cuidado é pouco para que ela cicatrize sem grandes problemas.

Continua após a publicidade

Não exponha o local tatuado ao sol

Cuidados com a tatuagem - dicas, ricos, mitos e verdades
Tatoo 2me

Jamais exponha a recém tatuagem a luz solar diretamente. Isso é porque a radiação UV que o sol emite atinge a derme podendo provocar inflamações, bem como retardar o processo de cicatrização. O sol também interfere na fixação dos pigmentos, deixando a tatuagem com aspecto apagado.

O certo é usar protetores solares bem como roupas para proteger a área dos raios do sol. Os mais recomendados são os filtros solares para crianças ou bebês, pois além de formarem uma camada protetora sobre a pele eles também provocam menos alergias.

Não puxe as peles de cicatrização

Saúde Melhor

Nunca arranque as peles da cicatrização. E por mais que a curiosidade de ver a tatuagem bonitinhas seja grade, além da coceira que ela causa, puxa-las pode causar infecções. Afinal ela está la para proteger uma pele que ainda não esta completamente formada bem como cairão sozinhas.

Aliviando a coceira

Cuidados com a tatuagem - dicas, ricos, mitos e verdades
ANAD

E juntamente com a cicatrização surgem as casquinhas e as indesejáveis coceirinhas. Mas não coce. Isso se da por conta da pele estar seca e frágil, então é normal o local coçar. Por isso o recomendável é o uso de cremes hidratantes para peles secas, como por exemplo Nivea ou Vasenol.

Continua após a publicidade

Além disso, outro truque para aliviar a coceira é dar tapinhas na área, porém tem que ser de levinho. Contudo, se o incomodo  persistir é recomendável retornar ao tatuado bem como procurar um dermatologista. Pois essa coceira excessiva pode ser resultado de uma reação alérgica.

Evite alimentos gordurosos

Uol

Essa creio que muitos já sabem, pois quando se vai fazer uma tatuagem essa é uma das primeiras recomendações. Contudo o que se observa é que a ingestão de alimentos condimentados e gordurosos podem causar alergias no local tatuado. E como devemos ter cuidados com a tatuagem, o certo é não ingerir esse tipo de alimento em grandes quantidades.

Cicatrização da tatuagem

Cuidados com a tatuagem - dicas, ricos, mitos e verdades
Tatoo 2me

E para bons cuidados com a tatuagem é necessário ter um bom processo de cicatrização, para que no final ela fique linda. Desta forma existem estágios de cicatrização:

1. Primeira fase

O processo de cicatrização começa após o termino do procedimento, sendo então o primeiro estágio. Neste período a tatuagem ainda está como uma ferida aberta. Desta forma ela precisa ser lavada,  bem como coberta por pomada e plástico filme por pelo menos 24 horas.

Continua após a publicidade

Assim é muito importante trocar os curativos com frequência, sempre mantendo uma boa higienização, assim evitando infecções. Nesta faze a tatoo provavelmente também irá doer, além de ficar inchada. A formação de crosta também é normal neste período.

2. Segunda fase

Neste faze que as casquinhas começam a cair, e com elas vem as coceiras e os desconfortos. O importante é não coçar, pois as unhas podem contaminar o ferimento. Então para aliviar a coceira e ao mesmo tempo hidratar a pele é recomendável passar cremes e hidratantes corporais.

3. Terceira fase

Agora as crostas da sua tatuagem já terão caído. Contudo o cuidado não acaba, porque ainda existirá uma pequena camada de células mortas sobre ela, fazendo com que sua aparência fique menos vibrante por um tempo.

Riscos da tatuagem

Jornal do Empreendedor

Mesmo sendo um procedimento ligeiramente simples, podem existir risco na hora de se fazer uma tatuagem. Sendo eles

Continua após a publicidade
  • Reações alérgicas; podendo também se manifestas depois de anos.
  • Riscos de contaminação por equipamento mal esterilizados, como por exemplo AIDS, Staphylococcus aureus e hepatita B ou C.
  • Formações de queloides;
  • Inflamações devido a má higienização;
  • Esconder evidências de doenças na pele;

Desta forma se a área tatuada apresentar vermelhidão intensa, sangramento, grande inchaço e dor intensa é preciso procurar imediatamente um hospital. Assim como febre acima de 38°C, acompanhadas de sensação de cansaço podem indicar infecção no local.

Mitos e verdades sobre tatuagem

Cuidados com a tatuagem - dicas, ricos, mitos e verdades
Motel Passione

– Quem normalmente tem ou já teve queloide não deve fazer tatuagem.

VERDADE: Se você já sofreu com esse problema ou sofra não é recomendável que faça tatuagem. Pois o risco de desenvolver esse tipo de cicatriz após o procedimento é muito alto.

– Devemos passar um protetor solar de FPS alto nas tatuagens.

Continua após a publicidade

VERDADE: Como dito anteriormente o sol pode deteriorar os pigmentos da tatuagem, assim como causar infecções ou alergias nos procedimentos recém feitos.

– Quem está amamentando não pode fazer tatuagem.

MITO: A mãe pode sim fazer tatuagens no período de amamentação. Porém a escolha do local bem como a do profissional deve ser algo a se atentar. Pois a contaminação dos materiais usados que podem prejudicar a mãe e o bebê.

– Não pode comer carne de porco após fazer uma tatuagem.

Continua após a publicidade

MITO: Como dito antes, o excesso desses tipos de alimentos podem causar complicações. Isso é porque alimentos gordurosos induzem o aparecimento de inflamações. Por isso não é recomendável no período de cicatrização.

Lembrando que por mais que o período de cicatrização tenha passado os cuidados com os lugares tatuado devem continuar. Só assim elas ficaram para sempre bonitas e vibrantes.

Confira também: Tatuagens com nome – Onde tatuar, estilo de letra e 100 inspirações

Fonte: Derma Club, Minha Vida e Tua Saúde

Continua após a publicidade

Imagem destacada: Homens que se cuidam

Próxima página »

Escolhidas para você