Curiosidades

Curiosidades científicas – 20 fatos inacreditáveis sobre a vida e o Universo

A ciência é ampla que pode guardar segredos inacreditáveis. Confira nossa lista com curiosidades científicas surpreendentes.

Atualizado em 15/09/2020

Curiosidade significa, resumidamente, o desejo de conhecer algo sobre determinado assunto. Um dos temas que mais desperta esse desejo sobre informação é, certamente, a ciência. Isso porque, o que chamamos de ciência é um campo muito amplo e que engloba determinados assuntos. Desse modo, curiosidades científicas podem estar relacionada à diversas áreas do conhecimento.

Além disso, vários campos da ciência são pouco desenvolvidos ou demandam muito tempo de estudo e qualificação. Por isso, áreas como astronomia, física ou até mesmo medicina possuem poucos profissionais atuantes, o que faz com que muitas curiosidades científicas fiquem “escondidas” por muito tempo.

Outro fator que leva à existência de tantas curiosidades científicas é o fato da descoberta em si ser incrível. Isso porque, descobrir algo novo ou curioso sobre determinado tema, além de aguçar nossa criatividade, nos dá a sensação de que estamos compreendendo, mesmo que um pouco, o mundo que nos cerca.

20 curiosidades científicas

1 – Sol

Fonte: Segredos do Mundo

A priori, o Sol realiza um processo de conversão de 600 milhões de toneladas de hidrogênio em hélio a cada segundo. Isso porque, o astro realiza fusão nuclear ininterruptamente.

2 – Grito

Fonte: Pixabay

Essa curiosidade científica é, certamente, muito interessante. Se uma pessoa gritasse durante 8 anos, 7 meses e 6 dias seria capaz de produzir energia suficiente para aquecer uma xícara de café.

3 – Órbita

Fonte: Segredos do Mundo

A Terra orbita em torno do Sol, isso certamente você já sabe. Mas, o que talvez você não saiba ainda é que esse movimento de órbita é feito em uma velocidade de, aproximadamente, 107 mil quilômetros por hora.

4 – Furacão

Fonte: Segredos do Mundo

De modo geral, a energia produzida por um furacão em 10 minutos é superior a todas as armas nucleares do mundo juntas.

5 – Estrela de nêutrons

Fonte: Tecmundo

Um volume do tamanho da cabeça de um alfinete de uma estrela de nêutrons tem uma massa de, aproximadamente, uma tonelada.

6 – Longevidade

Fonte: Pixabay

De maneira geral, a chance de uma pessoa viver 116 anos é uma para 2 bilhões.

7 – Profundidade

Fonte: Segredos do Mundo

Certamente, você já deve ter lido ou ouvido sobre o oceano e sua profundidade. Mas, você sabia que a parte mais profunda do oceano pode ter 11 mil metros. Por isso é que os oceanos ainda são locais que guardam muitos segredos e curiosidades científicas.

8 – Raio

Fonte: Segredos do Mundo

Apesar da temperatura do Sol ser muito elevada, ela pode ser superada. Isso porque, quando cai, um raio pode atingir uma temperatura superior à superfície solar.

9 – Vasos sanguíneos

Fonte: Juruá Online

Se todos os vasos sanguíneos do corpo humano fossem reunidos, a distância percorrida pela sua extensão seria de 96 mil quilômetros.

10 – Velocidade dos raios

Fonte: Segredos do Mundo

De modo geral, os raios atingem a velocidade de 6 quilômetros por segundo para descargas com polaridade positiva e 304 quilômetros por segundo para as descargas de polaridade negativa.

11 – Ossos humanos

Fonte: Segredos do Mundo

Apesar de nascermos com 270 ossos, essa quantidade chega a 206 na vida adulta. Isso porque, os ossos se fundem ao longo da vida.

12 – Eco

Fonte: Segredos do Mundo

Normalmente, o eco que ouvimos é causado pela repetição de um som pela reflexão da sua onda sonora.

13 – Galáxias

Fonte: Segredos do Mundo

Apesar de não haver um número exato, estima-se que exista 10 bilhões de galáxias no Universo.

14 – Um dia

Fonte: Segredos do Mundo

Apesar de estabelecermos que um dia tem 24 horas, o tempo correto é de 23 horas e 56 minutos. E é por isso que a cada quatro anos temos o fenômeno conhecido como ano bissexto.

15 – Luz Solar

Fonte: Segredos do Mundo

Mesmo que a gente não perceba, a luz solar demora 8 minutos e 20 segundos para viajar até a Terra.

16 – Superlua

Fonte: Segredos do Mundo

Certamente você já deve ter ouvido o termo Superlua. Esse nome não é em vão, porque durante o fenômeno, o diâmetro do satélite pode aumentar em até 14%.

17 – Oxigênio

De modo geral, um ser humano adulto respira em torno de 550 litros de oxigênio diariamente.

18 – Monte Everest

Curiosidades científicas- 20 fatos inacreditáveis sobre a vida e o Universo
Fonte: Segredos do Mundo

Mesmo já sendo gigante, o Monte Everest continua crescendo. Desse modo, estima-se que o monte cresça 4 milímetros anualmente.

19 – O animal mais letal do mundo

Fonte: Segredos do Mundo

Se alguém te perguntasse qual o animal mais letal do mundo, o que você diria? Certamente, você apostaria em um animal feroz ou mesmo violento. Contudo, os mais letais do mundo são os mosquitos, que causam até 725 mil mortes humanas anualmente.

20 – Formigas

Fonte: Segredos do Mundo

Por fim, um  animal que mesmo pequeno, é muito forte. Trata-se da formiga, capaz de levantar até 50 quilos a mais que seu próprio peso.

Gostou das curiosidades? Então leia também essa matéria: Maior borboleta do mundo – Características da espécie que passa de 30cm

Fonte: Brasil Escola, Planeta Biologia

Imagens: Tecmundo, Juruá Online, Pixabay

Por <a href='https://segredosdomundo.r7.com/author/amandasales/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Amanda Sales</a>
Por Amanda Sales
Jornalista, escritora, redatora e social media. Gosto de coisas demais para caber aqui. Instagram: @tobemcansada