Curiosidades

Curiosidades sobre a vida – 50 fatos interessantes sobre o Universo e os humanos

Seja sobre animais, plantas ou seres humanos, há diversas curiosidades sobre a vida no planeta. Conheça 50 desses fatos.

Atualizado em 17/09/2020

A vida no universo vai muito além da existência humana. Certamente, você já deve imaginado sobre a vastidão do mundo em que vivemos. Animais e plantas, muitas vezes se comportam de maneira inesperada e surpreendente. As curiosidades sobre a vida, seja ela qual for, são imensuráveis.

O próprio corpo humano já desperta muita curiosidade. Isso porque, muitos fatos são surpreendentes quanto analisado a longo prazo, por exemplo, a quantidade de saliva que uma pessoa produz ao longo da vida (confira a resposta na lista). Além disso, algumas áreas de nosso organismo não são suficientemente decifradas pelos cientistas.

Para além do corpo humano, a natureza e os animais também chama muita atenção. Isso se deve ao fato de que, para funcionar perfeitamente, a natureza encontra meios nem sempre usuais, além de mostrar toda sua força e imponência. A fim de te ajudar a conhecer um pouco mais sobre o planeta em que vivemos, separamos 50 curiosidades sobre a vida que com certeza você não sabe. Ainda!

Curiosidades sobre a vida

1- Centenários

Fonte: Pixabay

Para começar, um dado impressionante sobre a expectativa de vida. Isso porque, bebês nascidos em 2007 nos seguintes países: EUA, Reino Unido, Japão, Itália, Alemanha, França e Canadá têm 50% de chance de viver até os 100 anos.

2- Juntinhas

As lontras do mar tem medo de se afastarem uma da outra e, desse modo, dormem de mãos dadas.

3- Expectativa de vida

Segundo pesquisas, astros do rock tem 25 anos de vida a menos que a população em geral.

4- Poeira de estrelas

Você certamente já ouviu a frase que diz que somos poeira de estrelas. Mas, você sabe o motivo? É porque as substâncias que formam nosso organismo foram compostos no interior de estrelas em colapso

5- Leitores

De acordo com um estudo da Universidade de Yale, leitores têm a expectativa de vida maior do que a maioria da população.

6- Amizade animal

Fonte: Pixabay

Em um grupo de vacas, há sempre aquelas que têm melhores amigas.

7- Socialização

Socializar faz parte da nossa vida, certo? Mas, você conseguiria dizer quanto tempo tempo passamos socializando? Estima-se que durante a vida, uma pessoa socialize durante 1.769 dias.

8- Terapia felina

Em um presídio de Washington, nos Estados Unidos, os funcionários passaram a recolher gatos de abrigos. Desse modo, os presos passam um tempo cuidado dos bichinhos como parte de um programa de reabilitação.

9- Carnívoros

Pessoas que comem carne podem consumir até 7 mil animais ao longo da vida!

10- Love

Fonte: Pixabay

Os Beatles são uma das bandas mais conhecidas de todos os tempos. Mesmo com tantas músicas diferentes, muitas palavras acabam se repetindo nas músicas dos garotos de Liverpool. A palavra amor, por exemplo, já foi dita 613 vezes nas canções do grupo.

11- A Terra em um dia

Você já parou para pensar como teria sido o dia se a vida na Terra tivesse se desenvolvido ao longo de 24 horas?

  • A vida começou às 4h;
  • Já as plantas surgiram às 10h24;
  • Os dinossauros, por sua vez, seriam extintos às 23h41;
  • Por fim, a história da humanidade começa às 23h58m43.

12- Reflorestamento

Os esquilos têm o hábito de enterrar as nozes para comê-las depois. Contudo, muitas vezes eles esquecem o esconderijo. Desse modo, árvores de nozes nascem no lugar graças aos bichinhos.

13- Longevidade

Viver muito é um sonho universal. Mas, a chance de viver 110, por exemplo, é de 1 para cada 7 milhões de habitantes.

14- Espertos

No Japão, uma espécie de macacos passou a encontrar moedas e usá-las para comprar comida em máquinas de venda.

15- Sonhos

É praticamente impossível controlar nossos sonhos. Desse modo, mesmo sem querer nós sonhos. Por isso, ao longo da vida, uma pessoa passa em média 6 anos de sua vida sonhando.

16- Árvore de espaguete

Fonte: Fora de Mim

No ano de 1957, a emissora BBC exibiu um programa que terminava contando sobre uma árvore de espaguete na Suíça. Apesar de parecer absurdo, muitas pessoas acreditaram e ligaram na TV pedindo mudas da planta. Sendo assim, a resposta dos produtores foi: “Coloque um raminho de espaguete em uma lata de molho de tomate e espere o melhor”.

17- Volta ao mundo andando

No geral, durante a vida, uma pessoa anda o suficiente para percorrer o Planeta Terra cinco vezes.

18- Crime hediondo

Os ursos panda são animais raros e típicos da China. Sendo assim, matar um desses bichinhos no país é passível de pena de morte.

19- Imortais?

Você gostaria de ser imortal? A pergunta pode dividir opiniões. Apesar de não haver indícios de chances de imortalidade, temos uma boa notícia: a cada ano a expectativa de vida do ser humano aumenta três meses.

20- Cócegas

Fonte: Pixabay

Nem só os humanos dão risadas. Isso porque, os ratos são capazes de emitir sons parecidos com risadas quando sentem cócegas.

21- Super HD

Resumidamente, comparando o cérebro humano a uma máquina, o órgão é capaz de armazenar 1 quadrilhão de bits ao longo da vida.

22- Amor além das telas

Os dubladores originais dos personagens da Disney, Mickey e Minnie, realmente eram um casal e chegaram a se casar, além de seus personagens serem um casal.

23- Beijos!

Apesar de não haver um consenso, acredita-se que uma pessoa pode passar até dois meses beijando, ao longo de toda sua vida.

24- Felicidade

Acredita-se que pessoas mais felizes vivem mais. Isso porque, a alegria faz com que as pessoas fiquem menos doentes.

25- Higiene

Fonte: Pixabay

Apesar de óbvio, lavar bem as mãos é um método de higiene mais importante do que imaginamos. Contudo, nem todas as pessoas lavam as mãos de maneira correta e com a frequência necessária. Por isso, 1 milhão de mortes anuais acontecem, quando poderiam ser facilmente evitadas.

26- Qual o seu nome?

Os golfinhos são muito sociáveis e organizados socialmente, por isso têm nome e chamam pelo nome um do outro.

27- Porcentagem

De todas as pessoas do mundo que já viveram 65 anos ou mais, dois terços estão vivas.

28- Exercício físico

Além de bom, beijar pode gastar até duas calorias por minuto.

29- Que sono!

Apesar de uma pessoa conseguir passar até dois meses sem comer, certamente morreria depois de 11 dias sem dormir.

30- Filhotes

Fonte: Pixabay

Apesar da vantagem física, filhotes machos deixam as filhotes fêmeas ganharem quando brincam juntos.

31-TPM

De modo geral, mulheres passam 4 meses de suas vidas menstruando.

32- Fãs de música

Conforme estudos feitos por estudantes de música, vacas produzem mais leite quando está tocando música suave.

33- Dormir para viver mais

Acredite, dormir pode te fazer viver mais. Isso porque, ter menos de 6 horas de sono por noite pode reduzir sua expectativa de vida.

34- Terapia canina

Além da terapia de reabilitação com gatos, há também um exemplo com cães. Isso porque, algumas penitenciárias ensinam os presos a adestrarem cães guias que acompanham pessoas cegas. Assim, a ação faz bem tanto para os presidiários como para os futuros donos dos cãezinhos.

35- Haja creme de barbear

Fonte: Pixabay

No geral, estima-se que um homem passe quase seis meses da sua vida fazendo a barba.

36- Super-heróis e representatividade

A fim de incentivar um garoto surdo usar seu aparelho, a Marvel Comics criou um super-herói que usava aparelho auditivo. Desse modo, ele foi chamado de “Orelha Azul”.

37- Levante!

De acordo com pesquisas, sedentarismo faz mal. Por isso, passar duas horas do dia sentado pode reduzir sua expectativa de vida em até dois anos.

38- Alegria em movimento

De modo geral, um bom jeito de aumentar o nível de felicidade é fazer exercícios físicos. Isso porque, fazer 20 minutos de exercício de 2 a 3 vezes por semana, pode aumentar seus níveis de alegria em até 20%.

39- Vantagens de ter um pet

Fonte: Segredos do Mundo

De acordo com estudos, ter um bichinho de estimação pode reduzir a pressão sanguínea e os níveis de estresse. Desse modo, você se sente mais feliz e relaxado. Um bom motivo para adotar um pet hoje mesmo.

40- Amizade e longevidade

Além dos outros fatores, ter amigos é bom para a longevidade. Isso porque, pesquisas apontam que pessoas que cultivam amigos podem viver 3,7 anos a mais que as demais.

41- Blablabla

A priori, nos Estados Unidos, um cidadão médio pode passar até cinco meses de suas vidas falando ao telefone.

42- Orçamento

Você sabia que não precisa de muito dinheiro para viver? Isso porque, credita-se que 80% das pessoas precisam de viver com menos de 10 dólares diariamente.

43- Piscina de saliva

Fonte: Pixabay

A produção de saliva em humanos é ininterrupta. Por isso, quantidade de saliva que uma pessoa produz durante toda sua vida seria capaz de encher duas piscinas inteiras.

44- De olho

De modo geral, um homem heterossexual médio pode passar até um ano de sua vida olhando para mulheres.

45- No trono

Apesar de parecer muito, as pessoas costumam passar, no geral, cerca de três meses sentadas no vaso sanitário.

46- Vida longa

Ainda sobre longevidade, pesquisas mostram que nos últimos 50 anos, a expectativa de vida das pessoas aumentou mais do que nos 200 mil anos anteriores!

47- Microorganismos

A pele humana pode guardar mais microorganismos do que o total da quantidade de pessoas no mundo.

48- Que sono

Fonte: Pixabay

Já parou para pensar quantas vezes você já bocejou? No geral, ao longo da vida uma pessoa boceja 250 mil vezes.

49- Trocando de pele

Certamente, falar de troca de pele deve te lembrar de cobras. Mas, os seres humanos também trocam de pele completamente, em média, 900 vezes ao longo da vida.

50- Comida

Fonte: Pixabay

Por fim, uma curiosidade sobre a vida envolvendo alimentação. Nos Estados Unidos, uma pessoa come, em média, 35 toneladas de comida ao longo da vida.

Aqui está mais uma matéria para você que ama curiosidades: Curiosidades sobre animais – 42 fatos que você ainda não sabia

Fonte: Megacurioso, Gilberto Godoy

Imagens: Fora de Mim, Pixabay, Progep

Por <a href='https://segredosdomundo.r7.com/author/amandasales/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Amanda Sales</a>
Por Amanda Sales
Jornalista, escritora, redatora e social media. Gosto de coisas demais para caber aqui. Instagram: @tobemcansada