Curiosidades

20 curiosidades sobre o Brasil que você não pode morrer sem saber

Você sabe o que significa a palavra "Brasil'? Aprenda essa e outras curiosidades acerca do nosso país neste texto!

Sem dúvida, existem diversas curiosidades sobre o Brasil, já que, desde a sua fundação, fatos inusitados fazem parte da nossa história. O Brasil é considerado o quinto maior país quanto à extensão territorial, sendo assim ele é enorme o suficiente para acolher diversos tipos de peculiaridades.

Dentro desse território imenso, contamos com mais de 216 milhões de habitantes espalhados em 5 regiões e 26 estados e o Distrito Federal, sendo o estado mais populoso São Paulo, com mais de 46 milhões de habitantes, e o menos populoso é Roraima, contando com cerca de 652 mil pessoas.

Além disso, nosso território tem uma enorme biodiversidade divididas em 6 biomas, sendo eles: Amazônia, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica, Caatinga e Pampa. Como se pode imaginar, a fauna e a flora são riquíssimas e apresentam uma infinidade de espécies.

Depois desse breve resumo sobre o nosso país, já deu para perceber que informações e fatos curiosos sobre ele são incontáveis, né? No entanto, separamos 20 curiosidades para que você aprenda ainda mais sobre o Brasil. Confira!

Continua após a publicidade

20 curiosidades sobre o Brasil

1. Nome oficial

Seu nome oficial, na verdade, é República Federativa do Brasil.

E, para quem não sabe, Brasil significa “vermelho como brasa” e a sua origem vem da árvore pau-brasil, que possui a cor avermelhada.

E uma das curiosidades sobre o Brasil que quase ninguém conhece é que, há cerca de 100 anos, o nosso país se chamava Estados Unidos do Brasil.

2. Grande número de escravos no período colonial

No período colonial, o Brasil importou cerca de 4,8 milhões de negros escravizados da África, sendo esse número equivalente a quase metade do total de escravizados de todo o continente americano.

Continua após a publicidade

3. O Brasil é 206 vezes maior que a Suíça

Sendo o quinto maior país do mundo, o Brasil possui área territorial de 8.515.767.049 km². Dessa forma, caberia cerca de 206 Suíças dentro do nosso país, pelo fato dela possui apenas 41.285 km², e ainda sobrariam 11.000 km.

Além disso, o Brasil é o sexto país mais populoso do mundo, com mais de 216 milhões de habitantes, de acordo com dados do IBGE.

4. Maior produtor de café do mundo

Não há dúvida de que o brasileiro ama café e não é à toa que o nosso país é o maior produtor de café do mundo. Com efeito, até países do outro lado do mundo, por exemplo, o Japão e a Coreia do Sul, conhecem e apreciam o nosso café.

5. Biodiversidade x Desmatamento

O nosso país possui a maior biodiversidade do mundo, sendo ela proveniente, sobretudo, da Floresta Amazônica. Mas, uma curiosidade sobre o Brasil que muitos podem se surpreender é que também somos o país que mais desmata.

Continua após a publicidade

6. Possuímos 12 das cidades mais violentas do mundo

Das 30 cidades mais violentas do mundo, 12 estão localizadas do Brasil. Aliás, das 12 cidades que sediaram a copa do mundo de 2014, 7 delas estavam nesse ranking.

7. Tocantins é o Estado mais novo do Brasil

Até 30 anos atrás, Tocantins não existia, seu território fazia parte do Estado de Goiás. O jovem estado foi criado juntamente à Constituição de 1988.

8. Rio de Janeiro já foi capital de Portugal

Durante o período colonial no Brasil, no ano de 1763, o Rio de Janeiro se tornou capital de Portugal. Assim, se tornando a primeira e única capital europeia fora do território europeu.

9. Feijoada, um prato nacional

Famosa no Brasil, e também fora, a feijoada é um prato típico do nosso país. Em suma, ela foi criada pelos negros escravizados durante o período colonial. Assim, eles misturavam as carnes “desprezadas” pelas casas grandes, como orelha e língua de porco, juntamente com feijão preto.

Continua após a publicidade

10. Maior comunidade japonesa fora do Japão

Uma das mais interessantes curiosidades sobre o Brasil é que o nosso país abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão. Desse modo, só em São Paulo, moram mais de 600 mil japoneses.

11. Segundo maior em número de aeroportos do mundo

O Brasil é um país muito grande e, por conta da sua grande extensão territorial, a quantidade de aeroportos também é alta. Como resultado, o país possui por volta de 2.498 aeroportos, sendo o segundo maior número do mundo, perdendo apenas para os EUA.

12. Cirurgia de mudança de sexo

O Brasil é um dos únicos países do mundo que oferece a cirurgia de mudança de sexo de forma gratuita. Ela está disponível por meio do Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS) desde o ano 2008.

13. É possível reduzir a sua pena lendo livros no Brasil

Nas prisões federais, é possível reduzir a sua pena lendo livros. Assim, para cada livro lido você pode reduzir em até 4 dias a sua sentença, sendo o máximo de 12h por ano.

Continua após a publicidade

Além disso, na prisão de Santa Rita do Sapucaí, no Estado de Minas Gerais, os presos pedalam bicicletas fixas, o que gera energia para a cidade. Com efeito, 3 dias pedalando equivale a 1 dia a menos na prisão.

14. Etanol em todos os postos de combustível

O Brasil é o único país do mundo em que o etanol é oferecido em todos os postos de gasolina. Assim como mais de 90% dos carros novos utilizam esse combustível.

15. Maior população católica do mundo

O Brasil foi colônia de Portugal, assim junto com o período colonial veio o catolicismo. Sendo até hoje uma das religiões com maior número de seguidores no Brasil, e com mais fiéis no mundo, cerca de 123 milhões. Estando inclusive à frente do México, que possui cerca de 96,4 milhões de fiéis.

16. Banimento das câmaras de bronzeamento no Brasil

Sendo consideradas nocivas para a pele, o Brasil foi o primeiro país a banir as câmaras de bronzeamento.

Continua após a publicidade

17. Ilha das cobras

A Ilha da Queimada Grande, localizada no litoral de São Paulo possui um grande número de cobras, cerca de 5 cobras por metro quadrado. Aliás, por causa da sua periculosidade, a Marinha proibiu o desembarque no local, com exceção para pesquisadores.

18. O Brasil não é o maior exportador de castanha-do-pará

Certamente, é uma das curiosidades sobre o Brasil mais inusitadas. A maior exportadora da famosa castanha-do-pará, ou castanha-do-brasil não é o Brasil, mas sim a Bolívia.

19. Línguas faladas no Brasil

Antes do descobrimento do Brasil, as línguas faladas giravam em torno de mil. Porém, atualmente, por mais que o português seja a língua oficial, cerca de 180 ainda sobrevivem, no entanto, apenas 11 são faladas por pouco mais de 5 mil pessoas.

20. Porta-aviões da Marinha do Brasil vendido no eBay

É isso mesmo que você leu. Nada mais, nada menos que um porta-aviões da Marinha, chamado Minas Gerais, já foi colocado a venda no famoso eBay, contudo o mesmo foi removido, pois o anúncio feria as políticas do site.

Continua após a publicidade

Leia também: 

Fonte: Agito Espião, Brasil Escola, Buzz Feed e PNUD Brasil 

Próxima página »

Escolhidas para você