Curiosidades

De onde vem e o que significa a expressão dor de cotovelo?

Não se sabe quando surgiu a expressão, mas ela significa, basicamente, que alguém está sentindo ciúmes ou que enfrenta a dor de uma decepção amorosa.

Quem nunca sofreu com uma dor de cotovelo que atire a primeira pedra! Não se sabe exatamente quando a expressão popular, que se refere a quando alguém está sofrendo de ciúmes ou por alguma decepção amorosa; realmente surgiu, mas a forma que ela se popularizou é bem interessante.

Para quem não sabe, a expressão dor de cotovelo tem origem na dor física que se pode sentir no cotovelo quando se sofre uma pancada, nesse caso a decepção sentimental.

Ela também faz referência à dor que surge depois de se passar horas e horas com os cotovelos apoiados em uma superfície rígida, como a mesa do bar, onde a quem está sofrendo com a dor de cotovelo costuma chorar pelo amor perdido.

Continua após a publicidade

A dor de cotovelo no samba

E foi baseado nessa segunda definição (a mais comum, aliás, para a expressão), que o compositor gaúcho, chamado Lupicínio Rodrigues (1914 – 1974) fez com que a dor de cotovelo caísse na boca do povo.

Ele, que foi uma figura importantíssima da história do samba, acabou colocando a expressão em suas letras, que tratavam, na grande maioria, a respeito de histórias de decepções amorosas, amores proibidos, abandono e, claro, traições.

Níveis de dor de cotovelo

O compositor foi tão importante pela popularização da expressão dor de cotovelo, que ele chegou a criar três categorias de desilusões sentimentais: dor de cotovelo federal, estadual e municipal.

Continua após a publicidade

A primeira trata-se daquela que só pode ser curada com embriaguez total. A segunda, é do tipo suportável, que acaba aliviando com o passar do tempo; e a última, a municipal, segundo o compositor, é tão boba que não serve nem mesmo de inspiração para um samba.

E agora que você já sabe do que se trata a expressão, você acha que já sofreu desse mal? Melhor ainda: qual dos três tipos de dores de cotovelo, segundo Lupicínio Rodrigues, você já sofreu? Não deixe de compartilhar conosco!

Agora, falando em desilusões amorosas, essa outra matéria também pode ser bem útil: 4 formas científicas para deixar de amar alguém.

Continua após a publicidade

Fontes: Brasil Escola, Significados

Próxima página »

Escolhidas para você