Os dementadores estão entre as criações mais profundas da autora J.K. Rowling. Responsável por inventar o Mundo Bruxo de Harry Potter, a escritora criou criaturas ameaçadoras que, ao mesmo, representam uma importante simbologia.
O nome tem inspiração no latim dēmēns, do verbo dēmentō. Em português, quer dizer “eu deixo louco” ou “eu enfeitiço”.
Para quem não conhece os dementadores, eles são seres sombrios responsáveis por vigiar a prisão de Azkaban. Como guardas, eles sugam a felicidade de cada um dos prisioneiros, tendo o Beijo do Dementador como sua principal arma.
História
Na mitologia Harry Potter, os dementadores surgiram na ilha onda está Azkaban, antes da prisão existir. Na época, o bruxo das trevas Ekrizdis vivia ali e praticava diferentes formas de magia negra.
Logo após a morte de Ekrizdis, o Ministério da Magia descobriu as criaturas mágicas no castelo. Uma vez que elas eram ameaçadoras, o Ministério ficou com medo de retaliação e permitissem que continuassem a viver no local. Mais tarde, a prisão foi construída ali, e os dementadores se tornaram guardas.
Apesar disso, os bruxos ainda estranham as criaturas sombrias. O ministro Eldritch Diggory chegou a instaurar um inquérito para substituir os guardas de Azkaban. No entanto, ele morreu antes de encontrar uma solução e nada foi feito desde então.
Forma física
Beijo do dementador
Essas criaturas podem ter até 3 m de altura e possuem pele podre e acinzentada. Além disso, elas não têm olhos e possuem apenas um buraco no lugar da boca. Ainda que sejam bizarras, não ficam aparente, já que costumam estar encapuzadas.
Apesar de não terem olhos, os dementadores conseguem sentir os humanos por meio de suas emoções. Assim, eles se guiam até onde detectam felicidade e conseguem sugá-la. As pessoas atingidas são relembradas de seus tramas e medos, podendo perder completamente a esperança.
Quando as vítimas estão enfraquecidas, então, estão prontas para receber o golpe final: o Beijo do Dementador. A pessoa beijada tem a alma completamente sugada e fica completamente vazia. Para muitos no mundo bruxo, o destino é muito pior do que a morte.
Durante muito tempo, o Ministério permitia que o Beijo do Dementador fosse dado como uma espécie de pena de morte a criminosos.
Dementadores e Voldemort
Durante a Segunda Guerra Bruxa, Voldemort contou com a ajuda de um exército dementador. Foram eles, por exemplo, que garantiram a entrada de Comensais da Morte no Ministério e causaram terror em lugares como Hogwarts.
Sua participação no conflito foi tão importante, que eles chegaram a participar do conflito definitivo da saga: a Batalha de Hogwarts.
Logo após a derrota de Voldemort, o novo Ministro Kingsley Shacklebolt realizou reformas no mundo bruxo. Os dementadores deixaram de agir como guardas e pararam de se proliferar.
Atração por Harry Potter
Quando foram introduzidos os ameaçadores monstros eram um grande obstáculo para Harry Potter.
De acordo com uma teoria de fã, a atração era causada por Harry carregar uma porção da alma de seu nêmesis. Dessa maneira, um dementador que se deparasse com Harry se sentiria muito atraído por conta das lembranças ruins de Voldemort.
A principal delas seria o grito de Lílian Potter, mãe de Harry. Isso porque o momento marca o dia em que o bruxo das trevas quase morreu.
Classificação
De acordo com o Departamento de Regulamento e Controle das Criaturas Mágicas, um dementador é uma aparição espiritual não-humana, assim como o bicho-papão e o poltergeist. Sendo assim, não pode ser considerado humanoide, nem animal mágico. Um dementador nasce de forma espontânea e não se reproduz. Além disso, como a espécie não está tecnicamente viva, também não pode morrer.
Parente animal
Ainda que não sejam animais, os dementadores são parentes de uma criatura fantástica: a mortalha-viva. Estas, se assemelham a capas e vivem rastejando pelo chão, matando vítimas asfixiadas enquanto dormem. As criaturas são conectadas pela forma como podem ser atacadas: por meio do feitiço Patrono.
Depressão
A inspiração de J.K. Rowling para criar dementadores foi a própria depressão que ela viveu. Antes de ser uma autora de sucesso, ela sofreu com a condição e utilizou sua dor para criar os monstros. É por isso, inclusive, que os sintomas dos ataques podem ser aliviados com chocolate, utilizado para controlar a tristeza de Rowling em momentos difíceis.
Sirius Black
Enquanto estava preso em Azkaban, Sirius Black conseguiu escapar do poder dos dementadores. Isso porque ele não se apegava a lembranças felizes, mas ao ódio que tinha por Voldemort e Pedro Pettigrew. Além disso, vivia frustrado e preocupado por não poder estar próximo a Harry. Uma vez que não eram pensamentos positivos, então, não se tornava atraente para as criaturas.
E então, gostou do post? Comente, nos comentários, se existe mais algum fato sobre os dementadores, que deveríamos incluir em nossa matéria!
E, se você gosta de ler sobre o universo de Harry Potter, certamente, vai se encantar por este outro post: Harry Potter – Origem e eventos do mundo real que inspiraram a história.