Curiosidades

Dentes – Hábitos que afetam negativamente a saúde dos dentes

Há diversas ações cotidianas, aparentemente inofensivas, que podem prejudicar a saúde de nossos dentes. Elas devem ser evitadas!

Atualizado em 15/10/2020

Os dentes são, certamente, uma parte importante de nosso corpo, tanto para a auto estima quanto para a saúde. Por isso, é necessário manter os dentes bem limpos e higienizados. Desde pequenos, aprendemos sobre a importância da escovação e do fio dental, a fim de evitar cáries e problemas na gengiva.

Uma pessoa adulta tem 32 dentes, divididos em incisivos, caninos, molares e pré molares. Além de escovar bem os dentes pelo menos três vezes ao dia, há outras ações que mantêm o bom funcionamento dos mesmos. Entre elas, está a visita frequente a dentistas.

Mas não para por aí. Isso porque, há ações que fazemos, muitas vezes inocentemente, que podem afetar a saúde e a beleza de nossos dentes.

Fatores que podem prejudicar os dentes

Mastigar objetos

Fonte: Vix

Comumente, colocamos objetos na boca quando estamos nervosos. Além disso, mordemos os lábios e forçamos a mandíbula em situações de tensão. Apesar de parecer uma coisa boba, isso pode prejudicar os dentes.

Isso porque, tais ações aplicam muita força na mandíbula e podem afetar a mordição, além de gerar desgaste nos dentes.  Mas não para por aí. Morder objetos também pode causar retração gengival e aumento da sensibilidade dos dentes.

Alterações hormonais

Fonte: Freepik

Apesar de não dependerem totalmente de nós, a ação dos hormônios também impacta nos dentes. Nesses caso, as afetadas são as mulheres durante a gravidez. Isso porque, durante a mudança do ciclo hormonal, há uma mudança do PH da saliva.

Durante a gravidez, essa alteração de PH é ainda maior. Desse modo, mulheres grávidas ficam mais suscetíveis a terem cáries e lesões dentais. Além disso, nesse período, a mulher também pode ter mais gengivites, uma inflamação da gengiva.

Fumar

Fonte; FreePik

É fato que fumar traz diversos prejuízos à saúde. Mas, o que poucos sabem é que esse hábito também afeta os dentes. Em primeiro lugar, as substâncias presentem no cigarro podem manchar o sorriso.

Além disso, o cigarro também faz mal para a gengiva, causando gengivite e doença periodontal com perda óssea. Mas não para por aí, pois fumar também pode causar câncer na boca.

Abrir embalagens

Fonte: Simioni

Outro hábito bastante comum é usar os dentes para abrir objetos. Apesar de inofensiva, essa ação pode ser prejudicial. Isso porque, o ato pode prejudicar de modo permanente o esmalte dos dentes. Além disso, se o objeto for muito duro, é possível que os dentes amoleçam.

Palitar os dentes

Fonte: Uol Saúde

Tentar tirar restos de comida dos dentes usando palitos é comum, mas também muito prejudicial. Isso porque, o uso errado do palito pode causar lesões na gengiva. Além disso, é possível empurrar o alimento para dentro da gengiva, causando até mesmo uma necrose.

O uso do palito pode causar também perda óssea. No mais, o ato não é efetivo e o correto seria usar fio dental.

Bebidas e alimentos ácidos

Fonte: Via Bem

Muitos alimentos e bebidas que consumimos são ácidos. Mas, eles podem ser muito prejudiciais aos dentes, já que destroem o esmalte, camada responsável pela proteção do mesmo.

Isso acontece porque o ácido das bebidas e alimentos leva a uma desmineralização dos dentes, que ficam fracos e propensos a cáries. Além disso, há chances de a dentina ser atingida, de modo que as lesões se tornam mais frequentes.

Procedimentos estéticos sem cuidado

Dentes- Fatores que podem afetar nossos dentes
Fonte: FreePik

Apesar dos procedimentos estéticos serem realizados a fim de deixar o corpo mais bonito, alguns podem causar danos ao organismo. Esse é caso de procedimentos odontológicos feitos sem cuidado adequado. Desse modo, o clareamento dental pode ser prejudicial.

Isso porque, ele clareia o dente até certo ponto. Desse modo, muitas pessoas não ficam satisfeitas e continuam realizando procedimentos branqueadores. Isso pode afetar a estrutura do dente e até mesmo a gengiva. Além disso, até mesmo procedimentos caseiros podem causar danos aos dentes.

Não restaurar bem após fazer canal

Fonte: PreePik

Em muitos casos de infecções e cáries é preciso realizar um canal. Contanto, o procedimento dedicado a recuperar os dentes também pode prejudicá-los. Isso porque, durante a realização do mesmo, o profissional pode acabar desgastando muito os dentes, tornando-os vulneráveis.

Escovar com muita força

Fonte: FreePik

Mesmo sendo uma ação essencial, a escovação pode causar problemas, como o chamado trauma da escovação. Isso porque, muitas pessoas usam demasiadamente a força na hora de escovar. Além de desgastar o esmate, o ato também pode prejudicar a gengiva.

Tomar certos medicamentos

Fonte: FreePik

Alguns medicamentos também podem causar o desgaste dos dentes. Esse é o caso, por exemplo, dos antibióticos, que são feitos a base de tetraciclina.

Contudo, não são apenas os antibióticos. Outros medicamentos, como os usados para tratamentos de câncer também podem causar desgaste nos dentes, pois alteram a quantidade de saliva produzida.

Saiba como cuidar melhor da saúde lendo também essa matéria: 10 alimentos prejudiciais à saúde que você come todos os dias

Fonte: VivaBem Uol

Imagem: VivaBem Uol

Por <a href='https://segredosdomundo.r7.com/author/amandasales/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Amanda Sales</a>
Por Amanda Sales
Jornalista, escritora, redatora e social media. Gosto de coisas demais para caber aqui. Instagram: @tobemcansada