Desafios da Internet – Os mais perigosos da internet e seus riscos

Apesar de parecerem inofensivos, vários desafios da internet se tornam extremamente perigosos por causa da falta de segurança

Desafios da Internet - Quais os mais famosos e os riscos

Desde que éramos crianças, a gente já ouvia dentro de casa que não podia, e nem devia, fazer o que todo mundo estava fazendo. O conselho, no entanto, nem sempre funciona bem. É exatamente nesse contexto de repetição do que todos fazem que se encaixa uma perigosa atividade: os desafios da internet.

Em resumo, várias pessoas começam a repetir a mesma missão e compartilhar o resultado em suas redes sociais. Rapidamente, os desafios chegam em celebridades e influencers, podendo conquistar o mundo inteiro. Com toda a certeza você mesmo já participou ou, no mínimo, viu postagens de alguns desses desafios.

De fato, vários deles são inofensivos, divertidos e até mesmo nobres, em alguns casos. Por outro lado, alguns desafios da internet propõem coisas bem arriscadas que podem, inclusive, causar morte.

Relembre alguns perigosos desafios da internet

Desafio da Rasteira

Desafios da Internet - relembre alguns e entenda os riscos
IstoÉ

Também chamado quebra-crânio ou roleta humana, o desafio da rasteira é extremamente perigoso. No início de 2020, vários jovens reproduziram o desafio, que consistia em três jovens em pé, lado-a-lado. Os dois primeiros pulam ao mesmo tempo e convidam o terceiro a pular, mas aplicam uma rasteira surpresa.

O assunto chamou a atenção no Brasil depois que uma estudante de 16 anos morreu logo após ser vítima da rasteira. Isso porque a garota bateu a cabeça no chão e sofreu traumatismo craniano.

Além de provocar risco de vida, o desafio ainda pode ser considerado infração ou crime, dependendo se for praticado por pessoas menores ou maiores de 18 anos. O episódio voltou a chamar atenção para o perigo dos desafios da internet.

Desafio da Canela

Desafios da Internet - relembre alguns e entenda os riscos
The Official Hungry/YouTube

Para cumprir o desafio, a pessoa precisa engolir uma colher de sopa de canela em pó, a seco, sem se engastar. O desafio da canela se popularizou em 2006, graças ao YouTube, mas já tinha sido postado na internet. Anteriormente, em 2001, Erik Goodlad tentou realizar o feito e registrou tudo em seu blog.

Apesar de poder parecer inofensiva, no entanto, a experiência causa dores e pode provocar asfixia. Apenas no primeiro semestre de 2012, nos Estados Unidos, houve mais de 200 ocorrências de pessoas que fizeram mal uso da canela. Dentre os casos, podemos citar a morte de uma criança de quatro anos morreu após ingerir um pote de canela.

Planking

Desafios da Internet - relembre alguns e entenda os riscos
The Things

A princípio, o planking começou como um desafio inofensivo. A pessoa deve deitar de bruços em um local inusitado e tirar uma foto.

O desafio ganhou popularidade em 2008, na Austrália e ficou ainda mais forte três anos depois. Isso porque um jogador de Rugby se atirou no campo da mesma forma que os desafiantes estavam fazendo.

A partir daí, o planking chegou a famosos do mundo tudo, como Justin Bieber e Katy Perry. No entanto, a popularidade fez com os desafios ficassem cada vez mais extremos, com escolhas de lugares inusitados até demais. Por fim, o jovem Acton Beale, de 20 anos, tentou fazer o desafio na sacada do sétimo andar e acabou caindo e morrendo.

Desafio do Balde de Gelo

Desafios da Internet - relembre alguns e entenda os riscos
USA Today

Anteriormente, citamos desafios que acabaram em tragédias, mas o desafio do balde de gelo é diferente. Em 2014, mais de 17 milhões de pessoas postaram vídeos do desafio, somente no Facebook, gerando um dos maiores desafios da internet.

A ideia era simples: tomar um balde de água gelada na cabeça, mas por uma boa causa. Isso porque a ideia era chamar atenção para a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e ajudar a arrecadar fundos para pesquisas relativas à doença.

Eventualmente o desafio se tornou tão popular, que virou um evento anual, chamando atenção para a causa em todo mês de agosto.

Desafio do Manequim

Em 2016, estudantes dos Estados Unidos começaram a levar a sério demais a brincadeira de estátua. Várias pessoas deveriam ficar paradas como manequins, ao mesmo tempo que uma câmera registrava todo o ambiente ao som da música Black Beatles, de Rae Sremmurd e Gucci Mane.

Desafio da Baleia Azul

Desafios da Internet - relembre alguns e entenda os riscos
R7

O desafio se tornou popular depois que jovens ao redor do mundo todo começaram a passar por episódios de auto-mutilação e até suicídio. Em resumo, o desafio listava 50 desafios que deveriam ser cumpridos para o jogo ser vencido, mas incluía ações que colocavam em risco as vidas dos próprios desafiantes.

O nome Baleia Azul foi escolhido por causa da semelhança da proposta com o comportamento suicida dessa espécie.

Kylie Lip Challenge

Desafios da Internet - relembre alguns e entenda os riscos
Metro

Este desafio consistia em criar bocas parecidas com à de Kylie Jenner e ficou popular principalmente entre mulheres. Para realizar o desafio, era preciso utilizar um copo de shot e colocá-lo ao redor da boca. Logo depois de posicioná-lo, era só sugar todo o ar, inflando os lábios.

Por causa da pressão, o resultado eram lábios inchados nem sempre tão parecidos assim com os da celebridade.

Desafio do preservativo

Desafios da Internet - relembre alguns e entenda os riscos
Snopes

Apesar de ser utilizado como ferramente de proteção e saúde, desta vez o preservativo acabou sendo colocado em um desafio perigoso. A ideia inicial consiste em encher um preservativo com água e deixá-lo cair sobre a cabeça de alguém. Assim, a pessoa fica com a cabeça completamente coberta.

Já que o preservativo pode se romper com o a velocidade e o peso da água, existe o risco disso provocar ferimentos no rosto do desafiante. Além disso, o risco de asfixia também é real.

Desafio Bird Box

Desafios da Internet - relembre alguns e entenda os riscos
B9

Com o lançamento do filme Bird Box, na Netflix, espectadores decidiram brincar com a proposta do filme. Assim como na história, pessoas vendavam os olhos e tentavam fazer atividades do dia-a-dia sem enxergar.

Algumas pessoas, no entanto, se arriscaram em atividades realmente perigosas, como atravessar ruas movimentadas ou até mesmo dirigir. A ousadia dos desafiantes criou tantas situações de risco, que até a Netflix precisou se manifestar pedindo que ninguém se machucasse com a brincadeira.

Fontes: TCA, CIPAVE

Imagem de destaqueSuper Interessante

Outras postagens