Curiosidades

Deusa Hebe: a divindade grega da eterna juventude

Filha de Zeus e Hera, Hebe encarregou-se de impedir que os deuses do Olimpo tivessem sede, distribuindo sua bebida preferida, a ambrosia.

Segundo a mitologia grega, Hebe (Juventus na mitologia romana) era a deusa da eterna juventude. De caráter forte e ao mesmo tempo gentil, ela é a alegria do Olimpo.

Além disso, entre seus hobbies está dançar com as Musas e as Horas enquanto Apolo toca lira. Além de seu poder de rejuvenescer homens e deuses, Hebe possui outros poderes como profecia, sabedoria, movimento no ar ou o poder de mudar a forma de mortais e animais. Saiba mais sobre ela a seguir.

Quem é a deusa Hebe?

Hebe era a deusa encarregada de matar a sede dos deuses do Olimpo. Outras de suas ocupações eram dar banho em seu irmão Ares e ajudar sua mãe a preparar os cavalos para sua carruagem.

Em suma, Hebe era uma divindade com o poder de rejuvenescer os idosos ou envelhecer as crianças. Ela costumava ser retratada usando um vestido sem mangas.

Continua após a publicidade

Além disso, segundo a Ilíada, ela era a encarregada de impedir que os deuses do Olimpo tivessem sede, distribuindo sua bebida preferida, a ambrosia. No entanto, essa função foi abandonada após seu casamento com Hércules, o herói que após sua morte alcançou o status de deus.

Linhagem

Hebe era a mais jovem dos deuses do Olimpo e filha de Hera e Zeus. Muitos mitos a descrevem cumprindo os deveres normais de uma jovem solteira no mundo grego.

Por exemplo, ele enchia a banheira para o irmão mais velho e ajudava a mãe em seus afazeres. Como uma deusa donzela, Hebe é frequentemente descrita em referência aos serviços que ela prestou para deuses e deusas mais velhos.

Ela raramente estava longe do lado de sua mãe, e Hera parecia adorar sua filha mais nova. Um mito grego, por exemplo, mostrava Hera realizando um concurso para determinar qual deus poderia dar à pequena Hebe o melhor presente em homenagem à sua primeira semana de vida.

Continua após a publicidade

Significado do nome e símbolos associados a deusa da juventude

O seu nome vem do grego Hébe, que significa juventude ou mocidade. Como a maioria das divindades do mundo antigo, Hebe é identificável na arte através dos símbolos específicos que se relacionam a ela.

Os símbolos de Hebe referem-se tanto à sua posição como deusa da juventude quanto aos papéis que ela desempenha no Monte Olimpo. Seus principais símbolos eram:

  • Taça de vinho e uma jarra: essas eram referências à sua posição anterior como copeira;
  • Águia: também um símbolo de seu pai, as águias faziam referência à imortalidade e renovação;
  • Fonte da Juventude: um elemento popular em muitas culturas, a fonte grega era a fonte de ambrosia, a bebida dos deuses e a fonte de sua vitalidade eterna;
  • Planta hera: a hera era associada à juventude por seu verde constante e pela velocidade com que crescia.

Mitos envolvendo a deusa Hebe

De acordo com a mitologia grega, a deusa Hebe foi substituída de seu papel como serva ou copeira dos deuses, após sofrerem um acidente em um dos banquetes que costumavam realizar no Monte Olimpo.

Diz-se que Hebe tropeçou e caiu indecentemente, o que irritou seu pai Zeus. No entanto, Zeus aproveitou a oportunidade para nomear um jovem mortal chamado Gaminedes como a nova copeira dos deuses.

Continua após a publicidade

Da mesma forma, ela se casou com Hércules depois que ele ascendeu ao Olimpo como imortal. Juntos, eles tiveram dois filhos chamados Alexiares e Aniceto. que eram semideuses.

Da mesma forma, seu equivalente mitológico foi o Juventas, na mitologia romana, ao qual os jovens ofereciam moedas quando pela primeira vez tinham que vestir a toga viril ao chegarem na fase adulta. Além disso, ela teve vários templos onde foi venerada desde muito jovem.

Por fim, a deusa grega da juventude foi homenageada por muitos séculos porque os gregos acreditavam que, se recebessem a bênção de Hebe, alcançariam a juventude eterna.

Fontes: Feed do Bem, Eventos Mitologia 

Continua após a publicidade

Leia também:

Héstia: conheça a deusa grega do fogo e do lar

Ilítia, quem é? Origem e curiosidades sobre a deusa grega dos partos

Nêmesis, o que é? Significado, lendas e origem da deusa grega

Continua após a publicidade

Afrodite: a história da deusa grega do amor e da sedução

Gaia, a deusa da Terra nas Mitologias Grega e Romana

Hécate, quem é? Origem e história da deusa da mitologia grega

Deusas gregas: guia completo das divindades femininas da Grécia

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você