História

Deuses romanos – Quais os principais e quem foram na mitologia romana

Os deuses romanos são lembrados até hoje como parte da história e dos mitos que o ser humano já desenvolveu. Descubra um pouco mais sobre eles

Atualizado em 22/06/2020

Certamente, os deuses romanos são tão importantes para a humanidade quanto os outros de qualquer mitologia. As divindades dessa cultura, aliás, costumam representar primeiramente as forças da natureza e depois os sentimentos humanos.

A mitologia romana, então, é o conjunto de crenças e práticas politeístas. Ela surgiu em meados do século VIII a.C., e vigorou por muitos anos até a submissão do império romano ao cristianismo.

Além disso, a mitologia romana pode ser dividida em duas partes: uma mais avulsa e mitológica; e a outra, mais tardia e literária, que possui grande manifestação nas artes.

Após a expansão territorial do Império Romano, cultos orientais foram incorporados à cultura. O deus persa Miltra, por exemplo, representava a crença num redentor que perpetrava o batismo e a comunhão pelo pão e pelo vinho.

Crenças

Tudo o que você precisa saber sobre os Deuses Romanos
A Filosofia está no Ar

Os Deuses Romanos, segundo a mitologia, precisavam viver em harmonia e confiarem uns nos outros. Consequentemente, os rituais e cultos tinham o objetivo de agradar aos deuses. Saúde, proteção, sucesso na guerra, amor, colheitas fartas e todas as outras coisas relacionadas à vida dos homens dependia da felicidade dos deuses.

Os deuses politeístas da mitologia romana eram extremamente populares até o surgimento e disseminação do cristianismo. Além disso, apesar de serem imortais, tinham sentimentos, e deles dependiam toda a vida dos mortais. Por fim, a religião foi absorvida do panteão grego, por isso a semelhança.

A religião romana

Tudo o que você precisa saber sobre os Deuses Romanos
In

Como já foi dito, a religião romana é politeísta. Ou seja, possui diversas divindades.

Além disso, quanto mais território o Império Romano ganhava, mais deuses eram incluídos.

Basicamente, eles habitavam a península do Lácio como os Sabinos, Latinos, Etruscos. Viviam naquele território e de outros, como os Gregos e Frísios, que moravam em outras regiões fora da península. Além disso, as religiões gregas influenciaram os romanos na formação de seu panteão.

Deuses romanos

Tudo o que você precisa saber sobre os Deuses Romanos
A Filosofia está no Ar

Acima de tudo, os deuses romanos não só tinham sentimentos e pensamentos humanos, como também aparência humana. Além disso, nós listamos os principais:

  • Júpiter, o deus do dia;
  • Apolo, deus do sol e da medicina;
  • Juno, deusa protetora do casamento, parto e da mulher, de uma forma geral;
  • Marte, deus da guerra;
  • Vênus, deusa do amor e da beleza;
  • Diana, deusa da lua, da caça e da castidade;
  • Ceres, deusa da fecundidade da terra e da agricultura;
  • Baco, deus do vinho e da alegria.

Além disso, alguns deuses eram adorados e classificados de acordo com suas atribuições. Acima de tudo, alguns ficavam mais próximas ao cotidiano das pessoas, como os citados abaixo:

  • Deuses Penates, que eram deuses protetores das famílias e das provisões;
  • Deuses Lares, responsáveis pela proteção dos lares e dos campos;
  • Deuses Diparates, protetores dos antepassados;
  • Deuses Manes, protetores dos espíritos dos parentes que já morreram;
  • Deuses Gênios, responsáveis pela proteção da capacidade de procriação dos homens;
  • Deuses Janu e Vesta, responsáveis pela proteção das portas e do lar.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: 11 principais deuses egípcios e quem eles foram na mitologia

Fonte: Estudo Prático Toda Matéria

Imagem de destaque: Viagem Itália