Dor nas costas – Tipos e o que significam, causas, tratamento e prevenção

Todo mundo já sentiu ou sentirá dor nas costas pelo menos uma vez na vida. Mas, afinal, será que é tudo a mesma coisa? E o mais a causa?

Dor nas costas - quais são as causas, prevenção e tratamento!

Certamente, você escuta com frequência que alguém está com dor nas costas. Isso acontece porque esse é um dos problemas físicos mais comuns que existem.

Além disso, essa dor pode ser leve ou intensa, rápida ou constante. Acima de tudo, estima-se que todo mundo terá um episódio deste ao menos uma vez durante toda a vida.

Ela, inclusive, pode ter origem na coluna vertebral, músculos, nervos ou a partir de outras estruturas na região. Entretanto, também pode ter origem em outros órgãos e se irradiar para as costas.

Por fim, ela pode acontecer em qualquer idade. Ou seja, tanto de uma pessoa mais velha como também de um jovem.

Tipos de dor nas costas

Primeiramente, existem vários tipos de dor nas costas. O Segredos do Mundo listou os cinco tipos principais para você.

1 – Lado direito ou esquerdo

Dor nas costas - quais são as causas, prevenção e tratamento!
VIX

Normalmente, dores nessa região costumam ser hérnias, artrose e muscular. Elas podem ser tratadas apenas com anti-inflamatórios. Apesar disso, se forem crônicas, o recomendado são exercícios como o pilates ou fisioterapia e RPG. Além disso, se não houver melhora, alguns casos podem ser tratados com cirurgia.

2 – Ao respirar

Dor nas costas - quais são as causas, prevenção e tratamento!
VIX

Dores com causas musculares que duram mais de 15 dias costumam estar associadas com um período de ansiedade ou angústia. O uso de anti-inflamatórios e relaxantes musculares pode melhorar. Já dores crônicas necessitam muitas vezes de acompanhamento psicológico ou psiquiátrico para tratar estes problemas. Além disso, este também é um dos sintomas da fibromialgia.

3 – Dor nas costas que irradia para as pernas

Dor nas costas - quais são as causas, prevenção e tratamento!
Dr. Consulta

Primeiramente, essas costumam irradiar para as pernas. Na maioria das vezes trata- se de hérnias discais. Normalmente a dor irradia para face posterior da coxa (compressão do nervo ciático). Neste caso são usadas medicações anti-inflamatórias e analgésicas e saindo da fase aguda indicado fisioterapia e RPG para evitar futuras crises.

4 – Região dos rins

Dor nas costas - quais são as causas, prevenção e tratamento!
MD

Provavelmente trata-se de cálculo renal, uma dor em cólica de grande intensidade que deve ser avaliado de forma emergencial e tratada por um urologista especialista no assunto.

5 – Dor nas costas que causam aperto no peito

Dor nas costas - quais são as causas, prevenção e tratamento!
VIX

Dor em aperto no peito sempre deve ser avaliado de forma emergencial por um clínico geral ou cardiologista. Pode tratar-se de uma doença cardíaca ou um sintoma de uma doença psiquiátrica.

Causas

Dor nas costas - quais são as causas, prevenção e tratamento!
VIX

Primeiramente, existem diversas causas de dor nas costas. As mais comuns são:

  • Exercícios praticados de maneira errada ou com carga muito alta
  • Má postura
  • Sedentarismo
  • Hérnia de disco
  • Ciática
  • Artrose
  • Lombalgia
  • Dorsalgia
  • Espondilite anquilosante
  • Espondilolistese
  • Alterações na coluna como lordose, escoliose e cifose
  • Estenose espinhal
  • Aneurisma na aorta
  • Síndromes de dor músculo-esquelética, como fibromialgia ou polimialgia
  • Infecções dos ossos da coluna vertebral como osteomielite
  • Quedas
  • Estresse.

Além disso, qualquer pessoas pode ter dores nas costas, até mesmo crianças e adolescentes. Apesar disso, existem alguns fatores de risco que podem aumentar a chance de aumentar a dor nas costas:

  • Idade: acima de tudo, ter dor nas costas é mais comum à medida que você envelhece
  • Falta de exercício: músculos fracos podem levar a dores nas costas
  • Excesso de peso: carregar peso demais causa estresse extra nas suas costas
  • Doenças: além disso, alguns tipos de artrite e câncer podem contribuir para a dor nas costas
  • Levantamento inadequado de objetos: usando suas costas em vez de suas pernas pode levar a dor nas costas
  • Condições psicológicas: pessoas propensas a depressão e ansiedade parecem ter um risco maior de dores nas costas
  • Fumar: isso pode impedir seu corpo de fornecer nutrientes suficientes para os discos nas costas.

Cura

Dor nas costas - quais são as causas, prevenção e tratamento!
Engeplus

Primeiramente, é bom fazer repouso no caso da dor nas costas. Se a dor não melhorar em 24 a 48 horas o ideal é procurar atendimento médico especializado. Caso a dor seja em aperto no peito deve-se procurar ajuda médica imediatamente.

Além disso, existe uma série de tratamentos alternativos pode aliviar os sintomas da dor nas costas. Entre esses tratamentos estão:

  • Acupuntura: para fazer acupuntura o profissional insere agulhas esterilizadas de aço inoxidável na pele em pontos específicos do corpo.
  • Massagem: se sua dor nas costas é causada por músculos tensos ou sobrecarregados, a massagem pode ajudar
  • Yoga: existem vários tipos de yoga, uma disciplina ampla que envolve a prática de posturas ou posições específicas, exercícios de respiração e técnicas de relaxamento.

Prevenção

Dor nas costas - quais são as causas, prevenção e tratamento!
Metrópoles

Acima de tudo, tem como prevenir o problema. Primeiramente não pegue objetos pesados, deixe os pés afastados, dobre seus joelhos ao abaixar e levante usando apenas os músculos da perna.

Sobretudo, evite ficar em pé por longos períodos de tempo. Se for necessário para o seu trabalho, tente usar um banquinho. Alterne descansando cada pé sobre ele e não abuse dos saltos altos.

Além disso, no trabalho certifique-se que sua cadeira tem as costas retas, com assento ajustável, apoios de braços e seja giratória. Use um banquinho em baixo de seus pés, portanto, de modo que seus joelhos não fiquem mais altos ou baixos que seus quadris.

Se você dirigir uma longa distância, inclusive, a cada duas horas pare, desça, se alongue e ande por três a cinco minutos antes de seguir viagem. Por fim, fortaleça as costas, melhore a flexibilidade e perca peso.

Outros problemas

Dor nas costas - quais são as causas, prevenção e tratamento!
Granato

Primeiramente, nem toda dor de coluna é problema na coluna. Ou seja, algumas doenças que surgem na coluna, acabam afetando outras regiões do corpo.

Por exemplo, dor no nervo ciático, uma inflamação ou dano ao nervo ciático que se localiza desde a coluna lombar até os pés.

Além disso, também pode ser osteoporose, que consiste na redução de densidade da massa óssea e que atinge mais comumente as mulheres. Essa doença metabólica pode causar dores frequentes nas costas.

No caso das doenças renais, a maioria, aliás, não causa dores nas costas. Contudo, o surgimento de pedras em um dos rins ou nas vias urinárias, assim como alguns casos de infecção urinária, podem acabar resultando em intensa dor lombar. Sobretudo em um tipo de dor com a irradiação, inclusive, para a virilha.

Cistos ovarianos, endometriose e câncer no ovário, apendicite, pancreatite (inflamação do pâncreas) e alguns tipos de câncer, por exemplo, também podem ser apontadas como causas por trás das dores nas costas.

Você gostou dessa matéria? Foi útil? Então você também vai gostar dessa: Tipos de dores de cabeça, os 5 mais comuns e como identificá-los.

Fonte: Minha Vida 1 Minha Vida 2

Imagem de destaque: TriCurioso

Outras postagens

2 comentários em “Dor nas costas – Tipos e o que significam, causas, tratamento e prevenção