Curiosidades

Doramas, o que são? Melhores programas para acompanhar

Os doramas têm ganhado cada vez mais popularidade entre jovens e adultos que adoram consumir seriados e novelas do exterior.

Atualizado em 22/05/2020

Nos últimos anos, os doramas têm conquistado cada vez mais público na internet e, certamente, já possuem uma parcela de fãs fiéis. Principalmente por causa da sua inclusão nos catálogos de sites de streamings, os programas tem conquistado jovens e adultos por suas histórias.

O termo tem origem japonesa e, para entendê-lo, precisamos compreender um pouco da língua. De forma simples, as séries de TV do Japão são conhecidas como television drama (drama de TV), pronunciadas como terebi dorama. Dessa maneira, a palavra “dorama” acabou sendo importada pelos fãs desse tipo de programa.

Assim como as séries ocidentais, elas também podem ser de comédia, romance, mistério, ação, etc. Ou seja, qualquer gênero, e não apenas drama.

Tudo é dorama?

Doramas - o que são e melhores programas para acompanhar
Cosmo Nerd

Primeiramente, no mundo ocidental, é comum que apenas comédias românticas sejam consideradas doramas. De fato, existem muitas produções do gênero que fizeram sucesso por aqui. Apesar disso, não significa que o nome só se aplica a esse gênero.

Na verdade, praticamente toda produção feita para a TV japonesa recebe esse nome. Além disso, não é só os doramas japoneses que também recebem esse mesmo nome. As produções da Coreia do Sul, China e Tailândia também são batizadas com esse título.

Por outro lado, produções como Jiraiya, Ultraman e também os Sentai, que deram origem aos Power Rangers, não entram no gênero. Isso porque essas séries são consideradas “tokusatsu”, que significa “efeitos especiais”. Diferente dessas obras – focadas na ação, nos efeitos e no potencial de brinquedos vendidos -, os doramas focam nos personagens.

12 doramas para quem quer mergulhar nesse mundo

Oh My Ghost

A série de comédia acompanha uma garota tímida que trabalha em um restaurante. Além de ter pouca habilidade social, ela também é repreendida pelo chef do local com frequência. Dito isso, a garota tem a vida transformada quando é possuída. Ainda que pareça assustador, a série trata tudo com humor, já que o fantasma que possui a garota é de uma mulher que só pensa em seduzir homens.

Mr. Sunshine

Inicialmente, a história começa durante uma expedição dos EUA à Coreia, no século XIX, quando Choi Yoo-jin consegue fugir para a América. Ele consegue se tornar fuzileiro naval e acaba retornando para seu país de origem, onde se apaixona.

Além disso, em meio aos confrontos, o personagem precisa lidar com a tentativa de colonização da Coreia pelos americanos.

Black

O thriller de fantasia acompanha um detetive possuído pelo espírito da Morte. Entretanto, em uma de suas missões acaba se apaixonado por uma mulher que consegue prever quando a morte irá acontecer. Assim, os dois se unem para começar a ajudar pessoas, ao invés de matá-las.

My First First Love

Este dorama é um original Netflix lançado em duas partes. A história é focada em cinco amigos que estão passando por diferentes variações do primeiro amor. Além de focar na paixão de um jovem por sua melhor amiga, também retrata a juventude e as relações dessa fase da vida de uma forma cativante.

Persona

O dorama psicológico é, na verdade, uma antologia formada por quatro contos. Apesar de terem diretores diferentes, todos são protagonizados pela atriz e cantora Lee Ji-eun (ou IU). O primeiro conto tem uma partida de tênis feminino que irá definir o futuro de uma família; o segundo conta a história de uma mulher que atrai todos os homens, mas não se interessa por nenhum; o terceiro envolve a vingança de uma jovem contra o pai de uma amiga; e, por fim, o último aborda várias realidades de um casal.

Live

Esta série foca em diferentes divisões da polícia coreana. O espectador conhece a história a partir de dois jovens que entram na academia de polícia, mas encontram vários problemas na corporação.

Kingdom

Kingdom se passa durante a Dinastia Joseon, que durou do século XIV ao século XIX. O protagonista da série é o príncipe Joo Ji-hoon, mandado para investigar uma praga misteriosa que está assolando a Coreia. Dentre os mistérios fantásticos e assustadores que ele irá encontrar, por exemplo, podemos citar zumbis.

Unrequited Love

Este é mais um dos doramas que fala de amor por um viés realista. Nós acompanhamos a história de personagens que estão na faculdade, ao mesmo tempo que vemos o que aconteceu com eles no passado. Ao longo da trama, o relacionamento tem uma evolução natural que fisga o espectador.

Romance is a Bonus Book

Sobretudo, esse dorama acompanha um personagem escritor e editor de livros, ao lado de sua amiga de infância. A partir de uma importante mudança na vida dela, os dois começam a se conectar mais profundamente. Ou seja, uma história de amizade antiga que se transforma em um grande amor.

Because This is My First Life

Na intenção de comprar uma casa antes de completar 30 anos, Nam Sae Hee começa a alugar um dos quartos de seu apartamento. Antissocial, ele passa a conviver com uma escritora solteira solitária. Acima de tudo, este é outro dorama que trata de amor de uma forma real que vai conquistar muitos fãs.

Hey, Ghost, Let’s Fight

Assim como Oh My Ghost, está é mais uma história sobre fantasmas. Aqui, no entanto, um jovem universitário consegue falar com os seres sobrenaturais e usa a habilidade para trabalhar como exorcista. O trabalho, porém, serve para que ele junte dinheiro para fazer uma cirurgia que possa retirar sua habilidade sobrenatural.

Put Your Head On My Shoulder

Por fim, essa obra mostra uma estudante de contabilidade quase se formando em contabilidade ainda não sabe o que quer fazer da vida. Além disso, ela precisa lidar com a indecisão de seu pretendente ao mesmo tempo que divide o apartamento com um jovem que tem certeza do que quer para seu futuro.

Fontes: Interprete, Aficionados, Intrínseca

Imagens: Escola Educação, Cosmo Nerd