Dormir depois do almoço faz bem? Quais os benefícios

Dormir depois do almoço, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não faz mal à saúde, pelo contrário, um cochilo trás muitos benefícios ao corpo.

Dormir depois do almoço é um costume típico de países como a Espanha e a Itália, hábito culturalmente conhecido como sesta. Contudo, outros países também estão aderindo ao hábito de tirar uma soneca após o almoço. Pois, de acordo com estudos, foi comprovado que um cochilo depois do almoço só trás benefícios à saúde.

Portanto, o que antigamente era sinônimo de preguiça, hoje, significa mais saúde para o corpo, já que o cochilo ajuda melhorar o desempenho e o rendimento nas atividades do dia.

No entanto, o cochilo não deve ser mais do que 40 minutos, ou os efeitos podem ser contrários, por exemplo, afetar o sono noturno.

Dormir depois do almoço faz com que a pessoa fique mais disposta, mais alerta, além de prevenir contra doenças cardíacas, reduzir a pressão sanguínea, melhorar a memória e aumentar a criatividade.

Dormir depois do almoço faz mal?

Imagem: UOL

Não. Na verdade é completamente o contrário, dormir depois do almoço trás muitos benefícios a saúde do corpo. E é por isso que em países como, Itália e Espanha, é muito comum ver lojas e comércios fechados logo após o almoço. Pois levam a sério os benefícios da sesta.

De acordo com especialistas, tirar um cochilo após o almoço não se trata de preguiça, mas sim de uma necessidade fisiológica.

Ao dormir depois do almoço faz com que a temperatura do corpo diminua o que é muito bom para o corpo. Pois deixa o corpo mais descansado, alerta e disposto para enfrentar as tarefas do restante do dia.

No entanto, especialistas alertam para que o tempo do cochilo seja de no máximo 40 minutos ou pode afetar negativamente o sono noturno.

No entanto, não é um hábito muito comum no Brasil, o costume vem sendo aderido aos poucos. Inclusive, algumas empresas já contam com salas de descanso para seus funcionários, para que possam tirar um cochilo após o almoço.

Quanto aos comerciantes, eles possuem maior dificuldade em aderir ao costume, pois muitas vezes nem mesmo os patrões conseguem um tempo para descanso. Por isso, dificilmente vendedores e balconistas conseguem tirar um tempinho após o almoço para descansar o corpo e preparar para o dia estressante.

Benefícios de dormir depois do almoço

Imagem: Academia Nadarte
  • Segundo estudos, quando uma pessoa tira um tempo para descanso, um sono leve, apresenta uma maior produtividade no desempenho de suas tarefas durante o expediente de trabalho.
  • Dormir depois do almoço proporciona efeitos reparadores no organismo, influenciando na renovação cerebral, ou seja, o cérebro libera espaço para poder armazenar novos conhecimentos.
  • Também, trás benefícios físicos, como melhorar a disposição, diminuir o cansaço e melhorar o desempenho cognitivo.
  • O sono depois do almoço auxilia no processo da digestão, pois ajuda na absorção dos nutrientes dos alimentos.
  • O cochilo ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, podendo até reverter o impacto hormonal de uma noite de sono ruim.
  • Alivia o estresse e diminui a irritabilidade
  • Por fim, ajuda na manutenção da pressão arterial.

Quando faz mal

Imagem: Hapvida Planos

Quando o sono vespertino se torna exagerado, ao ponto de sentir sonolência durante o trabalho, escola ou tarefas diárias, pode indicar problemas de insônia durante a noite.

Por isso, ao dormir depois do almoço, por mais de uma hora, e ainda assim continuar com sono, pode ser necessário procurar por um médico especialista. Pois ele irá fazer um diagnóstico preciso sobre a causa das noites mal dormidas e indicar um tratamento adequado, caso precise.

Entretanto, sentir um leve sono logo depois de comer, pode estar ligado ao processo de digestão, onde grande parte do fluxo sanguíneo é direcionada ao estômago. Como resultado, o corpo fica mais relaxado, dando a sensação de sonolência.

Resumindo, dormir depois do almoço, por no máximo 40 minutos por dia, faz bem à saúde. Pois aumenta a capacidade física e mental, revigora o cérebro, dá mais energia, aumenta a capacidade de concentração, memorização, além de aumentar a capacidade criativa.

Se você gostou dessa matéria, veja também: Dormir pouco, quais as consequências? Estudo e como se recuperar.

Fontes: G1, Minha vida, Duoflex, Desinchá

Imagens: Desinchá, UOL, Academia Nadarte, Hapvida Planos

Outras postagens