Eclipse da superlua, neste domingo, encerra tétrade lunar (Transmissão ao vivo)

A noite desse domingo (27 de setembro) será marcada por um dos eventos astronômico mais incríveis e esperados de 2015. Segundo os especialistas, o céu será o palco é um eclipse total da Lua, que vai poder ser visto em todas as cidades do País. Mas isso não é tudo: uma superlua vai dar o ar da graça.

O tão esperado eclipse da superlua, segundo informações dos astrônomos, começará mais cedo que de costume. A partir de 21h12 (horário de Brasília), do dia 27, a Lua vai começar a ficar encoberta pela parte mais escura da sombra da Terra, fenômeno que caracteriza um eclipse lunar.

A previsão é que a partir das 23h47, o eclipse da superlua chegue ao auge, deixando nosso satélite natural totalmente encoberto.  Depois disso, a Lua deve passar mais de uma hora com essa aparência fora do comum e começa a sair das sombras por volta de 2h22 da madrugada do dia 28 de setembro, já na segunda-feira.

1

Ainda de acordo com especialistas, esse é o quarto e último eclipse total da Lua, da série chamada tétrade lunar, que teve início ainda no ano passado, nos meses de abril e outubro. Em abril de 2015, mais exatamente no dia 4, ocorreu o primeiro eclipse total da Lua desse ano. Mas, com exceção deste, nenhum outro foi um eclipse da superlua.

Essa tétrade, aliás, se trata de um evento bastante raro e consiste na sequência de eclipses totais da Lua. Isso porque, de forma geral, os eclipses se intercalam entre totais, parciais e penumbrais (quando só a parte mais clara da sombra da Terra encobre a Lua). A magnitude de acontecimento, chamado na internet de eclipse da superlua, é tamanha que ele só voltará a acontecer em 2033!

3

E então, preparado para acompanhar esse eclipse da superlua?

Assista ao vivo

Não deixe também de se programar para os demais eventos astronômicos que ainda virão em 2015 e que você confere aqui, nessa outra  matéria.