Curiosidades

Eneagrama, o que é? Origem, função e tipos de personalidade do símbolo

Eneagrama define tipos de personalidades existentes. Assim, conheça um pouco sobre esse teste e quais os tipos de personalidade

Por Lucas Alves

-

Você já ouviu falar de eneagrama? Trata-se de uma figura geométrica que possui 9 pontas. Ela é muito utilizada em testes psicológicos, comportamentais e nutricionais.

As pontas são os símbolos processuais para identificação. Essa identificação tem os tipos de personalidade. E não é por menos que o eneagrama desperta a curiosidade de muitos.

E, falando em fatos curiosos que envolvem este tema, podemos citar a origem da palavra. Para quem não sabe, eneagrama é de origem grega, e significa “nove” e “algo escrito ou desenhado”.

Mas, para que serve o eneagrama? Se é isto que você está se perguntando, a resposta é simples.

Em suma, ele é muito utilizado para desenhar a personalidade das pessoas que procuram esse método. Assim, por meio de trabalhos desenvolvidos, ele apresenta a cada pessoa seus comportamentos construtivos e destrutivos.

Abaixo nós vamos te explicar mais sobre o eneagrama e as nove pontas de personalidade.

História

O eneagrama, enquanto sabedoria de autoconhecimento, não tem sua história muito documentada. Mas, há algumas crenças que falam que surgiu na Babilônia, por volta de 2500 a.C.. Aliás, várias ideias abstratas relacionadas a ele, sugerem que teve origem no pensamento grego clássico.

É a partir do século IV que ele começa a ser utilizado para explicar os comportamentos humanos. E quem influenciou esses estudos foram os monges do cristianismo, entre eles o reconhecido António Alexandria.

Teve também Evagrius Ponticus que conseguiu registrar, por meio da escrita, suas primeiras ideias. Além do que conseguiu chegar bem próximo do que é o eneagrama hoje.

Essas descobertas relatas acima aconteceram no Afeganistão e é onde toda a herança dessa antiga sabedoria foi deixada.

Eneagrama da personalidade

Eneagrama - O que é, função e 9 tipos de personalidade do símbolo
Gilistore

Após essas primeiras descobertas relatadas acima, novos filósofos conseguiram, anos depois, identificar a figura geométrica. É o que chamamos de mundo moderno.

O primeiro personagem a entrar em cena foi o filósofo armênio, Gurdjieff. Ele identificou o símbolo e passou a utilizá-lo como modelo de autoconhecimento.

Apesar de identificar esse autoconhecimento, Gurdjieff, não pesquisou sobre o eneagrama. Foi o filósofo boliviano, Oscar Ichazo, que iniciou essa pesquisa e identificou o simbolismo dos tributos da natureza humana.

Assim surgiu o eneagrama utilizado hoje e as diversas personalidades do autoconhecimento.

Tipos de personalidade

No eneagrama, como já afirmamos anteriormente, contamos com nove tipos de personalidade. Saiba conosco quais são eles.

Eneagrama - Os 9 tipos de personalidade do eneagrama
LinkedIn

Perfeccionista

Como o próprio nome já diz, é a busca da perfeição. É uma pessoa que tem disciplina e muito exige de si e do outro. Assim, só entrega o que está perfeito. Então aqui há dificuldades em aceitar o ditado “feito é melhor que perfeito”.

É aquela pessoa que tem fixo o que é certo ou errado e sempre quer fazer do seu jeito. O erro é inaceitável e sempre vai querer corrigir, e talvez, mesmo que não propositalmente, acabe machucando algumas pessoas.

Ajudante

Eneagrama - Os 9 tipos de personalidade do eneagrama
Instituto Lucas Fonseca

Primeiramente, ele pensa mais nos outros para depois voltar a atenção a si. É aquele que gosta muito de ajudar com as necessidades do outro para ser reconhecido e agradecido. Assim, sente-se satisfeito em sempre fazer algo que ajude o próximo.

Realizador

É quem sempre busca o sucesso e ser bem-sucedido. Então “vencer” se torna o seu objetivo mais importante. No entanto, devido a sua vaidade, há uma preocupação constante da forma que transmite essa imagem para os outros.

Individualista

É aquele perfil que pensa conseguir fazer tudo sozinho e sem precisar tanto da ajuda dos outros. Ele se isola para ter boas e originais ideias. Por outro lado, ao não buscar o próximo, acaba se tornando uma pessoa sozinha e introspectiva demais.

Investigador

Eneagrama - Os 9 tipos de personalidade do eneagrama
Wikipédia

É um perfil que observa muito tudo o que está acontecendo. Antes de dar opiniões ou tomar decisões, prefere compreender melhor o que envolve o acontecimento em questão. No entanto, as vezes, há tanta observação que acaba não expondo o que precisa ou mesmo omitindo suas opiniões.

Guardião

Apesar de ser também bem observador, ele é sempre muito confiável. Quer cumprir as tarefas propostas, pois precisa garantir a segurança dos resultados.

Entusiasta

Eneagrama - Os 9 tipos de personalidade do eneagrama
Universia

É aquele que está sempre alegre, que incentiva todos e está disposto a ouvir e encarar novas ideias. É um tipo fácil de ser reconhecido pela sua felicidade e positividade. Então, vive dizendo por aí que nada o abala.

Estrategista

Geralmente são os líderes e querem ter forte controle sobre os seus ambientes e liderados. Então, muitas vezes, está motivando seus liderados para ter bons resultados e boas ações.

Mediador

Eneagrama - Os 9 tipos de personalidade do eneagrama
SBIE

Primeiramente ele sempre procura a paz e harmonia e não quer brigas ou desentendimentos. Em suma, para pessoas teste tipo, resolver conflitos é essencial e as mudanças nem sempre são bem aceitas.

E aí, curtiu a matéria? Então, confira a próxima: Ted Bundy – Quem é o serial killer que matou mais de 30 mulheres.

Fontes: Psicologia Online; Runrun.it; Vittude.

Imagem de Destaque: Fundação ACL.

Próxima página »

Escolhidas para você