Curiosidades

Energúmeno – Qual o significado da palavra que tornou-se uma ofensa?

Energúmeno tem vários significados. Atualmente é usada para chamar alguém de idiota. Mas não era assim na época do Cristianismo primitivo.

Por Marcella Alves de Freitas

Energúmeno acabou se tornando um xingamento muito comum entre os brasileiros. A palavra é bastante usada atualmente para se referir a alguém quando se quer chamá-lo de idiota, boçal, alienado ou até insensato.

Esse significado, inclusive, já faz parte dos dicionários, podendo ser encontrado no Michaelis. Entretanto, ela era usada para se referir a outra coisa.

Origem da palavra

Nos tempos do Cristianismo primitivo, aproximadamente nos anos 30 d.C; se referir a uma pessoa como “energúmeno”, era a mesma coisa que dizer que ela estava possuída. Isso mesmo, o termo era usado para se referir a alguém que estivesse com um demônio no corpo.

Energúmeno - Qual o significado da palavra que tornou-se uma ofensa?

Isso porque esta é uma palavra de origem grega. Ou seja, veio de energoumenos, que significa endemoniado. Totalmente diferente do que é usado atualmente, não é?!

Entretanto, além desses dois significados, a palavra ainda tem mais uma tradução. Energúmeno pode ser usado também para se referir a alguém que seja violento. Como resumo, alguém que age de forma irracional, brutal, uma pessoa desequilibrada e que esteja exaltada.

Energúmeno – O filme

Ele conta a história de Anthony Mallare. Em suma, um editor que tinha como seu principal trabalho acabar com a reputação das pessoas. Ou seja, ele acabava sendo odiado por todos de quem falava.

Apesar disso, Anthony acaba de apaixonando por Cora Moore, uma poeta. Ela abandona o Capitão Paulo Decker para ficar com o editor.

Energúmeno - Qual o significado da palavra que tornou-se uma ofensa?
Cena do filme O Energúmeno, de 1935

Entretanto, Paulo conhece a fama de Anthony, e acredita que ele só quer enganar Cora. Por isso, tenta matá-lo.

Enfim, Paulo não estava errado, porque, antes disso, Anthony havia trocado a escritora por uma pianista. Isso fez com que Cora parasse de escrever e bebesse todos os dias.

Inconsolável pelo abandono, a escritora deseja, então, que Anthony morra sem que ninguém sinta qualquer falta dele. Como será que termina essa história?

O Energúmeno – The Scoundrel -, é um filme americano que foi lançado em 1935. Ele fez tanto sucesso na época que conseguiu levar para casa o Oscar de Melhor História Original na época.

O personagem principal foi interpretado por Noeil Coward e, certamente, encarna bem o sentido mais “recente” da palavra. Ou seja, de alguém “idiota, boçal, alienado e insensato”.

Gostou da matéria? Em seguida leia: Terçol, o que é? Causa, sintomas, tratamento, e diferenças para o calázio

Imagens: Unsplash, Adorocinema

Fontes: Significados, Uol, Revistagalileu, Cineplayers

Próxima página »

Escolhidas para você