História

Espanha – Tudo que você tem saber sobre o país + cidades mais visitadas

Você já foi à Espanha? Tem curiosidades sobre o país? Se sim, prepare-se para saber tudo sobre esse lugar e suas top 10 cidades mais famosas.

Por Emilly Krishna

Afinal, você conhece a Espanha? Sabe de sua cultura, e de sua localização geográfica?

Se ainda não sabe nada sobre esse país, hoje nós iremos lhe dar uma breve aula de geografia. Até porque procuramos detalhar todas as características desse país que conta com 46 milhões de habitantes.

A priori, a Espanha, além de ser um país lindo, é também rico economicamente e também rico cultura e tradições. Além do mais, ele conta com uma perfeita gastronomia e também inúmeros monumentos espalhados pelo país.

Mas, não é só isso. As paisagens espanholas também são deslumbrantes, como seu extenso litoral azul intenso.

Inclusive, por conta dessas características, a Espanha é um dos lugares mais visitados todos os anos. E, claro, dentre esses turistas estão vários brasileiros que são encantados por esse local.

Aliás, alguns até afirmam que as pessoas de lá se parecem conosco. Pois, assim como os brasileiros, eles também são alegres e acolhedores.

Localização

Espanha- Top 10 cidades, política, religião, geografia, e + curiosidades
Fonte: Amantes de viagem

A priori, vale destacar que a Espanha está localizada na Península Ibérica, em específico, no Sudoeste da Europa. Assim sendo, é um país que faz limites com Portugal, a oeste; com o Mar Mediterrâneo, a leste; ao sul, com a França; e com o oceano Atlântico, ao norte. Por isso, este país se encontra no hemisfério norte e em parte no hemisfério ocidental.

Além dessas informações, podemos destacar também que, até no início do século XV, a Espanha não existia como nação. Contudo, tempos depois ela se formou a partir da junção dos reinos de Castela, Aragão, Navarra, Catalunha, Galícia, Astúrias e Leão.

Sua capital, como você já deve saber, é a cidade de Madrid, que ocupa uma área de 505.954 km2, um pouco menor do que nosso Estado de Minas Gerais. Aliás, a Espanha é, depois da França, o segundo maior país da Europa Ocidental.

Outras características geográficas

Topografia

Espanha- Top 10 cidades, política, religião, geografia, e + curiosidades
Fonte: Hostel world

A priori, a topografia da Espanha é constituída por mais de 50% de planaltos. Ele chegam, em média, a 600 metros acima do nível do mar.

Já sobre hidrografia, vale destacar os inúmeros rios que passam pelo território. Dentre eles, os 10 mais importantes são Guadalquivir (Sevilha), Tejo (Aragão), Ebro (Cantábria), Guadiana (separa Extremadura e Andaluzia), Douro (Sória), Minho (Galiza), Segre (Pirinéus), Júcar (Ojuelos de Valdeminguete), Pisuerga (Valladolid) e Genil (Andaluzia).

Clima

Espanha- Top 10 cidades, política, religião, geografia, e + curiosidades
Fonte: M pelo mundo

Primeiramente, podemos destacar que a Espanha possui uma grande variedade climática. Sobretudo, o clima é predominantemente mediterrânico, com verões secos e invernos com temperaturas equilibradas. Inclusive, esse país é considerado por ser um dos mais quentes da Europa.

Mas, vale destacar que o clima varia muito de região para região. Por exemplo, o norte da Espanha apresenta temperaturas mais baixas e clima mais úmido. Já, o sul, é mais seco, com temperaturas mais amenas.

Portanto, antes de ir à Espanha, é melhor ver em qual clima você se adapta melhor, para depois escolher a região.

Divisão Territorial da Espanha

Espanha- Top 10 cidades, política, religião, geografia, e + curiosidades
Fonte: Guia viajar melhor

Primeiramente, é importante destacar que, desde a Constituição de 1978, a Espanha está dividida em 17 comunidades autônomas e mais 2 cidades autônomas de Ceuta e Melilla.

Confira quais são essas comunidades autônomas:

  • Andaluzia (capital: Sevilha)
  • Aragão (capital: Saragoça)
  • Principado das Astúrias (capital: Oviedo)
  • Ilhas Baleares (capital: Palma de Maiorca)
  • País Basco (capital: Vitória-Gasteiz)
  • Ilhas Canárias (capitais das províncias: Las Palmas de Gran Canaria e Santa Cruz de Tenerife)
  • Cantábria (capital: Santander)
  • Castela-La Mancha (capital: Toledo)
  • Castela e Leão (capital: Valladolid)
  • Catalunha (capital: Barcelona)
  • Ceuta (cidade autônoma)
  • Estremadura (capital: Mérida)
  • Galícia (capital: Santiago de Compostela)
  • Comunidade de Madrid (capital: Madrid)
  • Melilha (cidade autônoma)
  • Região de Múrcia (capital: Múrcia)
  • Comunidade Foral de Navarra (capital: Pamplona)
  • La Rioja (capital: Logronho)
  • Comunidade Valenciana (capital: Valência)

Governo e política da Espanha

Espanha- Top 10 cidades, política, religião, geografia, e + curiosidades
Fonte: Veja.abril

Resumidamente, a Espanha se encontra no governo de Monarquia Parlamentarista. Ou seja, é um governo com um sistema democrático parlamentarista e dividido por poderes políticos. Dentre eles, estão o poder executivo, poder judicial e poder legislativo.

Sobretudo, a Espanha hoje é regido pelo rei Felipe VI, o qual assumiu o reinado em 2014, no lugar de seu pai, o rei Juan Carlos de Borbón. Este, inclusive, abdicou do cargo.

Além do rei Felipe VI, a nação é regida também pelo primeiro ministro, Pedro Sánchez. Este, por sua vez, assumiu o governo em junho de 2018.

Certamente, vale destacar que quando o governo é monarquista, significa que o seu Rei é o chefe de Estado, e também o símbolo da sua unidade e permanência. Portanto, é ele quem arbitra e modera o funcionamento regular das instituições democráticas.

Além do mais, é o rei quem representa o Estado Espanhol nas relações internacionais. Aliás, é ele também que exerce a função de atribuir e comandar a Constituição e suas leis.

Economia

Espanha- Top 10 cidades, política, religião, geografia, e + curiosidades
Fonte: Euro dicas

A priori, a Espanha é considerada uma das principais economias da Europa. Inclusive, ela se encontra em quinto lugar entre as potências da Europa. Basicamente, a Espanha se destaca na exportação de veículos, calçados, construção naval, indústria siderúrgica, química e têxtil.

Além disso, ela ainda se destaca na agricultura, por conta do cultivo de uvas e laranjas. Tanto é que os espanhóis são grandes produtores de vinhos e azeites. Isso, sem contar a pesca, que também é uma atividade bem enriquecedora.

E claro, o turismo que é o responsável por grande parte da receita do país.

+ Curiosidades sobre o país

Bandeira da Espanha

Espanha- Top 10 cidades, política, religião, geografia, e + curiosidades
Fonte: Euro dicas

A priori, as cores da bandeira da Espanha não possuem um significado concreto. Porém, devemos destacar que essas cores conseguem representar muito bem o país.

Contudo, existem algumas interpretações sugeridas e também informais quanto ao sentido da bandeira. Algumas pessoas, por exemplo, afirmam que a cor vermelha representa a valentia e a conquista do povo espanhol. Já, a cor amarela,diz respeito à alegria e à riqueza adquiridas pelo povo. O escudo, por outro lado, pode representar a unificação do país e, baixo, a coroa do reinado.

Idioma

Espanha- Top 10 cidades, política, religião, geografia, e + curiosidades
Fonte: Youtube

Como já dissemos, a Espanha é dividida em 17 comunidades e mais duas cidades autônomas. Por conta disso, além do castelhano, falado por todo o país, a Espanha tem como língua oficial o espanhol.

Contudo, ainda existem alguns dialetos co-oficiais. Por exemplo, catalão, valenciano, aranês, basco, galego, entre outros.

Religião

Espanha- Top 10 cidades, política, religião, geografia, e + curiosidades
Fonte: Um brasileiro na Espanha

A priori, a constituição espanhola garante a liberdade de religiões. Mas, as principais religiões que podemos destacar no país são o catolicismo (predominante), o islamismo, o protestantismo, o mormonismo e Testemunhas de Jeová.

Top 10 Cidades da Espanha

Espanha- Top 10 cidades, política, religião, geografia, e + curiosidades
Fonte: Alma de viajante

Após lhe contarmos tudo sobre a Espanha, nós decidimos também separar os 10 principais destinos para os turistas.

Sobretudo, é importante que você leve em consideração as características de cada lugar antes de escolher o destino final. Como por exemplo, o clima, tamanho populacional, atividades econômicas, custo de vida e idioma.

1. Madrid

Espanha- Top 10 cidades, política, religião, geografia, e + curiosidades
Fonte: Viva intercâmbio

Como já dissemos, Madrid é a capital da Espanha. Assim sendo, como pode-se imaginar, ela é um dos principais destinos dos turistas, e, claro, dos brasileiros.

Inclusive, ela possui uma riqueza arquitetônica incrível. Como por exemplo, Palácio Real, a Puerta del Sol e a estátua do Urso Madronho, símbolo da cidade.

Aliás, se você busca por arte e festas noturnas, Madrid pode ser o seu lugar.

2. Barcelona

Espanha- Top 10 cidades, política, religião, geografia, e + curiosidades
Fonte: Dicas Europa

Certamente, Barcelona é considerado a cidade mais popular para se visitar na Espanha. Inclusive, ela foi considerada 5ª cidade mais visitada da Europa, depois de Londres, Paris, Istambul e Roma, em 2011.

Basicamente, essa cidade pode ser perfeita para quem gosta de praia. Aliás, além de praias, você também encontrará uma cidade agradável, populosa e também muito colorida.

Agora, uma curiosidade para você que vai visitar esse lugar é que, em Barcelona, o idioma predominante é o catalão.

3. Valência

Espanha- Top 10 cidades, política, religião, geografia, e + curiosidades
Fonte: 360 meridianos

A priori, Valência é a terceira maior cidade espanhola. Inclusive, ela conta com quase 800 mil habitantes.

Além disso, é também uma cidade com nada menos que 8 praias. Aliás, por conta dessas belezas naturais, sua economia é praticamente toda voltada para o turismo.

E, para melhorar, a cidade conta com a linha de metrô com um total de 169 estações. Além de outros meios de transportes públicos. Ou seja, pode ser bem fácil e rápido de andar por lá.

4. Sevilha

Espanha- Top 10 cidades, política, religião, geografia, e + curiosidades
Fonte: Naturam

Sevilha é a quarta maior cidade espanhola. Ou seja, ela vem logo depois de Valência.

Inclusive, devemos destacar que essa cidade é uma das mais quentes da Europa. Tanto é que, no verão, a temperatura chega a ultrapassar os 40°C. Sem conta que, nessa cidade, só chove durante 50 dias no ano.

Sobretudo, se você procura por uma cidade mais agitada, ela pode ser o seu lugar. Até porque ela apresenta inúmeras festas populares. Dentre elas, as mais populares são a Semana Santa e a “Feria de Abril”.

5. Saragoça

Espanha- Top 10 cidades, política, religião, geografia, e + curiosidades
Fonte: Erasmusu

Primeiramente, ao contrário de Sevilha, esta é uma cidade mais pacata. Até porque ela é extremamente religiosa. Tanto é que os seus principais pontos turísticos são as catedrais, igrejas e basílicas.

Aliás, seu ponto turístico mais popular é a Catedral-Basílica de Nossa Senhora do Pilar (Basílica del Pilar), que é o maior templo barroco do país.

6. Málaga

Espanha- Top 10 cidades, política, religião, geografia, e + curiosidades
Fonte: Ci intercâmbio

A priori, essa cidade é considerada uma das mais visitadas da Espanha. Inclusive, foi em Málaga que o famoso pintor Pablo Picasso nasceu.

E, ao contrário de Sevilha, essa cidade tem um clima mais agradável. Além de possuir um mar tranquilo e uma vista maravilhosa.

Aliás, em Málaga você encontrará diversos tipos de passeios históricos e culturais, como passeios em museus e catedrais, os quais você encontra muita riqueza arquitetônica.

E, para finalizar, não podemos esquecer da sua riquíssima culinária, a qual é a base de peixes.

7. Bilbao

Espanha- Top 10 cidades, política, religião, geografia, e + curiosidades
Fonte: Erasmusu

Primeiramente, vale destacar que a cidade de Bilbao é considerada o núcleo econômico da comunidade autônoma. Ou seja, se você está a procura de melhores condições de vida, lá pode ser um ótimo lugar para se encontrar emprego.

Além do mais, ela é um pólo gastronômico e também um paraíso arquitetônico, cultural e histórico. Inclusive, se você for até lá, você não pode deixar de ir até o principal ponto turístico da cidade: o Museu Guggenheim. Este, aliás, tem um formato curvilíneo, moderno e inovador.

Para finalizar, vale destacar que seus idiomas principais são o basco e o espanhol castelhano.

8. Granada

Espanha- Top 10 cidades, política, religião, geografia, e + curiosidades
Fonte: 360 meridianos

Essa cidade pode te proporcionar um clima quente no verão e um clima mais fresco no inverno. Além do mais, ela pode proporcionar também uma infinidade de riquezas culturais, musicais e gastronômicas.

Portanto, ela, com certeza, será uma cidade adorável para se visitar.

9. Corunha

Espanha- Top 10 cidades, política, religião, geografia, e + curiosidades
Fonte: Dicas Barcelona

A priori, essa cidade já começa a te encantar por conta de suas praias: Riazor e Orzán. Além do mais, ela pode te proporcionar passeios belíssimos perto da famosa Torre de Hércules, o farol romano mais antigo da Europa ainda em funcionamento. Ou então, você pode passear pelo centro, na Plaza María Pita.

Contudo, chove bastante por lá quando não está no verão. Portanto, caso você pegue esses dias chuvosos, você pode provar o famoso chocolate quente com churros do Bonilla a la Vista.

Além do mais, dessa cidade você consegue visitar a cidade Santiago de Compostela.

10. Toledo

Espanha- Top 10 cidades, política, religião, geografia, e + curiosidades
Fonte: Boa viagem

A priori, esta é uma cidade pequena. Porém, ela possui um gigante patrimônio histórico. Inclusive, uma das principais atrações turísticas é o Castelo de Toledo.

Assim disso, Toledo é considerado uma cidade bem aconchegante e com um ar mais medieval.

O que achou da nossa matéria?

Leia mais: Casal troca festa de casamento por mochilão em 21 países

Fontes: Brasil escola, Euro dicas

Imagem de destaque: Estudar fora

Próxima página »

Escolhidas para você