Curiosidades

Estalar os dedos é prejudicial ou não para a saúde? Como acontece

O hábito de estalar os dedos é muito comum, e para alguns pode ser até desistressante. Mas será que pode prejudicar as articulações?

Provavelmente você já estralou os dedos hoje, mesmo que sem intenção, pois se trata de um hábito bastante comum no dia a dia. Porém, muitas pessoas tem a falsa crença de que estalar os dedos prejudica as articulações, o que, de fato, não acontece. Com isso, existem estudos científicos que comprovam que não existe mal nos estalos dos dedos.

Para algumas pessoas estalar os dedos soa como uma terapia, como algo anti-estresse que contribui para o relaxamento. Entretanto, para outras pessoas causa aflição ou até mesmo medo de prejudicar as articulações.

Os estalos são provocados por um rápido movimento do líquido sinovial dentro das articulações, geralmente quando bolhas de gás nesse líquido são estouradas. Em suma, esse movimento não prejudica as articulações, muito menos engrossa os dedos ou causa dano em ligamentos. Para entender melhor sobre estalar os dedos, confira a matéria.

Como funciona a articulação?

Imagem: Notícia ao minuto

As articulações são regiões do corpo onde há o encontro de dois ou mais ossos, fazendo uma ligação entre eles. Como, por exemplo, é o caso dos dedos, cotovelo, tornozelo, punho e joelhos. Logo, o que permite que as articulações possam se movimentar é a presença da cartilagem e de uma espécie de bolsa com o líquido sinovial. Com isso, os ossos se movimentam sem raspar um no outro.

Continua após a publicidade

O que acontece ao estalar os dedos?

Imagem: Instituto Cefisa

Ao estalar os dedos, o líquido sinovial presente dentro das articulações está realizando um movimento que contribui para o movimento das articulações. Logo, criam-se bolhas de gás nesse líquido que são estouradas, fazendo o barulho dos estalos. Porém, esse estalo não atinge as articulações, não causando lesões.

Além disso, existe outra razão que está ligada a questões que variam de pessoa para pessoa. Fatores como rigidez dos ligamentos e mobilidade das articulações podem estar também relacionados. Por isso, a facilidade de estalar os dedos varia se cada pessoa, umas tendo mais facilidade do que outras.

Por que as pessoas estralam os dedos?

Imagem: Revista Galileu

Estalar os dedos é um hábito bastante comum, as pessoas acabam até fazendo inconscientemente como algo natural do corpo. Contudo, muitos realizam essa prática como uma forma de aliviar o estresse e a ansiedade, pois acreditam estarem mais relaxadas após estalar os dedos. Ademais, existem pessoas que apenas curtem ouvir o barulho dos estalos. Porém, existem aqueles que preferem evitar ao máximo estalar os dedos, pois sentem aflição.

Estalar os dedos pode causar lesões?

Imagem: Feliz melhor idade

Embora estalar os dedos não cause lesões, o excesso é sempre prejudicial, principalmente se for feito com muita força e exagero. Consequentemente, podendo causar danos nas articulações, tendo risco de causar frouxidão ligamentar ou alguma doença articular. Como, por exemplo, artrite, osteoartrite, ou presença de corpos soltos dentro da articulação. Caso você perceba uma dor a mais ao estralar os dedos é importante que recorra a um ortopedista.

Continua após a publicidade

Em síntese, esses problemas acontecem com o ato compulsivo de estalar os dedos, isso por que leva cerca de 20 minutos para poder estalar novamente. Pois, estima-se que o tempo de formar novamente uma bolha no líquido sinovial é de 20 minutos. Portanto, se forçar um estalo durante esse tempo pode ser prejudicial, causando lesões.

Se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Tamanho dos dedos – 5 coisas que ele indica sobre os homens. 

Fontes: Dr. Dráuzio Varella , UOL, Tua Saúde

Imagens: Vix, Notícia ao minuto, Instituto Cefisa, Revista Galileu, Feliz melhor idade

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você